terça-feira, 18 de fevereiro de 2014

Janet Gaynor (1906 - 1984)




Janet Gaynor, nascida Laura Augusta Gaynor, foi uma actriz americana, nascida em Filadélfia (Pensilvânia), a 6 de Outubro de 1906 e falecida, em consequência de uma pneumonia, em Palm Springs (California), a 14 de Setembro de 1984.

Nascida em Filadélfia, Janet mudou-se com a sua família para São Francisco durante a infância. Quando, em 1923, concluiu os seus estudos, Gaynor decidiu tentar uma carreira no mundo artístico. Mudou-se para Los Angeles, onde se sustentava trabalhando numa sapataria, recebendo 18 dólares por semana.

Durante dois anos, conseguiu posar e actuar em pequenos papéis em vários filmes e curtas metragens de comédia. Finalmente, em 1926, com vinte anos, foi seleccionada para um papel principal em "The Johnstown Flood". No mesmo ano, ela foi escolhidada como uma das Baby WAMPAS Estrelas, a par de Joan Crawford e Dolores del Río entre outraws. O seu excelente desempenho garantiu-lhe a atenção dos produtores, que a lançaram numa série de filmes.

Foi a primeira artista a receber o Óscar de Melhor Actriz (principal), em 1928, pelos filmes "Sétimo céu" e "Aurora". A partir daí, a sua carreira consolidou-se, tendo aparecido em quase quarenta filmes, todos realizados pela Fox.
danific
Em 1937, "estrelou" a primeira versão de "Nasceu uma Estrela", mais tarde "refilmada" com Judy Garland como protagonista, em 1954, e por Barbra Streisand em 1976. Em 1939, insatisfeita com os papéis que lhe eram oferecidos, Janet abandonou o cinema.

Na década de 50, comprou uma fazenda em Anápolis, interior de Goiás, com o marido. No final da década de 60, vendeu o seu imóvel no Brasil e voltou a morar na Califórnia.

Dois anos antes de morrer - aos 77 anos, vítima de pneumonia - Janet sofreu um grave acidente de automóvel no qual resultaram onze costelas partidas, uma clavícula fracturada, fractura pélvica, bexiga ferida e um rim danificado.

Foi enterrada no Hollywood Forever Cemetery, em Hollywood, (Califórnia), ao lado do seu segundo marido, Adrian. No entanto, na sua lapide pode ler-se: "Janet Gaynor Gregory" em homenagem ao seu terceiro marido, o produtor e director Paul Gregory". 

Tem uma no Passeio da Fama que pode ser encontrada em 6284 Hollywood Blvd.





Nota: o presente texto é uma adaptação de outros documentos constantes na Wikipedia e IMDB.


T O P    F I V E   (Recomendado)




Aurora (1927)

A Hora Suprema (1927)

O Anjo da Rua (1928

O Papá das Pernas Altas (1931)

Nasceu Uma Estrela (1937)






Sem comentários:

Enviar um comentário