domingo, 16 de fevereiro de 2014

Busby Berkeley (1895–1976)





William Berkeley Enos, que ficou conhecido como Busby Berkeley foi um consagrado coreógrafo e cineasta norte-americano. Nasceu em Los Angeles (Califórnia), a 29 de Novembro de 1895 e morreu em Palm Springs (Califórnia), a 14 de Março de 1976.

Notável pelas coreografias elaboradas e extravagantes que criou no cinema, revolucionou o género musical nos anos que se seguiram a depressão norte-americana. Na sua fase mais criativa trabalhou para a Warner Brothers, em vários musicais que se tornaram célebres: "Gold diggers of 1933", "Rua 42", etc.

Nos anos 40, realizou vários filmes para a Metro, entre os quais "Sinfonia de Estrelas", com Carmen Miranda, em 1943 e "A bela ditadora", em 1949.

Para a história do cinema ficam as "coreografias aquáticas", com efeitos espectaculares, que criou para os filmes de Esther Williams, um,a ex campeã de natação que, entretanto, se tornara estrela de cinema.

Como nota curiosa, Busby Berkeley iniciou a sua vida profissional, em 1918, como tenente da US Army, tendo a seu cargo criar e dirigir paradas militares, o que não pode deixar de ser visto como, de alguma forma, uma precoce manifestação do seu "temperamento artístico". 

Berkeley, para além de realizar os seus filmes, participou em inúmeros outros, mas apenas como coreografo dos números musicais. Um dos seus maiores receios, ao longo da sua inolvidável e bem sucedida carreira, era que alguém descobrisse que, apesar do seu inquestionável talento, nunca tinha tido nenhuma aula de dança. Sim, Busby era um talento natural na área das coreografias e, se nunca foi aluno, deixou, para sempre, uma extraordinária carreira no género musical que será sempre uma "aula viva" e motivo de inspiração para todos aqueles que, vindos depois de si, o terão sempre como importante referência.




Nota: o presente texto é uma adaptação de outros documentos constantes na Wikipedia e IMDB.



T O P    F I V E   (Recomendado)



As Gold Diggers de 1935 (1935)

O Prémio do Teu Amor (1942)

Sinfonia de Estrelas" (1943)

Romance no Alto Mar (1948)

A Linda Ditadora (1949)






Sem comentários:

Enviar um comentário