quarta-feira, 29 de outubro de 2014

Werner Herzog (1942 - ... )






Werner Herzog, nome artístico de Werner H. Stipetic (croata: Stipetić) - nascido em Munique, a 5 de Setembro de 1942 - é um premiado cineasta alemão.

Herzog é sempre associado ao movimento do Novo Cinema Alemão, juntamente com Rainer Werner Fassbinder, Margarethe von Trotta, Volker Schlöndorff, Wim Wenders, entre outros. Não se considerava um membro desse movimento, mas, sem dúvida, era um importante simpatizante.

Os seus filmes contêm sempre heróis com sonhos impossíveis ou pessoas com talentos únicos em áreas obscuras.

Dirigiu, entre muitos outros filmes, "Nosferatu, o Fantasma da Noite" ("Nosferatu: Phantom der Nacht") - 1979, uma nova visão sobre o clássico de Murnau, de 1922 e "Fitzcarraldo" (1982).

O seu actor fetiche era Klaus Kinski, apesar das relações tumultuosas entre os dois. Herzog também trabalhou com actores e personalidades brasileiras como José Lewgoy, Grande Otelo, Milton Nascimento, Tarcísio Filho, entre outros.

Werner Stipetić nasceu em Munique, na Alemanha. Adoptou o nome artístico Herzog, que significa "duque" em alemão, um pouco mais tarde na sua vida. Os seus pais eram croatas. Os seus pais abandonaram-no cedo, ainda na infância, quando voltou de um campo de prisioneiros de guerra depois da Segunda Guerra Mundial. 

A sua família mudou-se, então, para uma cidade na Áustria, após uma casa próxima da deles ter sido destruída durante um bombardeio no final da Segunda Guerra. Quando fez 12 anos, Herzog e a sua família mudaram-se novamente para Munique, e compartilharam um apartamento com Klaus Kinski no bairro de Elisabethstraße in Munich-Schwabing. Sobre este facto, Herzog declarou: "Eu sabia naquele momento que eu me tornaria realizador de cinema e que iria dirigir Kinski."

Neste mesmo ano, Herzog foi aconselhado a cantar em frente à sua turma na escola, o que recusou veementemente. Por isto, quase foi expulso do colégio e, até aos 18 anos, não ouviu música alguma, não tocou instrumento nenhum e muito menos estudou qualquer instrumento. Mais tarde, chegou a declarar que daria dez anos da sua vida para ser capaz de tocar algum instrumento. 

Aos 14 anos, inspirou-se num termo de uma enciclopédia sobre cinema, que ele diz que "continha tudo que precisava para começar" como cineasta - isto e a câmara 35mm que Herzog roubou da Munich Film School.

Recebeu o seu diploma na Universidade de Munique e, apesar de ter ganhado uma bolsa escolar para a Duquesne University in Pittsburgh, Pennsylvania, abandonou a faculdade em poucos dias e viajou até ao México onde trabalhou num rodeo.

No início dos anos 60, Herzog trabalhou como metalúrgico numa fábrica de aço como forma de ajudar a financiar o seu primeiro filme.

Herzog casou-se por três vezes e teve 3 filhos. 
Em 1967, casou-se com Martje Grohmann, com quem teve um filho no ano de 1973, Rudolph Amos Achmed. 
Em 1980 a sua filha Hanna Mattes nasceu do casamento com Eva Mattes. 
Em 1987, Herzog casou com Christine Maria Ebenberger. O filho deste casamento, Simon David Alexander Herzog, nasceu em 1989. 

Em 1995, Herzog conheceu a fotógrafa Lena Pisetski (agora com o apelido Herzog) e mudou-se para os EUA. Casaram em 1999 e vivem em Los Angeles.




Nota: o presente texto é uma adaptação de outros documentos constantes na Wikipedia e na IMDB.


T O P    F I V E (Recomendado)



Aguirre, a cólera de Deus (1972)

O Enigma de Kaspar Hauser (1974)

Nosferatu, o Fantasma da Noite (1979)

Fitzcarraldo (1982)

A Gruta dos Sonhos Perdidos (2010)




Sem comentários:

Enviar um comentário