quarta-feira, 19 de fevereiro de 2014

Howard Hawks (1896 - 1977)





Howard Winchester Hawks foi um cineasta, realizador, produtor e escritor da era clássica do cinema de Hollywood. Nasceu em Goshen (Indiana), a 30 de Maio de 1896 e morreu em Palm Springs (Califórnia), a 26 de Dezembro de 1977. Apesar do merecido reconhecimento pelo seu trabalho ainda em vida, apenas o tempo veio a render a Hawks um lugar destacado na história do cinema. Críticos e estudiosos da área apontam- no mesmo como um dos grandes génios da sétima arte, analisada a sua imensa obra.

Hawks ficou conhecido pela sua versatilidade como realizador, tendo sido autor de comédias, dramas, westerns ou épicos, mas sempre com o mesmo nível de qualidade e talento. Fez 42 filmes, mas jamais ganhou um Óscar. Antes de estrear na realização, em 1942, com "O Caminho da Glória", foi camionista, piloto, ascensorista, montador de películas e argumentista.

O crítico Leonard Maltin considerou Hawks como "o maior realizador americano cujo nome não é a marca de um electrodoméstico". De fatco, ainda que a sua obra não seja tão valorizada quanto a de Ford, Welles, Hitchcock, Chaplin, Fellini, Kubrick, Kurosawa, Bergman, Truffaut, Godard,, Allen, Spielberg e Eisenstein, não deixa, no entanto, de ser considerado um cineasta de primeira categoria, um dos maiores vultos do cinema mundial e um dos mais amados pelos cinéfilos.

Hawks tinha tendência a inventar histórias sobre o meio cinematográfico, de forma a inflacionar as suas próprias contribuições na sétima arte. Uma destas histórias sustentava que, em conversa com Ernest Hemingway, lhe tinha dito que conseguiria fazer um bom filme com o pior que Hemingway alguma vez tivesse escrito. O escritor terá desafiado Hawks a realizar um filme baseado em "To Have and Have Not" (Ter ou não ter) - um dos grandes clássicos de Hawks.

Morreu, aos 81 anos, na sequência de uma violenta queda sofrida na sua própria casa.

Pelas suas contribuições para a indústria cinematográfica, Howard Hawks tem a sua estrela no Passeio da Fama em 1708 Vine Street.

Foi um dos cineastas - juntamente com D.W. Griffith, Charles Chaplin, Satyajit Ray e Vincente Minnelli - a ser homenageados por Jean-Luc Godard no seu filme "O Desprezo".




Nota: o presente texto é uma adaptação de outros documentos constantes na Wikipedia e IMDB.


T O P    F I V E   (Recomendado)



Duas Feras (1938)

O Grande Escândalo (1940)   

À Beira do Abismo (1946)

Os homens preferem as louras\ (1953)

Rio Bravo (1959)





Sem comentários:

Enviar um comentário