quarta-feira, 21 de maio de 2014

Lana Turner (1921–1995)





Lana Turner, nome artístico de Julia Jean Mildred Frances Turner, foi uma actriz norte-americana. Nasceu em Wallace (Idaho), a 8 de Fevereiro de 1921, e morreu em Century City (Califórnia), a 29 de Junho de 1995.

Filha de Mildred Frances Cowan e de John Virgil Turner, foi descoberta para o cinema, aos quinze anos, em 1936, quando tomava uma coca-cola na lanchonete "Top Rat Café", na rua Highland, em Hollywood, pelo produtor do jornal "Hollywood Report", W.R.Wilkerson. Foi contratada, por 50 dólares por semana, por Mervyn LeRoy, director da Warner tendo-se estreado em 1937, no filme "They won't forget". Lana era a "Garota do Suéter", considerada um dos maiores\ símbolos sexuais entre as décadas de 1940 e 1950, o que a tornou numa das actrizes mais bem pagas da época.

Lana percorreu várias etapas até alcançar o estrelato em "O Destino bate à porta" ("The Postman Always Rings Twice"), em 1946. Lana era esbanjadora e maníaca por sapatos. Foi casada e separada sete vezes, para além de ter mantido casos amorosos com várias personalidades como Victor Mature, Howard Hughes, Gene Krupa, Robert Stack, Tony Martin, Clark Gable, Fernando Lamas, Peter Lawford e Rex Harrison, entre outros. Teve uma única filha, com Stephen Crane. Os outros maridos foram o músico Artie Shaw, o milionário Henry J. Topping, o actor (e ex-Tarzan) Lex Barker, Fred May, o produtor Bob Eaton e o hipnotizador Joe Robert Dante, que lhe roubou dinheiro e jóias. Apesar de tudo isto, o grande amor de sua vida foi o actor Tyrone Power com quem não se casou.

Um dos grandes escândalos de Hollywood envolveu a sua filha Cheryl Christina Crane - que acusava a mãe de abandono - que, em 1958, assassinou Johnny Stompanato, um dos amantes de Lana com uma faca de cozinha. Nessa época, Lana era constantemente agredida pelo gangster Stompanato - ligado a Máfia - e ameaçada de ter o seu rosto desfigurado caso ela deixasse de o sustentar. Cheryl foi absolvida pelo crime.

Lana passou um longo tempo com uma depressão causada pelo álcool. Apesar de toda a tragédia e da vida sofrida de Lana, a sua filha Cheryl demonstrou muito carinho pela mãe na sua autobiografia "Detour - a Hollywood tragedy" enfatizando ainda que tinha muito orgulho de ter tido que matar para defender a mãe. Em 1985, foi lançado o livro "Lana", uma autobiografia da estrela.

Morreu a 29 de Junho de 1995 em Century City (Califórnia), de cancro na garganta.




Nota: o presente texto é uma adaptação de outros documentos constantes na Wikipedia e na IMDB.


T O P    F I V E   (Recomendado)



O Destino Bate à Porta (1946)

A Viúva Alegre (1952)

Cativos do Mal (1952)

Amar Não é Pecado (1957)

Imitação da Vida (1959)




Sem comentários:

Enviar um comentário