quinta-feira, 26 de junho de 2014

Marilyn Monroe (1926–1962)





Marilyn Monroe - nascida Norma Jeane Mortenson em Los Angeles (Califórnia), a 1 de Junho de 1926, e falecida também em Los Angeles, a 5 de Agosto de 1962 - foi uma actriz, cantora e modelo norte-americana.

Depois de passar boa parte da sua infância morando em lares adoptivos, Monroe começou uma carreira como modelo, o que lhe rendeu um contrato no cinema em 1946, com a 20th Century-Fox. As suas aparições nos seus primeiros filmes foram pequenas, mas as suas interpretações em "Selva de Asfalto" ("The Asphalt Jungle"), "Eva" ("All About Eve"), para além de ter sido a primeira mulher a posar para a Playboy, chamou a atenção do público. 

Em 1952, teve o seu primeiro papel principal em "Os meus lábios queimam" ("Don't Bother to Knock") ,que prosseguiu com o papel principal em "Niagara", um filme melodramático que explorava o seu poder de sedução. 

A sua personalidade cómica como "loira burra" foi usada para filmes posteriores como "Os Homens preferem as louras" ("Gentlemen Prefer Blondes"), 1953; "Como se Conquista um Milionário" ("How to Marry a Millionaire"), 1953; e "O Pecado Mora ao Lado" ("The Seven Year Itch"), 1955. 

Monroe estudou na Actors Studio para ampliar seu alcance na actuação para o seu filme seguinte: "Paragem de Autocarro" ("Bus Stop"), em 1956. O filme foi aclamado pela crítica e recebeu uma nomeação ao Globo de Ouro. 

Em 1957, a sua produtora, "Marilyn Monroe Productions", lançou "O Princípe e a Corista" ("The Prince and the Showgirl"), pelo qual recebeu uma indicação ao BAFTA e ganhou o prémio italiano David di Donatello. 

Em 1958, recebeu também um Globo de Ouro pela sua interpretação em "Quanto mais quente melhor" ("Some Like It Hot"). 

O último filme concluído de Monroe foi "Os Inadaptados" ("The Misfits"), em 1961, onde "estrelava" ao lado de Clark Gable, enquanto que o argumento esteve a cargo do seu então marido, Arthur Miller.

As circunstâncias de sua morte - uma suposta overdose de barbitúricos - tem sido objecto de especulação. Embora oficialmente tenha sido classificada como um "provável suicídio", a possibilidade de uma overdose acidental, bem como de homicídio, não foram descartadas. 

Em 1999, Monroe foi classificada como a sexta maior estrela feminina de todos os tempos pelo American Film Institute. Nas décadas seguintes, após a sua morte, tem sido frequentemente citada tanto como um ícone pop e cultural, bem como o símbolo sexual por excelência americano.

Em 2009, um canal americano nomeou-a na 1.ª posição das mulheres mais sexy de todos os tempos.




Nota: o presente texto é uma adaptação de outros documentos constantes na Wikipedia e na IMDB.


T O P    F I V E   (Recomendado)


Os homens Preferem as Loiras (1953)

Como Se Conquista Um Milionário (1953)

O Pecado Mora ao lado (1955)

Paragem de Autocarro (1956)

Quanto Mais Quente Melhor (1959)



Sem comentários:

Enviar um comentário