Fred Astaire, nome artístico de Frederick Austerlitz, foi um popular actor e bailarino norte-americano, de origem judaica. Nasceu em Omaha (Nebraska), a 10 de Maio de 1899 e morreu em Los Angeles (Califórnia), a 22 de Junho de 1987. Era filho de Frederic e Ann Austerlitz, ele austríaco, chegado aos EUA em 1892, e ela descendente de alemães, nascida nos EUA.
Fez a sua primeira apresentação no palco aos cinco anos, com a irmã Adele, que o acompanhava em revistas musicais, nos anos 1920, em Londres. Estreou-se no cinema em 1915, numa pequena participação,. Em 1933, contracenou com Joan Crawford em "Dancing lady". Nesse mesmo ano actuou no primeiro de uma série de dez filmes ao lado de Ginger Rogers. Os dois formaram uma parceria memorável, com um lugar especial na história da sétima arte.
Hollywood atribuiu-lhe um óscar especial em 1949, pela sua "contribuição à técnica dos musicais no cinema". Foi Ginger Rogers, claro, que lhe entregou o prémio.
Em 1968, deixou de ser bailarino na tela, para passar a interpretar papéis dramáticos. Fora dos estúdios não gostava de dançar e dizia que as danças de salão o aborreciam.
O arquitecto americano Frank O. Gehry projectou um edifício em Praga, República Checa, em homenagem ao casal Fred & Ginger. O edifício toem a forma do casal e parece mostrá-los em plena dança.
Faleceu em 22 de Junho de 1987. Encontra-se sepultado em Oakwood Memorial Park, Chatsworth, Condado de Los Angeles, Califórnia nos Estados Unidos.
Nota: o presente texto é uma adaptação de outros documentos constantes na Wikipedia e IMDB.
T O P F I V E (Recomendado)
Chapéu Alto (1935)
Ritmo louco (1936)
Casamento Real (1951)
A Roda da Fortuna (1953)
Cinderela em Paris (1957)
Sem comentários:
Enviar um comentário