sexta-feira, 21 de fevereiro de 2014

Katharine Hepburn (1907–2003)




Katharine Houghton Hepburn foi uma das mais importantes actrizes norte-americanas, nascida em Hartford, (Connecticut) a 12 de Maio de 1907, e falecida em Old Saybrook (Connecticut), a 29 de Junho de 2003. A carreira de Hepburn é considerada uma das mais famosas de Hollywood e durou por mais de 60 anos. Trabalhou em diversos géneros cinematográficos, da comédia ao drama, e recebeu quatro Óscares de Melhor Actriz, um recorde válido até aos nossos dias.

Criada no Connecticut por pais ricos e progressistas, Hepburn começou a actuar enquanto estudava na Bryn Mawr College. Depois de quatro anos no teatro, críticas favoráveis ao seu trabalho na Broadway trouxeram-lhe a atenção de Hollywood. O seus primeiros anos na indústria cinematográfica foram marcados por vários sucessos, incluindo um Óscar pela sua actuação em "Morning Glory" (1933. No entanto,, a este filme seguiram-se uma série de fracassos comerciais. Em 1938, foi mesmo rotulada como "veneno de bilheteira". 

Na década de 40, foi contratada pela Metro-Goldwyn-Mayer, tendo a sua carreira sido focada numa "parceria" com Spencer Tracy.

Hepburn alcançou grande sucesso na segunda metade de sua vida, tendo actuado em várias produções baseadas em peças de Shakespeare. Conseguiu a aprovação do público e crítica, representando papeis de "mulheres de meia-idade", como em "Rainha africana" (1951). Ganhou, mais tarde, mais três Óscares, pelo seu trabalho em "Adivinhe Quem Vem Para Jantar"  (1967,) "O Leão no Inverno" (1968) e em "A Casa do Lago" (1981. 

Na década de 70, começou a aparecer em filmes de televisão, que se tornaram no foco de sua carreira mais tarde. Permaneceu activa até à sua velhice e morreu em 2003, com 96 anos. Em 1999, foi nomeada pelo American Film Institute como a maior estrela feminina de todos os tempos.





Nota: o presente texto é uma adaptação de outros documentos constantes na Wikipedia e IMDB.


T O P    F I V E   (Recomendado)


Duas Feras (1938)

Casamento Escandaloso (1940)

A Rainha Africana (1951)

O Leão no Inverno (1968)

A Casa do Lago (1981)





Sem comentários:

Enviar um comentário