quinta-feira, 13 de março de 2014

Vincente Minnelli (1903–1986)




Vincente Minnelli, pseudónimo de Lester Anthony Minelli, foi um conhecido cineasta norte-americano considerado um dos criadores do moderno musical, para além de se ter também revelado como um mestre do melodrama. Nasceu em Chicago (Illinois), a 28 de Fevereiro de 1903, e morreu em Beverly Hills (Califórnia), a 25 de Julho de 1986. 

Era o filho mais novo de Mina Le Beau (uma franco-americana) e de Vincent Charles Minnelli (um ítalo-americano), condutor musical do Minnelli Brothers´ Tent Theater. Começou a sua carreira com os pais como actor de espectáculos itinerantes, tendo depois trabalhado como cenógrafo em Chicago e figurinista em Nova Iorque.

Em 1936, estreou-se na direcção teatral, levando à cena na Broadway, "All home abroad". Em Hollywood, assinou contrato com a Metro Goldwyn Mayer e, entre 1942 e 1962, realizou 29 filmes.

Realizou "Meet Me in St. Louis" (" )Não Há Como a Nossa Casa"), em 1944), quando conheceu e namorou a estrela Judy Garland. Casaram-se no ano seguinte e tiveram a sua única filha, Liza Minnelli, que, crescendo neste ambiente artístico, se tornou também uma estrela de cinema e dos palcos, como cantora e actriz, inclusive vindo a ser vencedora do Óscar de melhor actriz, pelo seu desempenho no filme "Cabaret" (1973).

Ninnelli realizou mais de 30 filmes, sendo considerado um renovador dos musicais norte-americanos. Ganhou mesmo dois óscares com filmes com "Um Americano em Paris" e "Gigi".

Divorciou.se de Judy Garland em 1951 e quando morreu, em casa, dormindo, aos 83 anos, estava casado com Lee Minnelli. Encontra-se sepultado no Forest Lawn Memorial Park (Glendale), em Los Angeles (E.U.A.).




Nota: o presente texto é uma adaptação de outros documentos constantes na Wikipedia e IMDB.


T O P    F I V E   (Recomendado)



)Não Há Como a Nossa Casa (1944)

Um Americano em Paris (1951

Cativos do Mal (1952)

Gigi (1958)

Deus Sabe Quanto Amei (1958)




Sem comentários:

Enviar um comentário