quinta-feira, 23 de outubro de 2014

Peter Greenaway (1942 - ... )





Peter Greenaway - nascido em Newport (País de Gales), a 5 de Abril de 1942 - é um cineasta, pintor, autor e artista multimédia britânico.

Peter Greenway é portador da  Mui Excelente Ordem do Império Britânico (em inglês: Most Excellent Order of the British Empire) que é uma ordem de cavalaria estabelecida em 4 de Junho de 1917 por Jorge V.

Inicialmente, a família Greenaway vivia no País de Gales, mas mudaram-se para Essex quando Peter tinha apenas três anos de idade. Quando Peter era criança, desejava tornar-se pintor. O interesse pela pintura foi muito importante para definir toda a sua obra artística. Cada filme de Greenaway é composto visualmente, usando parâmetros estéticos da pintura. O jovem Peter estudou cinema, com particular interesse por Bergman, pela Nouvelle Vague, em especial por Jean-Luc Godard e, especialmente, Alain Resnais.

Em 1962, iniciou estudos no Walthamstow College of Art, onde fez amizade com um estudante de música chamado Ian Dury, (a quem mais tarde convidaria para fazer o filme "The Cook, the Thief, His Wife & Her Lover"). Greenaway passou três anos em Walthamstow estudando para ser um pintor muralista e realizando o seu primeiro filme ,"Morte do Sentimento", um ensaio sobre móveis de jardim de igrejas, filmado em quatro dos maiores cemitérios de Londres.

Em 1965, Greenaway juntou-se ao Central Office of Information (COI), onde passou os quinze anos seguintes trabalhando, inicialmente como editor de filmes e como realizador. Durante esse período, construiu umavasta filmografia pessoal de filmes experimentais.

Michael Nyman, autor da famosa trilha musical de "O Piano", compôs várias das trilhas musicais dos filmes de Greenaway.

Os filmes de Peter Greenaway são notáveis pela presença de elementos de arte renascentista e barroca, uso da luz natural, compondo cada cena dos seus filmes como se fossem pinturas. Greenaway também sempre se interessou por ópera tendo mesmo escrito dez libretos, para uma série nomeada "A Morte do Compositor", centrada em dez compositores, de Anton Webern a John Lennon.

Em 1980 Greenaway realizou "The Falls" a sua primeira longa-metragem. Foi nas décadas de 1980 e 1990 que Greenaway produziu a parcela mais famosa da sua filmografia como realizador.

O interesse por ópera e música levou Greenaway a produzir, em 2005, um espectáculo multimédia em colaboração com o maestro e compositor David Lang e o calígrafo Brody Neuenschwander Intitulado "Writing on Water". O espectáculo reuniu, ao vivo, a orquestra London Sinfonietta, com Greenway editando ao vivo imagens numa mesa de montagem; o compositor na regência da orquestra e o calígrafo, todos trabalhando ao vivo simultaneamente , com o produto audiovisual sendo projectado num ecrã de grande dimensões que podia ser apreciado por uma vasta plateia
.
Em 2003, Greenaway iniciou o projecto "92 Tulse Luper", que incluiu uma apresentação ao vivo com a sua mesa de plasma onde editava o video ao vivo, um site interatcivo e um filme cinematográfico.




Nota: o presente texto é uma adaptação de outros documentos constantes na Wikipedia e na IMDB.



T O P    F I V E (Recomendado)


O Contrato (1982)

Maridos à Água (1988)

O Cozinheiro, o Ladrão, a Sua Mulher e o Amante Dela (1989)

O Livro de Cabeceira (1996)

A Ronda da Noite (2007)




Sem comentários:

Enviar um comentário