Roger William Corman - nascido a 5 de Abril de 1926, em Detroit (Michigan) - é um realizador, argumentista e produtor norte-americano. Considerado um dos grandes realizadores dos chamados filmes B - filmes de menor orçamento - trabalhou para a American International Pictures.
Corman é licenciado em engenharia pela Universidade de Stanford e ex-aluno de Literatura Inglesa em Oxford. É um dos nomes históricos entre os independentes de Hollywood, tendo lançado as carreiras de diversos realizadores e actores hoje consagrados. Entre os actores, estrelas como Robert de Niro e Jack Nicholson. Entre os realizadores foi Corman o primeiro a reconhecer o talento de John Landis, Francis Ford Coppola, Martin Scorsese, James Cameron, Tim Burton, Ron Howard, Joe Dante, Peter Bogdanovich e Jonathan Demme.
Além disso, assinou nos anos 60 uma série de adaptações para o Cinema de filmes inspirados nos contos de Edgar Alan Poe (e no poema "O Corvo"), proporcionando trabalho a actores de vulto que andavam relegados ao esquecimento pela indústria cinematográfica: entre eles, Peter Lorre e Boris Karloff. Foi também responsável pela consagração do extraordinário actor Vincent Price como protagonista de filmes de terror, ainda que não tenha sido o primeiro a dirigi-lo.
Desde 1954 até hoje, Roger Corman já produziu e realizou mais de 400 filmes, gabando-se de ter perdido dinheiro apenas com um, "The Intruder" (1962), uma história anti-racista com William Shatner.
Nota: o presente texto é uma adaptação de outros documentos constantes na Wikipedia e na IMDB.
T O P F I V E (Recomendado) - como realizador
A Queda da Casa Usher (1960)
A Lojinha dos Horrores (1960)
O Corvo (1963)
Massacre de Chicago (1967)
O Barão Vermelho (1971)
Sem comentários:
Enviar um comentário