sábado, 18 de outubro de 2014

Gene Hackman (1930 - ... )






Eugene 'Gene' Allen Hackman -nascido em San Bernardino (Califórnia), a 30 de Janeiro de 1930 - é um popular actor norte-americano, premiado com dois Óscares da Academia de Hollywood ao longo da sua vasta carreira (99 filmes): um de melhor actor principal ("French Connection - Os Incorruptíveis contra a droga" e outro de melhor actor secundário ("Imperdoável")..

Biografia
Filho de um jornalista que abandonou a família quando tinha apenas 13 anos, Gene teve que conviver com o alcoolismo da mãe, que morreu vítima de um incêndio que ela mesma provocou. Deixou a casa da mãe aos 16 anos para fazer parte do Corpo de Fuzileiros Navais.Quando saiu da marinha foi cursar jornalismo na Universidade de Illinois, mas acabou por abandonar a faculdade e ingressar num curso técnico de rádio. Daí resolveu tentar a carreira de actor e matriculou-se na Pasadena Playhouse na Califórnia.

Em 1964, estreou-se na Broadway na peça "Any Wednesday" e, no mesmo ano, actuou no filme "Lilith e o destibo", ao lado de Warren Beatty. A primeira nomeação ao Óscar ocorreu em 1967, como actor secundário em "Bonnie e Clyde". Em 1970 foi novamente nomeado ao mesmo prémio por "Choque de Gerações".

O Óscar chegou, finalmente, em 1971 pelo papel de Jimmy 'Popeye', policial nova-iorquino que desbarata uma quadrilha de traficantes no premiado filme "French Connection - Os Incorruptíveis Contra a Droga".

Para ele, no entanto, "O Vigilantee", filme de Francis Ford Coppola foi o seu melhor trabalho.

Na década de 1990, Hackman teve alguns problemas cardíacos, mas nem mesmo com a saúde debilitada parou de trabalhar. E foi com o western "Imperdoável", realizado por Clint Eastwood, que ganhou mais um Óscar e um Globo de Ouro.

Gene casou duas vezes. Com a sua primeira esposa, uma caixa de banco, teve três filhos. Desde 1991 que é casado com a pianista clássica Betsy Arakawa.


Prémios e nomeações

Óscar(EUA)

Recebeu duas nomeações na categoria de melhor actor, por "French Connection - Os Incorruptíveis contra a droga", em 1971, e "Mississipi em Chamas", em 1988, tendo vencido em 1971.
.
Recebeu três nomeações na categoria melhor actor secundário, por "Bonnie e Clyde", em 1967; por "Choque de Gerações", em 1970 e por "Imperdoável", em 1992, tendo vencido por "Imperdoável".


Globo de Ouro (EUA)

Recebeu cinco nomeações na categoria de Melhor Actor (em filme dramático), por "French Connection - Os Incorruptíveis Contra a Droga"; edm 1970; "O Vigilante", em 1974; e" French Connection - Os Incorruptíveis Contra a Droga 2", em 1976; "Duas Vezes numa Vida", em 1985 e por "Mississipi em Chamas", em 1988, tendo vencido por "French Connection - Os Incorruptíveis Contra a Droga ".

Venceu também na categoria de Melhor Actor (em comédia ou musical) em cinema, por "Os Tenenbaums u Uma comédia genial", em 2001.

Recebeu duas nomeações na categoria de Melhor Actor Secundário em cinema, por "Debaixo de Fogo", em 1983 e "Imperdoável", em 1992, tendo vencido por "Imperdoável".


Prêmio Cecil B. DeMille (2003)
Concedido pela Associação de Correspondentes Estrangeiros de Hollywood.


BAFTA

Recebeu cinco inomeções na categoria melhor actor, por "French Connection - Os Incorruptíveis Contra a Droga "; "A Aventura do Poseidon"; "O Vigilante"; "Um Lance no Escuro" e French Connection - Os Incorruptíveis Contra a Droga  2", tendo vencido por "French Connection - Os Incorruptíveis Contra a Droga " e "A Aventura do Poseidon".

Recebeu também duas nomeações na categoria de melhor actor secundário, por "Superman", em 1978, e "Imperdoável", em 1992, tendo vencido por "Imperdoável".


Festival de Berlim (Alemanha)

Vencedor do Urso de Prata na categoria de melhor actor por "Mississipi em Chamas" em 1988.





Nota: o presente texto é uma adaptação de outros documentos constantes na Wikipedia e na IMDB.


T O P    F I V E (Recomendado)


French Connection - Os Incorruptíveis Contra a Droga (1971)

O Vigilante (1974)

Imperdoável (1992)

Perigo Público (1998)

Os Tenenbaums - Uma Comédia Genial (2001)





Sem comentários:

Enviar um comentário