segunda-feira, 3 de fevereiro de 2014

Clara Bow (1905 - 1965)






Clara Gordon Bow foi uma actriz de cinema norte-americana, que alcançou muito sucesso na era do cinema mudo. Nasceu em Brooklyn ( Nova York), a 29 de Julho de 1905 e morreu em Los Angeles (Califórnia), de ataque cardíaco, a 27 de Setembro de 1965, com 60 anos.

Teve uma infância marcada pela pobreza e violência. A sua mãe, Sarah Gordon - uma prostituta ocasional que sofria de doença mental e epilepsia - antes de ser internada num sanatório tentou matar Clara enquanto esta dormia. Robert Bow, o  progenitor, era um "pai ausente", havendo rumores que também padecia de uma doença do foro mental. Quando voltava para casa, era verbal e fisicamente abusivo quer com a esposa quer com a filha. Chegou a violar Clara quando ela tinha 15 ou 16 anos.

Clara foi descoberta, para o mundo do cinema, ao participar num concurso, cujo prémio era uma participação num filme. Ficou em primeiro lugar e, a partir dai, a sua carreira despontou em Hollywood.

Ruiva e de olhos expressivos, Clara ficaria eternamente conhecida como a "It-Girl", a garota que tinha "aquilo" que ninguém conseguia explicar, mas era altamente sedutor. Clara tornou-se um mito sexual, impulsionada pelas personagens, sempre irresistivelmente atractivas e sexualmente apelativas, das quais não havia possibilidade de fuga devido ao tal "it" que Clara lhes conferia.

Nessa época, Clara era a principal estrela dos estúdios Paramount e figurava no Top 5 das principais atracções de Hollywood. Clara foi uma maiores superstars do cinema mudo. Ficou, assim, famosa na década de 20. No entanto, apesar de ainda ter brilhado nalguns filmes sonoros, não se adaptou completamente aos novos tempos. O seu último filme data de 1933.

Entre os seus sucessos figura  "Asas" ("Wings"), o primeiro filme a ganhar um Óscar, em 1927.  Foi casada com o actor Rex Bell, de 1931 até a morte deste, em 1962, tendo tido dois filhos.

Clara teve uma vida turbulenta, marcada pela fama e, posteriormente, por distúrbios psicológicos. Foi internada várias vezes em sanatórios devido a sofrer de esquizofrenia. Faleceu em 1965, aos 60 anos, vítima de um ataque cardíaco.





Nota: o presente texto é uma adaptação de outros documentos constantes na Wikipedia e IMDB.


T O P    F I V E   (Recomendado)


Amor Parisiense (1925)

Asas (1927)

Aquilo (1927)

À procura de um noivo (1927)

Sangue Vermelho (1932)     






Sem comentários:

Enviar um comentário