quinta-feira, 20 de fevereiro de 2014

Gary Cooper (1901–1961)





Gary Cooper foi um actor norte-americano nascido em Helena (Montana), a 7 de Maio de 1901 e falecido em Los Angeles (California), a 13 de Maio de 1961.

Por duas vezes foi vencedor do Óscar de melhor actor. A sua carreira durou desde a década de 20 até ao ano de sua morte, tendo actuado em 118 filmes. Ficou conhecido pelo seu estilo "durão" de actuação, bem como pelos vários papéis que teve em westerns.

A "queda" para westerns teve naturais influências da sua juventude. Desde criança que ajudava o seu pai a cuidar do rancho da família. Durante a infância também passou uma temporada em Inglaterra com a sua mãe e irmão. De volta aos EUA continuou a ajudar o pai no rancho. Até que entrou para a faculdade, onde teve o primeiro contacto com a arte da representação. 

Em 1925, começou a participar como extra em produções de Hollywood, até que, em 1926, conseguiu o seu primeiro papel como actor coadjuvante/(= secundário), começando assim a sua brilhante carreira no mundo do cinema.

Cooper foi casado apenas uma vez - com Sandra Shaw - de 1933 até à sua morte em 1961.. Apesar de ter sido casado durante todo esse tempo,, Cooper ficou famoso pela sua extensa lista de amantes ao longo da sua vida.

Em 1960, foi submetido a duas cirurgias devido a problemas oncológicos na próstata e no cólon. Os médicos acreditavam que ele estava curado, até que, em 1961, quando estava filmando em Inglaterra, o actor começou a sentir fortes dores no pescoço e no ombro. Após uma consulta descobriu que o cancro se tinha espalhado para o pulmão e para os ossos. Cooper,optou por não fazer mais intensos tratamentos e acabou por falececer nesse mesmo ano, aos 60 anos de idade. Encontra-se sepultado em Sacred Hearts of Jesus & Mary R.C. Cemetery, Condado de Suffolk, (Nova Iorque).

Ao longo da sua carreira foi nomeado por cinco vezes ao Óscar de melhor actor, tendo ganho em duas delas:

- Doido com juízo (1936)

- Sargento York (1941) - Vencedor

- O Ídolo 1942)

- Por quem os sinos dobram (1943)

- O comboio apitou três vezes (1952) - Vencedor

Recebeu ainda, em 1961, um Óscar Honorário pelo conjunto da sua carreira.

Em 1999, o American Film Institute considerou Cooper como o décimo-primeiro maior actor de todos os tempos.





Nota: o presente texto é uma adaptação de outros documentos constantes na Wikipedia e IMDB.



T O P    F I V E   (Recomendado)



 Doido com Juízo (1936) 

Sargento York (1941)

Um João Ninguém (1941)

O Comboio Apitou Três Vezes (1952)

Sublime Terntação (1956)





Sem comentários:

Enviar um comentário