quinta-feira, 29 de dezembro de 2016

António de Macedo (1931 - ... )





António de Macedo - nascido em Lisboa, a 5 de Julho de 1931 - exerceu a actividade de cineasta entre 1961 e 1996, tendo sido um dos realizadores mais activos do Novo Cinema português. Explorou as técnicas do cinema directo além de outros experimentalismos de natureza estética e técnica, nos seus filmes de longa-metragem, de curta-metragem e sméries de televisão. É, também, escritor e ensaista.

Abandonou o cinema no final dos anos noventa por se sentir marginalizado. Depois disso, dedicou-se inteiramente à escrita e à actividade docente.


Biografia

Frequentou a ESBAL (Escola Superior de Belas Artes de Lisboa), onde se graduou como arquitecto em 1958. Exerceu a profissão de arquitecto na Câmara Municipal de Lisboa até 1964, dedicando-se, por fim, ao audiovisual e à literatura. Assinou uma das primeiras obras teóricas e didácticas sobre cinema editadas em Portugal: "A Evolução Estética do Cinema" (Clube Bibliográfico Editex, 2 vols. 1959-1960).

Foi co-fundador das cooperativas Centro Português de Cinema (1970) e Cinequanon (1974).

Especializou-se na investigação e estudo das religiões comparadas, de esoterologia, de história da filosofia e da estética audiovisual, das formas literárias e fílmicas de speculative fiction, temas que tem abordado em inúmeros colóquios, conferências e em diversas publicações. Na sequência destes trabalhos e investigações, doutorou-se em Sociologia da Cultura, com distinção e louvor, em 2010 (Universidade Nova de Lisboa).

Dedicado ao ensino desde 1970, foi professor no Instituto de Artes Decorativas (IADE), Instituto de Novas Profissões (INP), Universidade Lusófona, Universidade Moderna e na Universidade Nova de Lisboa, regendo cadeiras como Teoria e Prática do Cinema, Análise de Imagem, Arte Narrativa e Esoterismo Bíblico.

Macedo é mais conhecido como realizador, actividade que abandonou em 1996. Apesar da sua vasta e original filmografia, apesar da vertente cultural do cinema que pratica, viu recusados vários projectos que apresentou nos concursos oficiais para o financiamento de filmes portugueses. Salvo algumas raras excepções, o cinema português é financiado pelo Estado, que nomeia júris que decidem quais os projectos a apoiar.

Numa entrevista publicada na revista Autores, editada pela Sociedade Portuguesa de Autores (n.º 14, Abril / Junho 2007), entrevista intitulada Nos Interstícios da Realidade, a propósito de um prémio que lhe foi atribuído (Consagração de Carreira da SPA), explica o porquê do seu abandono:
«AUTORES — Quando se reformou [em 1996] largou definitivamente o cinema… «A. DE MACEDO — Tive de largar antes, foi em 93, embora tivesse continuado na Cinequanon — cooperativa da qual ainda hoje sou sócio —, porque houve uma espécie de conflito estético-cultural, o que lhe quiserem chamar, com os júris que atribuem os apoios financeiros para se fazerem filmes de fundo e que eram facilmente manipuláveis. A verdade é que alguns membros dos júris me disseram, mais tarde, que o meu tipo de cinema era “um cinema que não interessava” — um cinema fantástico, um cinema “desligado das realidades”, um bocado fantasioso, e esse tipo de imaginário não interessava para o cinema português. E por isso comecei a ser censurado num regime onde, constitucionalmente, não há censura».

Censurado no tempo da ditadura e em tempo de democracia, Macedo parece ser um dos casos ilustrativos de atitudes de um poder que tem (ou teve) preferência de autores.

Em Junho e Julho de 2012 a Cinemateca Portuguesa realizou uma retrospectiva com a totalidade da obra deste cineasta, editando um volumoso catálogo de 192 páginas totalmente dedicado aos seus filmes de curta e de longa metragem, intitulado "O Cinema de António de Macedo", com textos, entrevistas, recensões críticas, etc. de vários autores. No mesmo ano, recebeu o Prémio SOPHIA de Carreira, atribuído pela Academia Portuguesa de Cinema. Em 2013, foi a vez do Fantasporto lhe dedicar uma homenagem com atribuição do troféu Prémio de Carreira, com textos subordinados ao tema “António de Macedo - O Fantástico no Cinema Português”, inseridos no catálogo do 33.º Festival Internacional de Cinema do Porto - Fantasporto 2013. Em 2014 recebeu o Prémio ADAMASTOR “Personalidade Fantástica 2014”, atribuído pelo Colectivo Trëma e pelo Fórum Fantástico.



FILMOGRAFIA

Longas-metragens

1965 – Domingo à Tarde
1967 – Sete Balas para Selma
1970 – Nojo aos Cães
1972 – A Promessa
1975 - O Rico, o Camelo e o Reino ou O Princípio da Sabedoria
1976 – As Horas de Maria
1979 – O Príncipe com Orelhas de Burro
1983 – Os Abismos da Meia-Noite
1988 – Os Emissários de Khalom
1989 – A Maldição de Marialva
1993 – Chá Forte com Limão
2016 — O Segredo da Pedras Vivas


Curtas e médias-metragens

1961 - A Primeira Mensagem
1962 – Verão Coincidente
1963 – Nicotiana
1963 – 1X2
1966 - Afonso Lopes Vieira
1966 - Crónica do Esforço Perdido
1966 - Fernão Mendes Pinto
1967 - Alta Velocidade
1968 - Albufeira
1968 - Fado - Lisboa-68
1968 - A Ginástica na Prevenção dos Acidentes
1968 - A Revelação
1969 – Almada Negreiros, Vivo Hoje - Prémio Paz dos Reis (que recusou)
1969 - Cine-Riso nº 1
1970 - História Breve da Madeira Aglomerada
1970 - Totobola — Relatório e Contas
1971 - Cinco Temas para Refinaria e Quarteto
1971 - Do Outro Lado do Rio — Almada
1972 - Inauguração da Doca Alfredo da Silva
1972 - O Leite
1972 - Lisboa — Jardim da Europa
1973 - Cenas de Caça no Baixo Alentejo
1973 - A Criança e a Justiça
1973 - Marconi — Via Satélite
1973 - Um Milhão de Vóltios
1974 - Arquitectura e Habitação
1974 - A Arte Culinária
1974 - A Profissão de Produtor de Cinema em Portugal
1974 - Vendedores Ambulantes
1975 - Candidinha
1975 - A Cooperativa Cesteira de Gonçalo
1975 - Hotel das Arribas — Um Ano de Auto-Gestão
1975 - Ocupação de Terras na Beira-Baixa
1975 - A Penteadora
1975 - Peter Lilienthal filma em Setúbal
1975 - Teatro Português
1975 - Unhais da Serra — Tomada de Consciência Política numa Aldeia Beirã
1976 - Os Encadernadores
1976 - Os Tipógrafos
1977 - Cooperativa de Ópera
1978 - A Bicha das Sete Cabeças
1978 - O Encontro
1979 - Encontros Imediatos do Nosso Grau
1979 - Ano Internacional da Criança
1982 - O Futuro do Mondego
1982 - Para uma Vida Melhor, numa Cidade Melhor
1985 - 50 Anos de um Complexo Escolar Universitário de Engenharia


Na televisão

1975 – Fatima Story
1976 – O Outro Teatro - As Coisas Pertencem a Quem as Torna Melhores
1979 - Recuperação de Deficientes (série)
1979-1980 - XX-XXI Ciência e Técnica, Hoje e Amanhã (série)
1981 - A Magia das Bonecas (série)
1988 – Fernando Lanhas - Os Sete Rostos
1992 – O Altar dos Holocaustos (série)
1996 – Santo António de Todo o Mundo


Literatura

A nível do ensaísmo, tem abordado as religiões comparadas, tradições esotéricas e a história da filosofia e da estética audio-visual. A nível da ficção, especializou-se na literatura fantástica e da ficção científica. Inclusivamente, foi um dos promotores dos Encontros Internacionais de Ficção Científica & Fantástico de Cascais, cuja primeira edição ocorreu em 1996, sendo um dos seus coordenadores. Dentre os diversos livros de ensaios que publicou, salienta-se a sua tese de doutoramento em Sociologia da Cultura, um denso volume de 670 páginas de investigação sociocultural e esoterológica dos textos bíblicos, intitulado Cristianismo Iniciático. Neste estudo Macedo aprofunda em termos de História e Sociologia os conteúdos e os textos da Bíblia, discutindo especialmente a decisiva importância das interpretações esotéricas e heterodoxas da Bíblia, e respectivos autores e correntes, desde a produção dos antigos textos bíblicos até hoje, bem como o profundo significado dessas interpretações para o desenvolvimento da mentalidade, da cultura e da ciência na civilização ocidental.


Ensaios

1959 - A Evolução Estética do Cinema, vol. 1
1960 - A Evolução Estética do Cinema, vol. 2
1961 - Da Essência da Libertação
1999 - Instruções Iniciáticas
2002 - Laboratório Mágico
2003 - O Neoprofetismo e a Nova Gnose
2006 - Esoterismo da Bíblia
2006 - Textos Neo-Gnósticos
2011 - Cristianismo Iniciático
2016 - A Provocadora Realidade dos Mundos Imaginários


Ficção

1992 - O Limite de Rudzky (contos)
1993 - Contos de Androthélys (romance)
1995 - Sulphira e Lucyphur (romance)
1996 - A Sonata de Cristal (romance)
1998 - Erotosofia (romance)
2000 - O Cipreste Apaixonado (romance)
2004 - As Furtivas Pegadas da Serpente (romance)
2007 - A Conspiração dos Abandonados (contos)


Teatro

1983 - A Pomba
1984 - A Nova Ilusão
1989 - O Osso de Mafoma
2011 - O Sangue e o Fogo (Compilação de O OSSO DE MAFOMA, A POMBA e A NOVA ILUSÂO)




Nota: o presente texto é uma adaptação de outros documentos constantes na Wikipedia e na IMDB.


T O P    F I V E  (Recomendado)


Domingo à Tarde (1965)

Sete Balas para Selma (1967)

A Promessa (1972)

As Horas de Maria (1976)

Os Abismos da Meia-Noite (1983)





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