quinta-feira, 5 de junho de 2014

Ava Gardner (1922–1990)





Ava Lavinia Gardner - nascida em Smithfield (Carolina do Norte - E.U.A,), a 24 de Dezembro de 1922, e falecida em Londres, a 25 de Janeiro de 1990 - foi uma actriz norte-americana do cinema clássico de Hollywood. Nomeada, em 1945, ao Óscar de melhor actriz pelo seu papel em "Mogambo", é considerada uma das actrizes mais belas da história do cinema e uma das grandes estrelas do século XX. É um dos mitos da sétima arte e está entre as 50 maiores lendas do cinema da lista do AFI. Conhecida pela sua exuberante e fotogénica beleza, é lembrada, como: o poeta Jean Cocteau a definiu, como "o animal mais belo do mundo".

Nascida no condado de Johnston, foi a sétima criança do casal Mary (Molly) Elizabeth Gardner e Jonas Gardner. Ava teve os irmãos Raymond (que morreu, aos dois anos de idade, de uma forma trágica, quando sua mãe, Molly, deitou no fogo, por engano, um detonador de dinamite que explodiu de seguida), Melvin, Beatrice, Elsie Mae, Inez, e Myra.

O seu cunhado Larry Tarr era fotógrafo em Nova Iorque e encheu as suas vitrines com fotos de Ava Gardner, então com 16 anos de idade. Uma dessas fotos foi vista por um funcionário da Metro Goldwyn Mayer, Barney Duhan, que aconselhou Larry Tarr a encaminhar fotos da sua cunhada para o estúdio. O realizador George Sidney gostou do que viu e convidou-a para Hollywood, onde desembarcou a 23 de Agosto de 1941. Conseguiu um teste e um pequeno contrato com a produtora a 50 dólares por semana. Foi também modelo da agência nova-iorquina de John Powers. Estudou com professores de dicção, a fim de perder o forte sotaque sulista, e estreou-se numa pequena aparição num filme de Norma Shearer, "We Were Dancing", de 1942. A partir daí, fez uma série de "pontas" em filmes em que o seu nome nem sequer aparecia nos créditos.

Em 1941, Mickey Rooney era o "pequeno rei" dos estúdios da Metro: fazia um musical chamado "Babes On Broadway", no qual imitava Carmen Miranda, de baiana e maquilhagem exagerada. Ava Gardner foi-lhe apresentada nesse dia. Casaram-se a 10 de Janeiro de 1942, divorciando-se um ano depois, após uma série de brigas, a 21 de maio de 1943, no mesmo dia em que a mãe de Ava faleceu.

O seu segundo casamento deu-se a 17 de Outubro de 1945, com o músico, compositor e regente Artie Shaw, homem extremamente culto e inteligente, que tentou fazer dela uma erudita, "inundando" a sua vida com obras literárias clássicas e famosas. Esse casamento também não deu certo, durando apenas um ano e sete dias.

O seu último casamento foi com o célebre cantor Frank Sinatra, a 7 de Novembro de 1951 e durou dois anos, embora a separação oficial só ocorresse em 1957. Ava nunca teve filhos e nem se voltou a casar, embora tenha mantido um romance com o toureiro espanhol Luis Dominguin, durantebalguns anos.

Também teve um caso amoroso nos anos 1940 com o aviador bilionário Howard Hughes que durou até aos anos 1950.

Para o cineasta Cecil B. DeMille, Ava era "a mulher mais linda do mundo". Nos estúdios ela era definida como possuidora de um olhar de gata; por isso, como Cocteau escreveu, o "mais belo animal do mundo".



Nota: o presente texto é uma adaptação de outros documentos constantes na Wikipedia e na IMDB.


T O P    F I V E   (Recomendado)



As Neves do Kilimanjaro (1952)

Mogambo (1953)

A Condessa Descalça (1954)

A Hora Final (1959)

A Noite de Iguana (1964)




Sem comentários:

Enviar um comentário