domingo, 9 de março de 2014

Anna Magnani (1908–1973)





Anna Magnani - nascida em Roma, a 7 de Março de 1908, e falecida na mesma cidade, a 26 de Setembro de 1973 - foi uma popular actriz italiana. Considerada uma das maiores do seu tempo, Magnani foi a primeira actriz estrangeira a ser premiada com o Óscar de Melhor Actriz pela Academia de Hollywood e considerada pelos seus pares como o maior talento da interpretação dramática desde Eleonora Duse.

Magnani trabalhou com os mais importantes realizadores de cinema italiano e era reconhecida internacionalmente pelo seu rosto expressivo, talento dramático e forte personalidade.
Começou a sua carreira ainda no cinema mudo, mas teve o seu primeiro papel importante em "Teresa Venerdì", em 1941, dirigida por Vittorio De Sica.

A consagração internacional surgiu com "Roma, Cidade Aberta", em 1945, dirigida por Roberto Rossellini por quem se apaixonaria e viveria um tumultuada história de amor, que terminou quando ele conheceu a também actriz Ingrid Bergman e a abandonou.

Ganhou o prémio de melhor actriz no Festival de Veneza em 1947, e, em 1955, tornou-se a primeira estrangeira a ganhar o Óscar de melhor actriz pela sua interpretação em "A Rosa Tatuada", filme baseado na obra de Tennessee Williams, no qual interpretava uma viúva siciliana que morava nos Estados Unidos, num típico bairro italiano, e que reverenciava neuroticamente a memória do marido.

Anna Magnani morreu, vítima de um cancro no pâncreas, a 26 de Setembro de 1973. Itália parou para o seu funeral. Anna Magnani era profundamente amada pelo seu povo que, para além do seu talento, a via como um símbolo italiano, alguém com quem se identificavam e muito prezavam. 




Nota: o presente texto é uma adaptação de outros documentos constantes na Wikipedia e IMDB.


T O P    F I V E   (Recomendado)



Roma, Cidade Aberta (1945)

Belíssima (1952)

A Rosa Tatuada (1955)

Mamma Roma (1962)

O Segredo de Santa Vitória (1969)






Sem comentários:

Enviar um comentário