segunda-feira, 3 de fevereiro de 2014

Ramón Novarro (1899 - 1968)





Ramón Novarro, cujo nome verdadeiro era Juan Ramón Gil Samaniego, foi um actor mexicano que participou em 55 filmes, tendo também trabalhado como argumentista, produtor e realizador. Nasceu em Victoria de Durango, a 6 de Fevereiro de 1899 e morreu em Hollywood (Califórnia), a 30 de Outubro de 1968.

Foi um dos grandes "latin lovers" do cinema mudo. Nasceu no seio de uma família rica. O seu pai era dentista , tendo-se exilado em Los Angeles, em 1913,  para escapar à Revolução Mexicana. Era primo da também famosa actriz Dolores del Rio.

Começou a sua carreira cinematográfica em 1916, dirigido por Cecil B. DeMille, enquanto trabalhava ainda como cantor e garçon. A sua mulher, a actriz Alice Terry, e o realizador Rex Ingram começaram a promovê-lo como rival de Rudolo Valentino. Ingram sugeriu que ele mudasse o seu nome para Novarro. 

A partir de 1923, Ramón começou a desempenhar papéis mais importantes. O seu papel em "Scaramouche" (1923) foi o seu primeiro grande sucesso. Em 1925, alcançou o seu maior sucesso como protagonista, em "Ben-Hur", tendo o seu vestuário no filme causado grande sensação. Foi aí que Novarro alcançou o estrelato, entre a elite de Hollywood. Com a morte de Rudolfo Valentino, em 1926, Novarro tornou-se o actor latino mais importantes aos olhos da imprensa.

A mudança do cinema mudo para o sonoro não afectou o seu sucesso,tendo-se especializando em musicais. Em 1934, protagonizou, no filme "The Cat and the Fiddle" a primeira cena de acção real da história do cinema rodada em Technicolor. No final do seu contrato com a MGM, em 1935, o seu cachet começou a cair, passando a trabalhar, esporadicamente, em filmes da série B, tendo também tentado a sua sorte na Broadway.

Novarro, que era homossexual, "obrigou" a MGM a tentar arranjar-lhe um casamento de fachada, situação que Ramon recusou. Viria a ser assassinado por dois irmãos - que tinha convidado para uma festa em sua casa, com o intuito de com ambos manter relações sexuais. Os assassinos, queriam roubá-lo - pois acreditavam que ele tinha uma grande quantia de dinheiro consigo. Depois de o torturem, asfixiaram-no e ainda o degolaram com uma pequena faca, Saqueada a casa, apenas roubaram 20.dólares. Ramón está enterrado no cemitério Calvary, em Los Angeles.

Novarro tem uma estrela no Passeio da Fama em Hollywood - em 6350 Hollywood Boulevard -uma homenagem à sua contribuição a favor da indústria cinematográfica. 





Nota: o presente texto é uma adaptação de outros documentos constantes na Wikipedia e IMDB.



T O P    F I V E   (Recomendado)



Ben-Hur (1925)

O Príncipe Estudante (1927)

Uma Noite em Singapura (1928)

Mata Hari (1931)

O Sultão e a Donzela (1937)





Sem comentários:

Enviar um comentário