sexta-feira, 10 de outubro de 2014

Michael Cimino (1939 - ... )





Michael Cimino - nascido em Nova Iorque, a 3 de Fevereiro de 1939 - é um reputado cineasta norte-americano, apesar de apenas ter realizado oito filmes.

A biografia de Cimino é o exemplo paradigmático de uma carreira com uma ascensão meteórica e uma queda abrupta. Com dois argumentos no seu currículo - do filme de ficção científica "O Cosmonauta Perdido" ("Silent Running") e do segundo filme da série Dirty Harry: "Harry - O Detective em Acção" ("Magnum Force"), realizou o filme Thunderbolt and Lightfoot, com Clint Eastwood, com quem escreveu o roteiro.

O seu segundo filme, "The Deer Hunter" ("O Caçador"), teve um sucesso estrondoso entre a crítica e recebeu vários Óscares, incluindo o de melhor realizador para Cimino.
Em consequência deste sucesso, já no papel de "realizador genial", a United Artists deu-lhe liberdade total para a realização de "Heaven's Gate" ("As Portas do Céu"). O perfeccionismo em recriar cenários levou o realizador a demitir e contratar equipas de cenógrafos várias vezes, inflacionando  o orçamento e ampliando as filmagens em um ano. Além disso, o filme viu-se envolvido em diversas polémicas tais como a morte de animais nos bastidores; e o controle de Cimino sobre o filme, chegando a colocar seguranças nos sets de filmagem impedindo o acesso dos produtores do filme e jornalistas. O resultado foi um fracasso de crítica e bilheteira, que levou a United Artists à falência.

Nenhum dos outros filmes que realizou obteve o sucesso de "The Deer Hunter". Em 2001, publicou o seu primeiro romance, "Big Jane". No mesmo ano, o Ministro da Cultura francês condecorou-o com o galardão de "Chevalier des Arts et des Lettres."

Segundo o jornal, The New York Times, Cimino vai dirigir uma adaptação do livro "A condição humana", de André Malraux, que está em processo de produção, com um elenco internacional que inclui nomes como Daniel Day-Lewis, Johnny Depp, Alain Delon e John Malkovich.

Prémios

Ganhou o Óscar de Melhor Filme, por "The Deer Hunter" (1978).
Ganhou o Óscar de Melhor Realizador, por "The Deer Hunter" (1978).
Recebeu uma nomeação ao Óscar de Melhor Argumento Original, por "The Deer Hunter" (1978).
Ganhou o Globo de Ouro de Melhor Realizador, por "The Deer Hunter" (1978).
Recebeu uma nomeação ao BAFTA de Melhor Realizador, por "The Deer Hunter" (1978).

Recebeu uma nomeação ao César de Melhor Filme Estrangeiro, por "Year of the Dragon" (1985).

Recebeu duas nomeações à Framboesa de Ouro de Pior Realizador, por "Heaven's Gate" (1980) e "Year of the Dragon" (1985). Venceu por "As Portas do Céu".
Recebeu duas nomeações à Framboesa de Ouro de Pior Argumento, por "Heaven's Gate" (1980) e "Year of the Dragon" (1985).




Nota: o presente texto é uma adaptação de outros documentos constantes na Wikipedia e na IMDB.


T O P    F I V E (Recomendado)



O Caçador (1978)

As Portas do Céu (1980)

O Ano do Dragão (1985)

O Siciliano (1987)

Espírito do Sol (1996)




Sem comentários:

Enviar um comentário