terça-feira, 3 de junho de 2014

Sam Peckinpah (1925–1984)





David Samuel Peckinpah, mais conhecido como Sam Peckinpah - nascido em Fresno (Califórnia), a 21 de Fevereiro de 1925, e falecido em Inglewood (Califórnia), a 28 de Dezembro de 1984 - foi um realizador, produtor e argumentista de cinema norte-americano. 

Recebeu uma nomeação ao Óscar de Melhor Argumento Original, por "Quadrilha selvagem" (1969).
Foi apelidado de "poeta da violência", devido ao seu modo peculiar de filmar em "câmara lenta" as cenas mais violentas, que nos seus filmes são inúmeras, mas sempre dentro de um contexto estético.

Descendente de índios paiutes e formado em Arte Dramática, Peckinpah começou a sua carreira em 1954, como escritor de diálogos no filme "Rebelião no presídio", de Don Siegel. Paralelamente, tornou-se actor, efectuando pequenas participações em filmes e seriados.

Levado para a televisão, escreveu roteiros para seriados conhecidos como "Gunsmoke", "The Rifleman" e "The Westerner". Estreou-se como realizador de televisão em "Lança partida", dirigindo depois vários capítulos de outras séries televisivas.

Em 1960, escreveu o roteiro para um western que seria filmado como "A face oculta", estrelado por Marlon Brando.

Consagrou-se como um dos mais vigorosos e hábeis cineastas norte-americanos pela utilização estética da violência e da brutalidade na maioria das suas obras. Desenvolveu um cinema cheio de realismo, onde a característica principal não era a violência que os filmes continham, mas sim a forma como ele a manipulava em função dos seus personagens.

Mas a grande contribuição de Peckinpah para a sétima arte foi na concepção de um cinema moral (não moralista) que buscou pensar a tomada de decisão, as escolhas éticas e todas as perturbações daí decorrentes. Os seus diálogos estão em linha directa com o western anterior, marcado por uma certa ingenuidade moral, como nas obras de John Ford. Para Peckinpah o mundo está deserdado dos seus mitos redentores, os homens se deparam com a crise histórico-social em processo e ascensão da sociabilidade capitalista. 

Um forte exemplo disso está na sua obra máxima, "The wild bunch" ("Quadrilha selvagem"). O contexto desse filme assenta na formação das grandes fortunas, numa acumulação primitiva de capital perpetrada pelos famosos "Barões bandidos". Nessa acumulação, os indivíduos que não souberam acompanhá-la caem para as margens, lutando contra a nova tecnologia de guerra e os novos meios de gestão com um código de conduta pré-capitalista.

Sam morreu, aos 59 anos de idade, num hospital de Los Angeles, depois de ter sofrido um ataque cardíaco no México, onde passava as férias com a mulher, a actriz Begona Palácios e a filha Guadalupe. O mundo perdia, naquele momento, um dos maiores cineastas de sua história, aquele que teve coragem de romper com a pasmaceira do cinema industrial americano, sem medir as consequências.




Nota: o presente texto é uma adaptação de outros documentos constantes na Wikipedia e na IMDB.


T O P    F I V E   (Recomendado)


A Quadrilha Selvagem (1969)

Cães de Palha (1971)

Tiro de Escape (1972)

Tragam-me a Cabeça de Alfredo Garcia (1974)

O Fim-de-Semana de Osterman (1983)




Sem comentários:

Enviar um comentário