domingo, 9 de fevereiro de 2014

Myrna Loy (1905 - 1983)





Myrna Adele Williams , actriz norte-americana que ficou conhecida como Myrna Loy, nasceu em Radersburg, a 2 de Agosto de 1905 e morreu em Nova Iorque, a 14 de Dezembro de 1993.

Myrna Loy era filha de um fazendeiro e de uma dona-de-casa com formação em música. Morou, por uns tempos, no sul da Califórnia, mas, devido a um problema de saúde, acabou por regressar ao rancho do pai. Mais tarde, a mãe precisou de efectuar uma cirurgia, pelo que ambas mais o irmão acabaram por ter de se mudar para Ocean Park. Aí, Myrna começou a frequentar aulas de dança. Quando voltaram para casa, fez a sua estreia nos palcos, num pequeno teatro, como bailarina.

Quando o seu pai faleceu, a família mudou-se para Los Angeles, onde continuou as suas aulas de dança. Aos 15 anos, começou a aparecer em peças de teatro locais. Aos 18 anos, teve que deixar os estudos e começar a trabalhar para ajudar as finanças famíliares.

Em 1925, foi seleccionada para o filme "What Price Beauty?" Embora o seu papel fosse pequeno, a sua maquilhagem e figurino exótico no filme, levaram a Warner Brothers a contratá-la. Nos filmes mudos em que participou, desempenhou papéis de mulher fatal ou vamp. Frequentemente aparecia como asiática ou euro-asiática. Levou muito anos para "ultrapassar" esse estereótipo. Por essa altura, fezia pequenos papéis e a sua carreira começou a entrar em declínio.

Até que em 1934, actuou em "Manhattan Melodrama", alcançando, finalmente, o sucesso. No mesmo ano, rodou "The Thin Man", onde interpretou a esposa do detective Nick Charles. Na série de filmes Thin Man, co-protagonizados por William Powell, tornaram-se a dupla mais bem-sucedida do cinema de então. Actuaram juntos em 14 filmes.

Durante a Segunda Guerra Mundial, suspendeu a sua carreira para ajudar nos esforços de guerra, angariando fundos. Lutou tão ferozmente contra Adolf Hitler que o seu nome chegou a constar duma lista negra do ditador.

Em 1946, voltou ao cinema, tendo protagonizado o filme do qual mais se orgulhava: "Os melhores anos das nossas vidas / The Best Years of Our Lives". A partir de 1950, apareceu esporadicamente no cinema e na televisão. Em 1973, fez a sua estreia na Broadway.

Myrna foi casada quatro vezes, e divorciou-se de todos, sem ter tido nenhum filho. Publicou uma auto-biografia em 1987 chamada "Myrna Loy: Being and Becoming".

Nunca foi nomeada para nenhum Óscar, mas, em 1991, recebeu um Óscar Honorário, pelo conjunto da sua carreira. Doente, não pode comparecer ao evento, mas fez um vídeo em casa para agradecer o prémio, naquela que foi a sua última aparição em público.

Myrna sofreu duas mastectomias, em 1975 e em 1979, devido a um cancro de mama. Morreu em 1993 durante uma cirurgia. Encontra-se sepultada no Forestvale Cemetery, Helena (Montana), Condado de Lewis and Clark, Montana nos Estados Unidos.




Nota: o presente texto é uma adaptação de outros documentos constantes na Wikipedia e IMDB.



T O P    F I V E   (Recomendado)




O Palácio dos Mistérios (1932)

O Homem Sombra (1934)

O Grande Ziegfeld (1936)

Os melhores Anos das Nossas Vidas (1946)

O Lar dos Meus Sonhos (1948)

Sem comentários:

Enviar um comentário