Anne Baxter - nascida em Michigan (Indiana), a 7 de Maio de 1923, e falecida em Nova Iorque, a 12 de Dezembro de 1985 - foi uma actriz norte-americana.
Neta do famoso arquitecto Frank Lloyd Wright, Anne Baxter passou a infância e adolescência em Nova Iorque, onde, aos treze, anos já trabalhava em teatro. Com quinze anos, foi submetida a um teste por Alfred Hitchcock e quase foi escolhida para trabalhar como a estrela de "Rebecca", a mulher inesquecível, mas quem ficou com o papel foi Joan Fontaine.
O seu primeiro papel significativo no cinema foi em "Punhos de ferro", de 1940, dirigida por Richard Thorpe. Seis anos depois, veio a consagração, ao interpretar uma rapariga alcoólica em "O Fio da navalha", baseado no romance de Somerset Maugham, que lhe valeu o Óscar.
A sua segunda nomeação ao Óscar foi como uma dissimulada actriz "carreirista" em "Eva", em 1950, mas perdeu o prémio para Judy Holliday. Em toda a sua carreira - de quase 40 filme - foi justamente "Eva" ("All about Eve") o filme que mais marcou a sua passagem por Hollywood.
Como tantas outras actrizes, trabalhava regularmente no teatro e, em 1971, fez a versão de "Eva" para os palcos, na Broadway, que levou o título de Applause. A partir dos anos 60, começou a engordar com facilidade e a enfrentar enormes dificuldades para manter o peso adequado para uma actriz, mas foi sempre considerada pelos realizadores que com ela trabalharam como uma excelente actriz, muito discreta e sensível.
Casou-se três vezes: em 1946, com o actor John Hodiak; em 1960, com Randolph Galt, com quem foi morar numa fazenda na Austrália e, em 1977, com o banqueiro David Klee, que a deixou viúva um ano depois do casamento.
A 12 de Dezembro de 1985, quando se dirigia ao cabeleireiro, sofreu um desmaio em plena Quinta Avenida, em Nova Iorque. Foi levada para o hospital mais próximo, mas não resistiu a uma hemorragia cerebral.
Nota: o presente texto é uma adaptação de outros documentos constantes na Wikipedia e na IMDB.
T O P F I V E (Recomendado)
O Quarto Mandamento (1942)
O Fio da Navalha (1946)
Eva (1950)
Confesso! (1953
Os dez Mandamentos (1956)
Sem comentários:
Enviar um comentário