terça-feira, 17 de junho de 2014

Lauren Bacall (1924 - ... )





Lauren Bacall, nome artístico de Betty Joan Perske, é uma popular actriz norte-americana de cinema, teatro e televisão. Nasceu em Nova Iorque, a 16 de Setembro de 1924.

Conhecida pela sua voz rouca e aparência sensual, Lauren tornou-se um ícone da moda e um modelo para a mulher moderna. Hoje, é considerada uma actriz lendária, em parte devido à sua longevidade como actriz.

Lauren é melhor reconhecida por ser uma actriz importante na época do cinema noir em filmes como "À Beira do Abismo" (1946) e "O Prisioneiro do Passado" (1947), bem como uma comediante, como visto no filme "Como Agarrar um Milionário" (1953).

Lauren é filha única de um casal de judeus: William Perske (um parente do ex-primeiro-ministro de Israel Shimon Peres, nascido na Polónia numa área que hoje faz parte da Bielorrússia) e Natalie Weinstein Bacal (que nasceu na Romênia com antepassados alemães). O pai era vendedor e a sua mãe, secretária. Divorciaram-se quando ela tinha seis anos de idade.

Como resultado, lauren nunca mais viu o seu pai e, por isso, criou uma forte ligação com a sua mãe, que levou consigo para a Califórnia, quando se tornou numa estrela do cinema.

Bacall estudou dança durante treze anos. Só depois teve aulas de interpretação na Academia Americana de Artes Dramáticas. Durante esse tempo, tornou-se assistente no teatro, e trabalhou como modelo de moda.

Como Betty Bacall, fez a sua estreia como actriz na Broadway em 1942, na peça "Johnny Two By Four". Naquela época, o seu ídolo era Bette Davis. De acordo com a sua autobiografia, teve a oportunidade de se encontrar com Bette Davis no seu hotel. Anos depois, Davis visitaria o camarim de Bacall para a felicitar pela sua performance como Margo Channing em "Applause", um musical baseado na performance de Davis em "Eva" (1950).

Bacall começou a carreira de modelo em tempo parcial. Quando, mais tarde,  foi para Hollywood, apercebeu-se que e o realizador Howard Hawks costumava emitir comentários anti-semíticos, ficou preocupada em revelar a sua identidade. Jamais deixou que Hawks soubesse que ela era judia.

Bacall havia projectado uma carreira no palco para si própria, mas, por puro acaso, entrou no mundo do cinema. A mulher de Howard Hawks, Slim Keith, reparou em Bacall numa capa da revista Harper's Bazar, e mostrou a foto ao marido., Este fez um telefonema para Nova York a fim de a convidar para Hollywood, onde faria um teste cinematográfico. Hawks teria usado o apelido "Slim" para a personagem de Bacall no seu primeiro filme.

Não gostando do nome Betty, Hawks "trocou-lhe" o nome para Lauren. Bacall fez vários testes e foi então que a "escalou" para o seu próximo projecto - "Uma Aventura na Martinica" (1944). Como Bacall ficava nervosa frente da câmara, Hawks sugeriu-lhe que inclinasse a sua cabeça e puxasse os seus cabelos para um dos lados do seu rosto. Lauren pressionou o seu queixo contra o peito, e, então, dirigiu os olhos para cima de modo a poder olhar para a câmara. Esse efeito veio a torná-la conhecida como "The Look", a marca registada de Bacall.

Lauren conheceu Humphrey Bogart nos estúdios de filmagem de "Uma Aventura na Martinica", que, na época, era casado com Mayo Methot. Passaram a relacionar-se dentro no set das filmagens. Algumas semanas depois, começaram a encontrar-se fora dos estúdios. Depois do divórcio de Bogart, casaram-se e tiveram filhos. O filme levou-a a um "estrelato instantâneo". A sua participação foi, mais tarde, considerada uma das mais marcantes estreias na história do cinema.

Então com 20 anos, Bacall foi manchete nos jornais do mundo inteiro. Quando da visita ao National Press Club em Washington, D.C. a 10 de Fevereiro de 1945, o seu assessor de imprensa (Charlie Enfield, chefe da publicidade da Warner Brothers) pediu-lhe para ela se sentar no piano onde estava tocando o vice-presidente dos Estados Unidos, Harry Truman. As fotos do incidente causaram um escândalo.

Depois de "Uma Aventura na Martinica", Bacall apareceu com Bogart no filme de suspense "À Beira do Abismo" (1946), no thriller "Dark Passage" (1947), e no suspense melodramático de John Huston, "Paixões em Fúria" (1948).

Pela sua participação em "As Duas Faces do Espelho", foi nomeada para o Óscar de melhor actriz secundária, em 1996, e recebeu o Globo de Ouro por esse mesmo trabalho.





Nota: o presente texto é uma adaptação de outros documentos constantes na Wikipedia e na IMDB.


T O P    F I V E   (Recomendado)


Ter ou Não Ter (1944)

À Beira do Abismo (1946)

O Prisioneiro do Passado (1947)

Paixões em Fúria (1948)

Escrito no Vento (1956)



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