Charles Laughton foi um actor, argumentista, realizador e produtor cinematográfico britânico, naturalizado cidadão norte-americano em 1950. Nasceu em Scarborough, a de Julho de 1899 e morreu em Hollywood, a 15 de Dezembro de 1962.
Foi o primeiro actor a interpretar o detective Hercule Poirot no teatro, em 1928, e o primeiro actor britânico a ganhar o Óscar de melhor actor pelo seu desempenho num um filme britânico, "A vida privada de Henrique VIII", em 1933.
Realizou apenas um filme, "A sombra do caçador", estreado em 1955, com Robert Mitchum como protagonismo. Apesar de hoje ser um dois maiores clássicos da história do cinema, a carreira comercial do filme foi um desastre e - infelizmente - Laughton não voltou a realizar mais nenhum filme.
Apesar de ser reconhecidamente homossexual, foi casado com a Scarborough com a actriz Elsa Lanchester, de Fevereiro de 1929 até a sua morte, não tendo tido filhos. Encontra-se sepultado em Forest Lawn Memorial Park (Hollywood Hills), em Los Angeles (Califórnia).
Possui uma estrela no famoso "Passeio da Fama".
Foi nomeado por três vezes para os óscares, na categoria de melhor actor. Venceu em "A vida privada de Henrique VII", em 1933, e foi derrotado pelos seus desempenhos em ""Revolta na Bounty", em 1935, e em "Testemunha de Acusação", em 1957.
Foi ainda nomeado para um globo de ouro e dois BAFTA.
Nota: o presente texto é uma adaptação de outros documentos constantes na Wikipedia e IMDB.
T O P F I V E (Recomendado)
Revolta na Bounty (1935)
Nossa Senhora de Paris (1939)
A Sombra do Caçador (1955) - como realizador
Testemunha de Acusação (1957)
Spartacus (1960)
Sem comentários:
Enviar um comentário