segunda-feira, 17 de fevereiro de 2014

Spencer Tracy (1900 - 1967)






Spencer Tracy foi um famoso actor de cinema norte-americano, nascido a 5 de Abril de 1900 e falecido a 10 de Junho de 1967. 

Filho de pais católicos, Spencer estudou num colégio jesuíta, onde conheceu o também futuro actor Pat O'Brien. Em 1917, abandonaram ambos os estudos para se alistaram na Marinha com o fim de participarem na Primeira Guerra Mundial. No entanto, acabaram ambos por ficar no estado da Virgínia durante a guerra. Spencer foi depois transferido para Wisconsin, onde terminou os seus estudos.

Foi então que começou a actuar no colégio e acabou por decidir seguir carreira de actor. Fez um teste para a American Academy of Dramatic Arts, em Nova Iorque, e foi admitido. Em 1922, estreou-se na Broadway. No ano seguinte casou-se com Louise Treadwell, com quem teve dois filhos:; um rapaz nascido em 1924 e uma rapariga nascida em 1932.

Em 1930, alcançou o seu primeiro grande sucesso na Broadway. O famoso realizador John Ford assistiu à peça e convidou-o para "estrelar" o seu próximo filme "Up the River". Pouco depois, Spencer e a sua família mudaram-se para Hollywood. Nos cinco anos seguintes actuou em 25 filmes. Em 1935, assinou contrato com a MGM. Dois anos depois ganhou dois óscares consecutivos de melhor actor principal (1937 e 1938). Durante os vinte anos seguintes ficou na MGM. A partir de 1955, começou a actuar "independente", sem estar vinculado a nenhuma produtora cinematográfica.

Em 1941 durante as filmagens de "Woman of the Year", Tracy conheceu a actriz Katherine Hepburn, com quem veio a ter um longo relacionamento, nunca assumido, que durou até à sua morte. O relacionamento entre ambos era complexo e passava por períodos de distanciamento. Num desses "momentos", Spencer chegou envolver-se brevemente com a atriz Gene Tierney em 1952. Embora não já não tivesse nenhum envolvimento com a sua esposa, Spencer nunca se divorciou, porque era um católico praticante.

Recentemente, um antigo prostituto de Hollywood revelou numa autobiografia que se envolveu com Spencer Tracy, bem como que lhe arranjou outros amantes, bem como raparigas para Katherine Hepburn. Pelos vistos, todos estes relacionamentos de fachada não passavam de meros "golpes publicitários" para manter a imagem de ambos "imaculada" aos olhos do público.

No final dos anos 40, foi diagnosticado a Spencer que padecia de diabetes, doença agravada pelo alcoolismo. Em 1963, sofreu um ataque cardíaco, que acabou por o afastar do cinema. No entanto, em 1967, as saudades do cinema eram tantas que acabou por voltar aos sets para gravar "Adivinhe quem vem para jantar".

Só que Spencer estava com a saúde muito debilitada e, três semanas após a conclusão das filmagens, Katharine Hepburn encontrou o actor morto na cozinha de sua casa, vítima de ataque cardíaco. Encontra-se sepultado no Forest Lawn Memorial Park (Glendale), em Los Angeles.

Spencer Tracy é considerado como um dos maiores actores da história do cinema, quer dos Estados Unidos, quer mesmo do mundo inteiro. Participou em mais de setenta filmes ao longo de três décadas. A par de Laurence Olivier, é recordista de nomeações (nove) aos óscares de melhor actor, tendo ganho por duas vezes.

.Recebeu ainda quatro indicações ao BAFTA como "Melhor Ator Estrangeiro" tendo ganho apenas um pelo seu desempenho em "Adivinhe quem vem para Jantar"(1967).




Nota: o presente texto é uma adaptação de outros documentos constantes na Wikipedia e IMDB.




T O P    F I V E   (Recomendado)




Lobos do Mar (1937)

A Conspiração do Silêncio (1955)


O Julgamento de Nuremberga (1961)

O Mundo Maluco (1963

Adivinha Quem Vem Jantar (1967)






Sem comentários:

Enviar um comentário