Marlon Brando, Jr. - nascido em Omaha (Nebraska), a 3 de Abril de 1924, e falecido em Los Angeles (Califórnia), a 1 de Julho de 2004 - foi um premiado actor de cinema e teatro norte-americano. Considerado um dos mais importantes actores do cinema dos Estados Unidos, Brando foi um dos três únicos actores profissionais, juntamente com Charlie Chaplin e Marilyn Monroe, a fazer parte da lista das 100 pessoas mais importantes do século compilada pela revista Time, em 1999.
É, talvez, mais conhecido pelos seus papéis como Stanley Kowalski em "Um Eléctrico Chamado Desejo" ("A Streetcar Named Desire"), de 1951; Emiliano Zapata em "Viva Zapata!" (1952), Marco Antônio na adaptação da MGM da peça de Shakespeare, "Julius Caesar" e Terry Malloy em "Há Lodo no Cais" ("On the Waterfront"), de 1954.
Durante os anos 70, ficou ainda mais famoso pela sua eterna performance vencedora do Óscar como Don Vito Corleone, em "O Padrinho" ("The Godfather"), de 1972, de Francis Ford Coppola, e, também, pelo seu papel como Coronel Walter Kurtz em "Apocalypse Now" (1979), também de Coppola. Brando também recebeu uma nomeação ao Óscar pela sua performance como Paul em "O Último Tango em Paris" ("Last Tango in Paris"), de 1972, além de ter dirigido e estrelado "One-Eyed Jacks" (1961).
É considerado um dos maiores e mais influentes actores do século XX. Na opinião do cineasta Martin Scorsese, "Ele é o marco. Há o 'antes de Brando' e 'depois de Brando'." Brando foi, também, um activista, apoiando diversas causas, mais notavelmente o movimento dos direitos civis dos negros nos Estados Unidos e diversos movimentos em defesa dos índios norte-americanos.
Marlon Brando era filho de Marlon Brando Sr. (1895-1965) e de Dorothy Pennebaker Brando. Os seus pais separaram-se quando ele tinha apenas 11 anos de idade - em 1935. A sua mãe levou os filhos (Marlon, Jocelyn Brando e Frances Brando) e foi viver com a avó em Santa Ana, Califórnia, até 1937, quando decidiu reconciliar-se com o marido e viver com ele e com os rebentos numa vila chamada Libertyville, Illinois.
Dorothy era uma mulher talentosa, embora fosse viciada em bebidas alcoólicas e uma mãe ausente. Integrava o grupo de teatro local, ajudou o jovem Henry Fonda a começar a sua carreira de actor e incutiu em Brando o interesse pela mesma. A sua irmã mais velha, Jocelyn, também foi actriz.
Brando teve uma infância tumultuada. Foi expulso da escola Libertyville High School e, aos 16 anos de idade, mandado para a academia militar Shattuck, em Fairbault, Minnesota. Lá, sobressaiu nas aulas de teatro. Mas, por tentar escapar do confinamento da escola, sofreu, mais uma vez, uma expulsão. Aceite de volta um ano mais tarde, decidiu não dar prosseguimento aos estudos.
Brando foi para Nova York atrás das suas irmãs. Uma tentava ser pintora enquanto a outra estava na Broadway. Em Nova York, Brando estudou em várias escolas de teatro, com destaque para o tempo em que estudou com Stella Adler no seu estúdio, que hoje ainda funciona como escola, a Stella Adler Actors Studio. Foi com Stella, a única professora nos Estados Unidos que realmente teve contacto com Stanislavski que Brando definiu a sua técnica.
Brando começou a chamar a atenção quando actuava na peça de Tennessee Williams, "A Streetcar Named Desire" ("Um Eléctrico Chamado Desejo"). A peça foi levada ao cinema, mas acabou tendo o seu lançamento atrasado, o que levou que figurasse como seu primeiro trabalho em cinema o filme, de 1950, "The Men" ("Desesperado"). Esta produção contava a história de um veterano da Segunda Guerra Mundial ferido em combate angustiado por estar preso a uma cadeira de rodas.
Em "A Streetcar Named Desire"- dirigido por Elia Kazan e com a presença da actriz Vivien Leigh no papel de Blanche DuBois, Brando fazia o papel de Stanley Kowalski, um rude trabalhador fabril que gostava de jogar cartas e boliche. Tornou-se um símbolo sexual ao aparecer em fotos como o personagem, sempre de camiseta que lhe realçava os músculos. A Academia de Artes e Ciências Cinematográficas de Los Angeles premiou o filme nas categorias de melhor atriz, Vivien Leigh, melhor actor secundário, Karl Malden e melhor actriz secundária para Kim Hunter. Brando também foi indicado ao Óscar, mas mesmo sendo o franco favorito, não ganhou. Brando seria nomeado mais três vezes em cada ano posterior em "Viva Zapata!", em 1952, "Julius Caesar" ("Júlio César"), 1953, no papel de Marco António, e "On the Waterfront" ("Há Lodo no Cais"), em 1954.
No ano de 1953, Brando tornou-se um ídolo dos jovens da época ao interpretar Johnny Stabler em "The Wild One" ("O Selvagem"). No filme, Brando era um delinquente, líder de um gangue de motoqueiros, vestido de jaqueta de couro e dirigindo uma motocicleta 1950 Triumph Thunderbird 6T. O filme marcaria toda uma geração de artistas, desde James Dean a Elvis Presley, os quais adoravam o estilo rebelde mostrado no filme.
Ganharia o primeiro Óscar com o filme "On the Waterfront" ("Há Lodo no Cais"), dirigido por Elia Kazan. Nos anos 1960 faria alguns filmes polémicos, como "The Chase" ("Perseguição Impiedosa"), no qual é a vítima numa longa cena de espancamento. E "Queimada!", onde interpretou o seu personagem favorito, usado para mostrar uma visão histórica do que teria sido a política de colonização europeia na América, com os portugueses e espanhóis agindo com violência e ganância, enquanto os ingleses buscavam tomar para si as colónias, actuando nos bastidores, com mentiras e falso apoio aos nativos colonizados. Brando revelou-se um grande activista nos anos 1960, tendo participado em manifestações públicas em favor do Direitos Civis e dos Direitos dos Indígenas, campanha que o levou a recusar um Óscar no início da década seguinte.
O seu estilo como actor alcançou o auge do sucesso e da fama nos anos 1970, com os clássicos "The Godfather" ("O Padrinho"), "Last Tango in Paris" ("O Último Tango em Paris"), "Apocalypse Now", entre outros, tendo sido indicado para mais dois óscares pela Academia de Hollywood. Venceu pela sua eterna interpretação de Don Vito Corleone, que rendeu ao personagem o título de "maior vilão da história do cinema".
Quando venceu, em 1973, o Óscar pelo filme "The Godfather", Marlon Brando enviou uma representante dos povos indígenas para fazer um discurso em seu nome, protestando contra a forma como os Estados Unidos e Hollywood discriminavam os nativos americanos.
Nos anos 1980, interrompeu a sua carreira e retirou-se para a ilha de Tetiaroa, na Polinésia Francesa, da qual era o dono desde 1966. Ganha peso e é fotografado várias vezes usando um largo sarongue polinésio. Com problemas financeiros, retomou sua carreira cinematográfica em 1989. Chegou a fazer uma paródia de si mesmo no filme The Freshman ("O Caloiro da Máfia), no qual praticamente repetiu a caracterização de Don Vito Corleone. Passa a ter sérios problemas pessoais, com o julgamento do filho Christian por assassinato o namorado da irmã Cheyenne a qual, deprimida, se suicidou poucos anos depois (1995).
Dirigiu apenas um filme: o western "One-Eyed Jacks" ("Cinco Anos Depois"), em 1961, substituindo o realizador Stanley Kubrick, no início das filmagens. Obteve alguns elogios da crítica, demonstrando estilo lento e inovador no género: filmou o mar, cenário incomum em western. Também no duelo final, com o seu amigo na vida real Karl Malden, usa ângulos e coreografias fora do normal. No western que fez com Jack Nicholson, "The Missouri Breaks" ("Duelo no Missouri"), de 1976, faz um pistoleiro bem estranho, dando continuidade à sua visão e à do realizador Arthur Penn, inovadora, mas com tendências acentuadas para parodiar o género.
Brando é considerado pelo cineasta Martin Scorsese, pelo jornalista Weden Carlos e muitos outros críticos e amantes do cinema como o maior actor de todos os tempos. Scorsese costuma dizer " existiu o cinema antes e depois de Brando".
Aceitou entrar no filme "Scary Movie 2", como o Padre McFeeley. Logo no início das filmagens, no entanto, Marlon contraiu uma pneumonia, que o impediu de participar do filme.
A 1 de Julho de 2004, Marlon Brando morreu de insuficiência respiratória. Segundo o seu advogado, David J. Seeley, Marlon faleceu num hospital de Los Angeles e o seu corpo foi cremado.
Nota: o presente texto é uma adaptação de outros documentos constantes na Wikipedia e na IMDB.
T O P F I V E (Recomendado)
Um Eléctrico Chamado Desejo (1951)
Há Lodo no Cais (1954)
O Padrinho (1972)
O Último Tango em Paris (1972)
Apocalypse Now (1979)
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