Ernst Lubitsch foi um actor e realizador de cinema alemão que ficou conhecido pelas suas subtis e requintadas comédias românticas.\Nasceu em Berlim, a 28 de Janeiro de 1892, e morreu em Hollywood, a 30 de Novembro de 1947. Os seus filmes eram engenhosos e sofisticados, com uma delicada, ainda que "maliciosa" sexualidade. Todos os seus filmes, ficarão para a história do cinema por terem como "imagem de marca" o famoso "Toque Lubitsch".
Ainda novo, Lubitsch deixou os negócios do pai no ramo da alfaiataria para entrar para o teatro. Em 1911 já integrava o Teatro alemão de Max Reinhardt. O seu primeiro trabalho no cinema surgiu em 1912 como actor.
Aos poucos, abandonou a arte de representar para se concentrar na realização. Em 1918, estreou-se como realizador com "Die Augen der Mumie Ma" (Os Olhos da Múmia), drama trágico protagonizado por Pola Negri. Lubitsch posteriormente alternou entre comédias de ficção e grandes produções de dramas históricos, tendo conseguido ter grande sucesso internacional em ambos os géneros.
A sua reputação como grande realizador do cinema mundial atingiu o ponto mais alto após o lançamento dos seus espectáculos Madame Du Barry (1919) e Anna Boleyn (1920).
Lubitsch trocou a Alemanha por Hollywood em 1922, convidado por Mary Pickford. Lubitsch dirigiu Pickford no filme "Rosita", mas este foi o único filme que eles fizeram juntos. Lubitsch manteve a sua reputação através de sofisticadas comédias e com elegantes filmes como The Marriage Circle (1924), Lady Windermere's Fan (1925) e So This Is Paris (1926). Em 1928, quando o som chegou a Hollywood, Lubitsch juntou-se à Paramount Pictures.
Depois da chegada do som ao cinema, Lubitsch começou a dirigir musicais. Com o seu primeiro filme falado, The Love Parade (1929) - com Maurice Chevalier e Jeanette MacDonald - Lubitsch afirmou-se mundialmente como produtor de comédias musicais, para além de ter sido foi nomeado para o Óscar.
The Love Parade (1929), Monte Carlo (1930) e The Smiling Lieutenant (1931) foram saudados pelos críticos como obras-primas do mais novo género emergente de musical.
O seu filme seguinte - uma comédia romântica, escrita com Samson Raphaelson, "Trouble in Paradise" (1932) - foi bem recebido tanto pelos críticos quanto pelo público, mas foi feito antes da execução do código de produção. Depois de 1935, Trouble in Paradise foi retirado de circulação e não voltou a ser visto até 1968. O filme nunca esteve disponível em videocassete e só foi disponibilizado em DVD em 2003.
Os seus filmes da era do som são caracterizados por possuírem diálogos algumas vezes sarcásticos, outras vezes por situações cómicas bizarras. Mas, mesmo tendo música, como na produção da Metro-Goldwyn-Mayer, The Merry Widow (1934), ou sem ela, como nos filmes da Paramount, One Hour with You (1932) e Design for Living (1933), Lubitsch continuou a especializar-se em comédias sofisticadas. Fez apenas um outro filme dramático, um filme antiguerra intitulado Broken Lullaby (também conhecido por The Man I Killed, 1932).
Em 1935, foi designado para gerir a produção de estúdio e, em consequência, produzir os seus próprios filmes, para além de supervisionar a produção de filmes de outros realizadores.
Em 1939, Lubitsch foi para a MGM e dirigiu Greta Garbo em Ninotchka, escrita por Billy Wilder, uma comédia satírica na qual a famosíssima cena do riso da atriz mal-humorada foi altamente divulgada pelos publicitários do estúdio com a manchete "Garbo ri!"
A seguir dirigiu o encantador The Shop Around the Corner (1940), também escrito com Raphaelson, com James Stewart e Margaret Sullavan como um casal de funcionários de uma pequena loja de confecções em Budapeste que se correspondem sem saber que um é o correspondente secreto do outro.
Lubitsch continuou a sua carreira na 20th Century Fox, mas um problema de coração restringiu a sua actividade. O último filme feito pelo realizador com o seu inconfundível "toque" foi Heaven Can Wait (1943), uma comédia elegante e irónica e novamente com a colaboração de Raphaelson.
Em Março de 1947, Ernst Lubitsch foi premiado pela Academy Award pelos seus "25 anos de contribuição para o cinema". Morreu no final desse mesmo ano, em Hollywood, de um ataque cardíaco: o sexto.
O seu último filme, That Lady in Ermine, com Betty Grable, foi terminado por Otto Preminger e lançado postumamente em 1948.
No funeral de Lubitsch, o também realizador de cinema Billy Wilder disse tristemente, "Não mais Lubitsch", tendo William Wyler respondido: "Pior que isso. Não mais os filmes de Lubitsch".
Nota: o presente texto é uma adaptação de outros documentos constantes na Wikipedia e IMDB.
T O P F I V E (Recomendado)
Ladrão de Alcova (1932)
Ninotchka (1939)
A Loja da Esquina (1940)
Ser ou Não Ser (1942)
O Céu Pode Esperar (1939)
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