segunda-feira, 27 de outubro de 2014

Michael Caine (1933 - ... )





Michael Caine - nome artístico de Sir Maurice Joseph Micklewhite - nascido em Londres, a 14 de Março de 1933, é um premiado actor e produtor de cinema britânico, duas vezes vencedor do Óscar da Academia para Melhor Actor Secundário pelas suas actuações em "Hannah e as suas irmãs" ("Hannah and Her Sisters") e "As Regras da Casa" ("The Cider House Rules").

Caine é portador da Mui Excelente Ordem do Império Britânico (em inglês: Most Excellent Order of the British Empire) que é uma ordem de cavalaria estabelecida em 4 de Junho de 1917 por Jorge V.

Michael Caine serviu no exército britânico na Guerra da Coreia, nos anos cinquenta. Estreou-se no cinema com o filme "Os Heróis não se Rendem" ("A Hill in Korea"), de 1956, no qual interpreta um cabo do exército britânico. O seu primeiro papel de destaque no cinema foi no filme "Zulu", de 1964, dirigido por Cy Endfield. Caine ficou popular numa série de filmes realizados nos anos sessenta, no auge da Guerra Fria, nos quais interpretou um espião inteligente e racional chamado Harry Palmer.

Caine foi nomeado para cinco óscares. Caine e Jack Nicholson são os únicos actores a terem sido nomeados a um Óscar de actuação em cada uma das últimas cinco décadas (situação em 2007). Além deste, outro feito de Caine é ter actuado em mais de cem filmes ao longo da sua carreira.



Nota: o presente texto é uma adaptação de outros documentos constantes na Wikipedia e na IMDB.


T O P    F I V E (Recomendado)


Zulu (1964)

Alfie (1966)

Sleuth: Autópsia de um Crime (1972)

O Homem Que Queria Ser Rei (1975)

Vestida para Matar (1980)




Sem comentários:

Enviar um comentário