segunda-feira, 26 de outubro de 2015

Hattie McDaniel (1895–1952)





Hattie McDaniel  - nascida em Wichita, a 10 de Junho de 1895, e falecida em Los Angeles, a 26 de Outubro de 1952 - foi uma actriz e cantora norte-americana. Em 1940, tornou-se a primeira artista de origem africana a ser nomeada e a receber um Óscar (o de melhor actriz secundária) pela sua performance no drama "E tudo o Vento Levou".


A vida antes da fama

Hattie McDaniel nasceu em Wichita, no Kansas, a 10 de Junho de 1895. Os seus pais eram o pastor baptista Henry McDaniel e a cantora gospel Susan Holbert. A sua avó paterna tinha sido escrava num grande latifúndio da Virgínia, e o seu pai nasceu sob a condição de escravo. Henry McDaniel serviu como soldado no Exército da União durante a Guerra Civil Americana. Hattie era a mais nova de treze irmãos. A sua família viveu, por pouco tempo, em Fort Collins, no Colorado, na Rua Cherry número 317 (numa casa que existe até hoje). Hattie estudou na Escola Franklin.

Em 1910, foi a única afro-americana a participar do evento Women's Christian Temperance Movement, onde veio a ganhar uma medalha de ouro por recitar um poema que ela mesma escrevera, intitulado "Convict Joe". Ganhando o prémio, finalmente percebeu que queria tornar-se uma artista na área de entretenimento. Abandonou a escola secundária no segundo ano para viajar pelo país com um grupo de músicos formado por seu pai e os irmãos Otis e Sam. Além de ser a cantora principal do grupo, Hattie também escrevia algumas canções para eles. Após a morte do seu irmão Otis, em 1916, o grupo começou a desestruturar-se, e Hattie teve de esperar até 1920 para receber outra grande oportunidade como cantora. Naquele ano, juntou-se ao elenco da peça teatral "Melody Hounds", de George Morrison, e recebeu óptimas críticas.

McDaniel foi uma das primeiras mulheres afro-americanas a cantar no rádio. Em 1925, McDaniel começou a cantar na KOA, uma estação de rádio em Denver. O seu trabalho como cantora de rádio levou-a a gravar várias canções, das quais a maioria tinham escritas por si. Teve a oportunidade de fazer tournées em várias cidades norte-americanas. Os seus personagens nas peças de teatro eram frequentemente arranjados pela Theatrical Owners Booking Association, uma associação de negros donos de teatros.

Hattie estava a interpretar o papel de Queenie em "Showboat" quando ocorreu o colapso na bolsa de valores de Nova Iorque, tendo a Theatrical Owners Booking Association de fechar as suas portas. A partir desse momento, o único trabalho que McDaniel conseguiu arranjar foi o de empregada na casa de banho do Club Madrid, em Milwaukee, numa boite de pessoas brancas. Apesar de saber que McDaniel era uma boa cantora, o dono da boite temia deixá-la cantar. Certo dia, McDaniel foi convidada a apresentar-se no palco, e tornou-se uma das principais atracções da boite.

Em 1931, McDaniel mudou-se para Los Angeles com os irmãos Sam, Etta e Orlena. Quando não conseguia papel em filmes, trabalhava como empregada doméstica ou cozinheira. Sam trabalhava num programa de rádio chamado The Optimistic Do-Nut Hour e conseguiu uma aparição para a sua irmã no programa. Hattie tornou-se extremamente popular, virando uma estrela de rádio, mas o seu salário era tão pequeno que tinha de continuar trabalhando como empregada. No início da década de 1930, conseguiu vários papéis em diversos filmes. No entanto, o seu nome não aparecia nos créditos da maioria deles.

No curso da sua carreira, McDaniel apareceu em mais de 300 filmes, tendo o seu nome aparecido nos créditos de apenas 80 deles. Por causa dos preconceitos daquela época contra atrizes afro-americanas, passou geande parte da sua carreira de vinte anos interpretando empregadas. Certa vez disse, ironicamente: "Por que devo reclamar enquanto ganho 700 doláres por semana sendo uma empregada nas telas? Se não fosse uma nas telas, ganharia sete dólares por semana sendo uma de verdade."

O filme de 1934 "Judge Priest", dirigido por John Ford e estrelado por Will Rogers, foi o primeiro filme (e um dos únicos) no qual interpretou o papel da personagem principal. McDaniels e Rogers tornaram-se grandes amigos durante as filmagens. Rogers chegou a dizer que o principal motivo do filme ter feito sucesso foi o desempenho de Hattie. Pela metade da década de 1930, McDaniel já se tornara amiga de várias celebridades de Hollywood, incluindo Joan Crawford, Bette Davis, Shirley Temple, Henry Fonda, Ronald Reagan, Olivia de Havilland e Clark Gable. Com os dois últimos, trabalhou no mega sucesso "E Tudo o Vento Levou". Foi por volta desse tempo que Hattie começou a ser criticada por membros da comunidade negra pelos papéis que escolhia. "The Little Colonel", de 1935, mostrava serventes negros tentando retornar ao Sul dos Estados Unidos. Ironicamente, o seu papel em "Alice Adams", de 1935, foi o que enfureceu as audiências brancas sulistas. Esse foi o tipo de papel pelo qual se tornaria conhecida, a atrevida e desbocada empregada doméstica. Foi por um papel do tipo Mammy em "E Tudo o Vento Levou" (1939), que ela recebeu o Óscar de melhor actriz secundária, em 29 de Fevereiro de 1940, tornando-se na primeira negra a receber tal honra. Também foi a primeira negra a ir à cerimonia de entrega dos prémios Óscar como convidada. Quando se foi aproximando a data de estreia de "E Tudo o Vento Levou", em Atlanta, Hattie avisou o realizador do filme, Victor Fleming, que estava doente e não poderia ir. Na verdade, não foi pois estava com medo do que poderia acontecer devido à recente ascensão da Ku Klux Klan no Sul. Quando Clark Gable descobriu que McDaniel não iria por causa de questões raciais, ameaçou boicotar a estreia do filme. Mais tarde, acedeu a ir após McDaniel o ter convencido a comparecer.

O casting para o papel de Mammy foi quase tão acirrado quanto o de Scarlett O'Hara. Eleanor Roosevelt escreveu para o produtor do filme, David O. Selznick, para lhe pedir que o papel fosse dado à sua própria empregada. McDaniel nunca acreditou que o papel lhe iria ser oferecido, pois era mais conhecida como actriz cómica. Clark Gable queria que o papel lhe fosse dado e quando Hattie foi fazer o teste, vestida com um uniforme de empregada, Selznick percebeu que tinha, finalmente, encontrado a sua Mammy.

Os primeiros grandes papéis de Hattie vieram em 1935, com a sua clássica performance em "Alice Adams" e "China Seas", o último sendo o seu primeiro filme com Gable.

McDaniel também conseguiu os papéis principais nos filmes "Saratoga" e "The Mad Miss Manton", antes do lançamento de "E Tudo o Vento Levou". A sua performance em "In This Our Life", de 1942, também é bastante lembrada pela sua interpretação dramática de uma dona de casa negra cujo filho é acusado, injustamente, por um atropelamento.

Na medida em que os anos de 1940's progrediam, os papéis de serviçal em que McDaniel e outros afro-americanos actuavam com tanta frequência foram sujeitos a críticas cada vez mais fortes por grupos como o NAACP. Pelo final da década, Hattie já não recebia mais papéis em filmes, pelo que se tornou a primeira grande estrela afro-americana da rádio a ter uma série própria de comédia "Beulah". Tornou-se ainda mais inovadora e pioneira, novamente com uma versão de Beulah, para a televisão em 1952, tomando o lugar de Ethel Waters depois da primeira temporada. Hattie ficou doente no decorrer das gravações e foi substituída por Louise Beavers.

Hattie McDaniel tem duas estrelas no Passeio da Fama em Hollywood: uma pela sua contribuição na rádio, na Hollywood Boulevard 6933, e outra, pela sua actuação no cinema, na Vine Street 1719. McDaniel foi destaque na 29th edição dos Black Heritage Series pelo United States Postal Service. O selo de 39 centavos foi lançado em 29 de Janeiro de 2006.

Enquanto McDaniel adoptava apenas papéis secundários nos filmes, tinha uma vida pessoa agitada. Casou por quatro vezes: com George Langford, em 1922; que foi baleado e morto pouco tempo depois do casamento; com Howard Hickman (1938), James Lloyd Crawford (1941-1945) e Larry Williams (1949-1950). Os seus últimos três casamentos terminaram em divórcio. Quando morreu, deixou um dólar a Williams.

Em 1945, McDaniel informou a colunista Hedda Hopper que estava grávida. Começou a comprar coisas para o bebê. Contudo, um médico acabou por lhe dar a triste notícia de que ela, na verdade, não estava grávida. McDaniel acabou caindo em depressão.
McDaniel também ajudou a arrecadar dinheiro para as tropas aliadas durante a Segunda Guerra Mundial.

McDaniel morreu aos 57 ano de idade, no hospital da Casa para os Artistas de Cinema e Televisão, em Woodland Hills. A sua herança somava um pouco menos que dez mil dólares. Vários fãs apareceram no local para relembrarem a vida e as conquistas da actriz. O desejo de Hattie era ser enterrada no Cemitério de Hollywood, junto de alguns dos seus parceiros do cinema, mas o dono, Jules 'Jack' Roth, recusou-se a permitir que uma negra fosse enterrada no seu cemitério. Então, Hattie veio a ser enterrada no Cemitério Angelus Rosedale, em Los Angeles.

Em 1999, Tyler Cassity, o novo dono do Cemitério de Hollywood, que mudou o nome deste para Cemitério Hollywood Forever, queria reparar os erros do passado e propôs à família de McDaniel que ela fosse enterrada no cemitério. Os parentes de McDaniel não quiseram perturbar os seus restos mortais após tanto tempo, e acabaram recusando a oferta. Então, o Hollywood Forever decidiu construir um grande memorial no campo em frente ao lago, dedicando-o a McDaniel. É, hoje, um dos lugares mais populares para os visitantes do cemitério.

McDaniel também foi membro da Sigma Gamma Rho, uma das quatro fraternidades norte-americanas que usam as letras gregas em seu nome e são dedicadas a pessoas negras.


FILMOGRAFIA

 1952 Beulah (TV Series)
Beulah
- Beulah and the Bank (1952) ... Beulah
- The Great Cake (1952) ... Beulah
- Beulah Goes Gardening (1952) ... Beulah
- The Waltz (1952) ... Beulah
- Donnie and the Dogs (1952) ... Beulah
Show all 6 episodes
 1949 Brincando com a Sorte
Minnie (as Hattie McDaniels)
 1948 Cinco em Lua de Mel
Phyllis
 1948 Diabruras de Mickey
Bertha
 1947 The Flame
Celia
 1946 A Canção do Sul
Aunt Tempy
 1946 Nunca Digas Adeus
Cozy
 1946 Margie
Cynthia
 1946 Janie Gets Married
April
 1944 Amor a Prémio
Millie
 1944 Chuva de Filhos
Maid
 1944 Janie Tem Dois Namorados
April - Conway's Maid
 1944 Desde Que Tu Partiste
Fidelia
 1943 Brilham as Estrelas
Gossip in 'Ice Cold Katie' Number
 1943 Revolta na Cidade
Aida
 1942 Mania de Antiguidades
Hester, the Fullers' Maid
 1942 Nascida para o Mal
Minerva Clay
 1942 Assim é que Elas Gostam
Cleota
 1941 Todos Morreram Calçados
Callie
 1941 Volta para mim
Cynthia
 1941 A Grande Mentira
Violet
 1940 Maryland
Aunt Carrie
 1939 E Tudo o Vento Levou
Mammy - House Servant
 1939 Veterinários à Força
Dehlia (as Hattie McDaniels)
 1939 Everybody's Baby
Hattie
 1938 Tentação
Belvedere
 1938 Oito Raparigas e Um Crime
Hilda (as Hattie McDaniels)
 1938 Quero Sonhar Contigo
Hattie (uncredited)
 1938 Um Anjo no Inferno
Martha
 1938 Casamento em Segredo
Hattie - Maid at Prom Dance (uncredited)
 1938 Os Dois Zaragateiros
Agatha
 1937 Mississippi Moods
 1937 São Assim as Mulheres
Ella
 1937 Quick Money
Hattie (uncredited)
 1937 45 Fathers
Beulah
 1937 Nada é Sagrado
Mrs. Walker (uncredited)
 1937 Os Quatro da Vida Airada
Maid
 1937 Over the Goal
Hannah (as Hattie McDaniels)
 1937 Sky Racket
Jenny (as Hattie McDaniels)
 1937 Saratoga
Rosetta (as Hattie McDaniels)
 1937 The Wildcatter
Pearl (uncredited)
 1937 The Crime Nobody Saw
Ambrosia
 1937 Don't Tell the Wife
Mamie, Nancy's Maid (uncredited)
 1937 Racing Lady
Abby
 1936 Reunion
Sadie
 1936 Can This Be Dixie?
Lizzie
 1936 Dois e Dois... Quatro
Maid in Grand Plaza Hall (uncredited)
 1936 Valiant Is the Word for Carrie
Ellen Belle (as Hattie McDaniels)
 1936 Star for a Night
Hattie
 1936 Postal Inspector
Deborah (uncredited)
 1936 O Ás dos Mergulhadores
Hattie
 1936 Uma Noiva em Férias
Mamie - Carolyn's Maid (as Hattie McDaniels)
 1936 Magnólia
Queenie
 1936 Arbor Day (Short)
Buckwheat's Mother
 1936 Gentle Julia
Kitty Silvers
 1936 The Singing Kid
Maid (uncredited)
 1936 The First Baby
Dora
 1936 Next Time We Love
Hanna (uncredited)
 1935 We're Only Human
Molly, Martin's Maid (uncredited)
 1935 Another Face
Nellie - Sheila's Maid (uncredited)
 1935 Music Is Magic
Hattie (Amanda in credits) (as Hattie McDaniels)
 1935 Murder by Television
Isabella - the Cook
 1935 Harmony Lane
Liza, the Cook (uncredited)
 1935 Sonhos Dourados
Malena Burns (as Hattie McDaniels)
 1935 Nos Mares da China
Isabel McCarthy, Dolly's Maid (uncredited)
 1935 The Four Star Boarder (Short)
Maid (uncredited)
 1935 Wig-Wag (Short)
Cook (uncredited)
 1935 Traveling Saleslady
Martha Smith (uncredited)
 1935 Transient Lady
Servant (uncredited)
 1935 Shirley, a Mascote do Regimento
Mom Beck
 1935 Okay Toots! (Short)
Hattie - the Maid (uncredited)
 1935 Anniversary Trouble (Short)
Mandy, the Maid
 1934 The Chases of Pimple Street (Short)
Hattie, Gertrude's Maid (uncredited)
 1934 Little Men
Asia (uncredited)
 1934 Babbitt
Rosalie, the Maid (uncredited)
 1934 Fate's Fathead (Short)
Mandy - the Maid (uncredited)
 1934 Lost in the Stratosphere
Ida Johnson (as Hattie McDaniels)
 1934 Flirtation
Minor Role (uncredited)
 1934 O Juiz Priest
Aunt Dilsey (as Hattie McDaniels)
 1934 A Princesa da Belgardia
Black Narcissus Mop Buyer (uncredited)
 1934 Espia nº 13
Annie (uncredited)
 1934 City Park
Tessie - the Ransome Maid (uncredited)
 1934 Merry Wives of Reno
Bunny's Maid (uncredited)
 1934 Mickey's Rescue (Short)
Maid (uncredited)
 1933 Goodbye Love
Edna the Maid (uncredited)
 1933 Não Sou Um Anjo
Tira's Maid-Manicurist (uncredited)
 1933 Hello, Sister!
Woman in Apartment House (unconfirmed, uncredited)
 1932 Hypnotized
Powder Room Attendant (uncredited)
 1932 The Golden West
Mammy Lou (uncredited)
 1932 A Vénus Loira
Cora, Helen's Maid in New Orleans (uncredited)
 1932 A Glória do Jazz
Maid in Ladies' Room (uncredited)
 1932 The Boiling Point
Caroline the Cook (uncredited)
 1932 The Washington Masquerade
Maid (uncredited)
 1932 Are You Listening?
Aunt Fatima - Singer (uncredited)
 1932 The Impatient Maiden




Nota: o presente texto é uma adaptação de outros documentos constantes na Wikipedia e na IMDB.


T O P    F I V E  (Recomendado)


E Tudo o Vento Levou (1939)

A Grande Mentira (1941)

Desde Que Tu Partiste (1944)

Chuva de Filhos (1944)

A Canção do Sul (1946)




Sem comentários:

Enviar um comentário