quinta-feira, 16 de outubro de 2014

Anouk Aimée (1932 - ... )





Françoise Judith Sorya Dreyfus - de nome artístico: Anouk Aimée - nascida em Paris, a 27 de Abril de 1932, é uma actriz francesa.

Biografia
Filha de actores, a sua primeira actuação no cinema foi aos 14 anos, em "La Maison sous la Mer" (1947), filme dirigido por Henri Calef. A partir de então, resolveu adoptar o nome da sua personagem - Anouk. Depois de efectuar os seus estudos secundários em Inglaterra, estudou também teatro e dança com Andrée Bauer-Thérond. Posteriormente actuou na sua primeira longa-metragem, "La Fleur de l'âge", filme de Marcel Carné que, entretanto, nunca chegou a ser lançado. Foi nessa ocasião que Jacques Prévert, que era o argumentista do filme, lhe sugeriu que adoptasse o pseudónimo de Aimée.

Casou-se três vezes: com o cineasta Nikos Papatakis, com o qual tem uma filha, Manuella; com o compositor Pierre Barouh e com o actor Albert Finney. Posteriormente, viveu com o cineasta Élie Chouraqui.

Nos anos 1950 foi amiga de Jean Genet, Jean Cocteau e Raymond Queneau.

Prémios

1967 - Globo de Ouro para a melhor actriz. nomeada ao Óscar de melhor actriz pelo seu desempenho no filme "Um Homem e uma Mulher" (" Un homme et une femme").

1980 - Prémio de Interpretação Feminina no Festival de Cannes por "Salto no Vazio" ("Salto nel vuoto"), de Marco Bellocchio.

2002: César de honra pelo conjunto da sua carreira.

2003: Urso de Ouro em Berlim, pelo conjunto da sua carreira.




Nota: o presente texto é uma adaptação de outros documentos constantes na Wikipedia e na IMDB.


T O P    F I V E (Recomendado)


A Doce Vida (1960)

Lola (1961)

Fellini Oito e Meio (1963)

Um Homem e Uma Mulher (1966)

Salto no Vazio (1980)



Sem comentários:

Enviar um comentário