quinta-feira, 6 de fevereiro de 2014

Greta Garbo (1905 - 1990)





Greta Garbo, nome artístico de Greta Lovisa Gustafson, foi uma popular actriz sueca que se tornou famosa ao emigrar.para os E.U.A. Nasceu em Estocolmo, a 18 de Setembro de 1905 e morreu em Nova Iorque, a 15 de Abril de 1990.  Com o seu talento e aura de mistério, tornou-se uma das mulheres mais fascinantes do século passado. Foi eleita pelo Instituto Americano de Cinema como a quinta maior lenda da história da sétima arte. 

Apesar de sua carreira meteórica, Garbo era solitária e reservada, e só concedeu catorze entrevistas durante toda a vida. Pouco se sabia e muito se especulava sobre a actriz, incluindo rumores sobre os "mistérios da sua relação com os Aliados durante a Segunda Guerra Mundial. 

Greta Lovisa Gustafsson era a mais nova dos três filhos de Anna Lovisa Johansson (1872–1944) e Karl Alfred Gustafsson (1871–1920). Os seus irmãos, Sven (1898 - 1967) e Alva Gustafsson (1902 - 1926) também tentaram seguir carreiras artísticas, mas nenhum deles foi tão bem sucedido quanto a irmã mais nova. Katha (pronuncia-se "kêta") era a forma como a sua família e amigos a chamavam na infância e adolescência, porque era assim que Greta Gustafson pronunciava seu próprio nome quando começou a falar.

As primeiras incursões de Greta no cinema foram em filmes publicitários para lojas de Estocolmo, 
Entre 1922 e 1924, Greta Gustafson estudou arte dramática na Academia Real de Teatro Dramático (Kungliga Dramatiska Teatern), onde foi "descoberta" pelo realizador finlandês Mauritz Stiller (1883 - 1928), que a partir de então passou a desempenhar a função de segundo pai para a jovem Greta. Apesar de todas as parcerias que ambos tencionavam fazer, Greta e Stiller fizeram um único filme juntos: "A Lenda de Gösta Berling", em 1924.

Stiller levou Greta para filmar na Alemanha onde chamou a atenção do expressionista alemão Georg Wilhelm Pabst (1865 -1967), que a convidou a participar no seu filme "A Rua das Lágrimas", em 1925.

Louis B. Mayer (1885 - 1957) - poderoso magnata do cinema que comandava a MGM na época - ficou encantado com a performance da jovem actriz sueca nesse filme e ofereceu-lhe a ela e ao seu mentor, Mauritz Stiller, um contrato para irem trabalhar em Hollywood.

Foi por volta de 1924 que Greta Gustafson se transformou em Greta Garbo.

Porém, a atriz não alcançou sucesso imediato nos Estados Unidos. Uma das maiores dificuldades da recém-chegada de dezanove anos foi a língua. Garbo falava pouco inglês e o seu forte sotaque sueco era motivo de piada entre os colegas. Durante as filmagens de Os Proscritos (1926), por exemplo, ela e o realizador Monta Bell (1891 - 1958) só comunicavam com recurso a um intérprete. Com o tempo esse problema foi sendo resolvido...

Outro motivo da demora da estreia de Garbo em Hollywood - por incrível que possa agora parecer -foi a sua aparência. Ninguém queria saber de dar uma oportunidade a "uma gorduchinha sueca sem retoque", com uma sombra de queixo duplo, cabelos crespos e quase dentuça. Irving Thalberg (1899 - 1936) ordenou-lhe então uma dieta rígida para acabar com as "gordurinhas" de final de adolescência e, mais tarde, providenciou a correcção do dente direito, que era claramente protuberante em relação ao esquerdo. Dois anos depois, em 1927, os seus dentes estavam perfeitamente alinhados e já se tinha livrado do excesso de peso, entre outros "melhoramentos".

A esses melhoramentos estéticos, seguiram-se os valiosos conselhos e o exemplo profissional de Lillian Gish (1893 - 1993), por quem Garbo sentia uma grande admiração.

Quando "Os Proscritos" (1926), o seu primeiro filme americano, estreou num pequeno cinema em Beverly Hills, ninguém reparou em Garbo e Stiller, que se sentaram discretamente no fundo da sala e saíram tão logo terminou a projecção. mas a sua carreira estava lançada.

Apesar de algumas escolhas precipitadas de maus argumentosos, ao longo da sua carreira, Garbo foi coleccionando boas críticas e nomeaações para o Óscar de Melhor Actriz com grandes sucessos como "A Dama das Camélias" (1936) e "Ninotchka" (1939), porém jamais conquistou a estatueta da Academia, a não ser um prémio honorário que recebeu quando já tinha abandonado as telas.Como era de esperar, Garbo que se tinha tornado reclusa no seu apartamento, não compareceu à cerimónia para receber a estatueta, tendo Nancy Kelly recebido o Óscar por ela.




Nota: o presente texto é uma adaptação de outros documentos constantes na Wikipedia e IMDB.



T O P    F I V E   (Recomendado)



Grande Hotel (1932)

Rainha Cristina (1933)

A Mulher de Duas Caras (1935)

A Dama das Camélias  (1936)

Ninotchka (1939))





Sem comentários:

Enviar um comentário