quinta-feira, 21 de maio de 2015

Cate Blanchett (1969 - ... )





Catherine Elise Blanchett - nascida em Melbourne, a 14 de Maio de 1969 - mais conhecida como Cate Blanchett, é uma premiada actriz e directora teatral australiana. Ganhou vários prêmios como actriz, mais notavelmente dois SAGs, três Globos de Ouro, três BAFTAs, dois Óscar, assim como a Coppa Volpi no 64º Festival Internacional de Cinema de Veneza.

Blanchett chamou a atenção internacional em 1998 com o filme "Elizabeth", dirigido por Shekhar Kapur, no qual desempenhou o papel da Rainha Elizabeth I da Inglaterra. Também ficou conhecida por outros personagens como a rainha dos elfos, Galadriel, da trilogia de J.R.R. Tolkien, "O Senhos dos Anéis" ("The Lord of the Rings"), a coronel Irina Spalko em "Indiana Jones and the Kingdom of the Crystal Skull" ("Indiana Jones e o Reino da Caveira de Cristal"), Daisy em "The Curious Case of Benjamin Button" ("O Estranho Caso de Benjamin Button") e Katharine Hepburn no filme de Martin Scorsese, "The Aviator" ("O Aviador"), papel que lhe trouxe o Óscar de melhor actriz secundária..Em 2014, ganhou o Óscar de melhor actriz por "Blue Jasmine", de Woody Allen.

Biografia

Blanchett nasceu em Ivanhoe, um subúrbio de Melbourne, em Victoria, na Austrália. É filha de June, uma australiana e professora da área de Melbourne, e de Robert "Bob" Blanchett, um texano de ascendência francesa, oficial da marinha americana, que mais tarde trabalhou como executivo de publicidade. Os seus pais conheceram-se enquanto Bob estava no navio USS Arneb em Melbourne. O pai de Cate morreu vítima de um ataque cardíaco quando ela tinha dez anos de idade. Tem dois irmãos; o mais velho, Bob, é um engenheiro de sistemas informáticos, e a mais nova, Genevieve, trabalhou como designer num teatro e concluiu um Bacharelado em Design de Arquitetura, em Abril de 2008.

Blanchett frequentou a escola primária em Melbourne, na Ivanhoe East Primary School, antes de completar o ensino secundário na Methodist Ladies' College, uma escola metodista apenas para o sexo feminino, onde começou a explorar a sua paixão pela actuação. Estudou Economia e Belas Artes na Universidade de Melbourne, antes de sair da Austrália para viajar pelo mundo. Quando tinha dezoito anos, e passava férias no Egipto, um hóspede do hotel onde ela estava hospedada no Cairo perguntou-lhe se ela queria ser figurante num filme. Aceitou e, no dia seguinte, gravou uma cena no meio de uma multidão torcendo para um pugilista americano que perdia para um pugilista egípcio no filme "Kaboria", estrelado pelo falecido actor egípcio Ahmad Zaki. Blanchett retornou para a Austrália e, mais tarde, mudou-se para Sydney para estudar no Instituto Nacional de Arte Dramática. Formou-se em 1992, começando a sua carreira nos palcos.

O seu marido é o dramaturgo e roteirista Andrew Upton, que ela conheceu em 1996 enquanto actuava na produção sua da peça "The Seagull". Não foi amor à primeira vista, no entanto, "Ele achou que eu era tola e eu achei-o arrogante", comentou Blanchett mais tarde. Casaram a 29 de Dezembro de 1997. O seu primeiro filho, Dashiell John, nasceu a 3 de Dezembro de 2001, o segundo, Roman Robert, em 23 de Abril de 2004 e o terceiro, Ignatius Martin, a 13 de Abril de 2008. Cate e o marido são directores artísticos da Sydney Theatre Company.

Depois de fazer de Brighton (Inglaterra), o seu principal lar, voltaram a residir na Austrália. Em Novembro de 2006, Blanchett afirmou que a mudança era devido a uma vontade de dar um lar permanente para os seus filhos, e para estar mais próxima de sua família, bem como um sentimento de pertencer a uma comunidade teatral australiana. Cate e a sua família vivem em "Bulwarra", uma mansão no subúrbio de Sydney Harbourside Hunters Hill, que foi comprada por 10,2 milhões de dólares australianos em 2004, e submetida a uma extensa reforma, em 2007, a fim de se tornar mais "ecologicamente correcta".

Blanchett é patrona do Festival de Cinema de Sydney. Em 2007, Blanchett tornou-se a embaixadora para a Australian Conservation Foundation, uma campanha on-line que tenta mobilizar os australianos para expressar as suas preocupações sobre as alterações climáticas. Também é patrona da instituição de caridade SolarAid. Na abertura do 9º Congresso Mundial de Metrópoles, em 2008, realizado em Sydney, Blanchett disse: "A única coisa que todas as grandes cidades têm em comum é que todas elas são diferentes".

No início de 2009, Blanchett apareceu numa série de selos postais para a edição especial chamada "Australian Legends of the Screen", com actores australianos reconhecidos pela "notável contribuição que deram para o entretenimento e cultura australianos". Cate, Geoffrey Rush, Russell Crowe e Nicole Kidman aparecem duas vezes em cada uma das séries: uma vez como eles próprios e outra em personagens; Blanchett está representada na personagem Elizabeth I de "Elizabeth: The Golden Age" ("Elizabeth: A Era de Ouro").

Em 2015, Blanchett adoptou uma menina Vivienne, realizando, assim, o sonho de ter uma filha. 

Carreira

O seu primeiro grande papel principal foi no palco na peça "Oleanna", de 1993, dirigida por David Mamet, contracenando com Geoffrey Rush, papel com o qual ganhou o prémio Sydney Theatre Critics de melhor estreia. Também apareceu como Ofélia na homónima produção de 1994 - 1995 de Hamlet, dirigida por Neil Armfield co-estrelando com Richard Roxburgh e novamente com Geoffrey Rush. Blanchett apareceu na mini série "Heartland", contracenando com Ernie Dingo, e na mini-série "Bordertown", com Hugo Weaving, e num episódio de Police Rescue intitulado "The Loaded Boy". Em 1994, apareceu em "Police Rescue", filme para a televisão, como uma professora refém de bandidos armados e nos 50 minutos de drama "Parklands" de 1996, que recebeu um lançamento limitado nos cinemas australianos.

Blanchett fez a sua estreia internacional no cinema em 1997 com um "papel de apoio", como uma enfermeira australiana capturada pelo Exército japonês durante a Segunda Guerra Mundial, no filme "Paradise Road" ("Estrada do Paraíso"), dirigido por Bruce Beresford e estrelado por Glenn Close e Frances McDormand. O seu primeiro papel principal, também em 1997, foi como "Lucinda Leplastrier" na produção "Oscar and Lucinda" ("Óscar e Lucinda"), contracenando com Ralph Fiennes. Coincidentemente, Peter Carey, o autor de "Óscar e Lucinda", tinha conhecido o pai de Blanchett, Bob, quando ambos trabalhavam em publicidade em Melbourne. Blanchett foi nomeada para o seu primeiro prémio, o Australian Film Institute Awards de melhor actriz por este papel, mas perdeu para Pamela Rabe em "The Well". No entanto, ganhou o prémio AFI de melhor actriz secundária, no mesmo ano, pelo seu papel como Lizzie na comédia romântica "Thank God He Met Lizzie", co-estrelada por Richard Roxburgh e Frances O'Connor.

O seu primeiro grande papel de visibilidade internacional foi como Elizabeth I da Inglaterra, em 1998, no filme "Elizabeth". Por esse papel, recebeu uma nomeação ao Óscar de melhor actriz. Blanchett perdeu para Gwyneth Paltrow pelo seu papel em "Shakespeare in Love" ("As Paixões de Shakespeare"), mas ganhou um British Academy Award (BAFTA) e um Globo de Ouro de melhor actriz em filme de drama. No ano seguinte, Blanchett foi nomeada a um outro prémio BAFTA pelo seu papel de apoio em "The Talented Mr. Ripley" ("O Talentoso mr, Ripley").

Já como uma aclamada actriz, Blanchett recebeu uma série de novos fãs, quando apareceu em "The Lord of the Rings: The Fellowship of the Ring" ("O Senhor dos Anéis: A Irmandadade do Anel"), de Peter Jackson. Desempenhou o papel de Galadriel nos três filmes  da saga. A trilogia detém o recorde como a mais "alta" trilogia cinematográfica de todos os tempos.

Mais tarde, em 2005, Cate ganhou o Óscar de melhor actriz secundária pelo seu papel de Katharine Hepburn no filme "The Aviator" ("O Aviador"), de Martin Scorsese. Isso tornou Cate a primeira actriz a ganhar um Óscar por interpretar um artista vencedora do mesmo prémio.

Em 2006 estrelou "Babel" ao lado de Brad Pitt, e "Notes on a Scandal" ("Diário de um Escândalo"), interpretando Sheba Hart e contracenando com Dame Judi Dench. Coincidentemente, Dench ganhou o Óscar de melhor actriz secundária por interpretar a rainha inglesa Elizabeth I, no mesmo ano, Blanchett perdeu por interpretar a mesma figura histórica, embora numa categoria diferente.

Blanchett recebeu a sua terceira nomeação ao Óscar pelo seu desempenho no filme (Dench também foi nomeada ao Óscar, embora de actriz secundária).

Em 2007, ganhou o prémio Volpi Cup de melhor actriz no Festival de Cinema de Veneza e um Globo de Ouro de melhor actriz secundária, por retratar uma das seis encarnações de Bob Dylan no filme "I'm Not There" ("I'm Not There - Não Estou Aí") de Todd Haynes e "reprisou" o seu papel como Elizabeth I na sequência de Elizabeth intitulada "Elizabeth: The Golden Age" ("Elizabeth: A Era de Ouro"). Na 80ª cerimônia do Oscar, Blanchett recebeu duas nomeações, incluindo Melhor Actriz por "Elizabeth: The Golden Age" ("Elizabeth: A Era de Ouro") e Melhor Actriz Secundária por "I'm Not There - Não Estou Aí"), tornando-se apenas o 11º actor a receber duas candidaturas no mesmo ano, e a primeira actriz a receber outra nomeação por "reprisar" um papel.

Em 2007, Blanchett foi nomeada pela revista TIME como uma das 100 pessoas mais influentes em todo o mundo e também uma das mais bem sucedidas actrizes pela revista Forbes. Actuou no filme "Indiana Jones and the Kingdom of the Crystal Skull" ("Indiana Jones e o Reino da Caveira de Cristal"), como a agente da KGB Cel. Dra. Irina Spalko.

Blanchett e o seu marido assinaram contrato de três anos como co-directores artísticos da Sydney Theatre Company, em Janeiro de 2008. Os seus contratos incluíam uma cláusula que permitia que qualquer um deles pudesse ter três meses de cada ano para exercer outras actividades.

Blanchett apareceu no cinema com Brad Pitt, pela segunda vez em "The Curious Case of Benjamin Button2 ("O Curioso Caso de Benjamin Button"), de David Fincher. No final de 2008, Blanchett "emprestou" a sua voz para o filme "Gake no ue no Ponyo" no papel de Gran Mamare.

A 5 de Dezembro de 2008, Blanchett foi honrada com uma estrela no Passeio da Fama, no Hollywood Boulevard, em frente ao Grauman's Egyptian Theatre.

Depois de interpretar a vilã russa Irina Spalko em "Indiana Jones and the Kingdom of the Crystal Skull" ("Indiana Jones e o Reino da Caveira de Cristal"), membros do Partido Comunista Russo declararam que Cate deveria "estar sob ameaça de desemprego por aceitar o papel no filme" e que ela e Harrison Ford eram "actores de segunda categoria".

Prémios e nomeações

AnoFilmeTítulo em PortuguêsPapelPrêmios 7
1997Oscar and LucindaOscar e LucindaLucinda LeplastrierIndicada - Melhor atriz Australian Film Institute Awards
Indicada - Melhor atriz Film Critics Circle of Australia Award
1997Thank God He Met LizzieAinda Bem que Ele Conheceu LizzieLizzieIndicada - Melhor atriz coadjuvante Australian Film Institute Awards
Indicada - Melhor atriz coadjuvante Film Critics Circle of Australia Award
1998ElizabethElizabethRainha ElizabethMelhor atriz - BAFTA Award
Melhor Atriz - Broadcast Film Critics Association Award
Melhor atriz - Chicago Film Critics Association Award
Melhor atriz - Chlotrudis Award
Melhor atriz - Empire Award
Melhor atriz - Golden Globe Award – Motion Picture Drama
Melhor revelação - Las Vegas Film Critics Society Awards
Melhor atriz - London Film Critics Circle Award
Melhor atriz - Online Film Critics Society Award
Melhor atriz - Satellite Award – Motion Picture Drama
Melhor atriz - Southeastern Film Critics Association Award
Melhor atriz - Toronto Film Critics Association Award
Indicada – Melhor atriz - Academy Award
Indicada – Melhor atriz - Boston Society of Film Critics Award
Indicada – Melhor revelação - Empire Award
Indicada – Melhor revelação - MTV Movie Award
Indicada – Melhor atriz - National Society of Film Critics Award
Indicada – Melhor atriz - Screen Actors Guild Award
1999An Ideal HusbandO Marido IdealLady Gertrude ChilternIndicada – Melhor atriz coadjuvante - Chlotrudis Award
Indicada – Melhor atriz coadjuvante- Satellite Award – Motion Picture
1999The Talented Mr. RipleyO Talentoso Mr. RipleyMeredith LogueIndicada – Melhor atriz coadjuvante - BAFTA Award
Indicada – Melhor atriz coadjuvante - Chlotrudis Award
2000The Giftbr: O Dom da PremoniçãoAnnabelle "Annie" WilsonIndicada – Melhor atriz - Phoenix Film Critics Society Award
Indicada – Melhor atriz - Saturn Award
2000The Man Who Criedbr: Porque os Homens ChoramLolaMelhor atriz coadjuvante - Florida Film Critics Circle Award
Melhor atriz coadjuvante - National Board of Review Award
Indicada – Melhor atriz coadjuvante - Chlotrudis Award
2001The Shipping Newsbr: 'Chegadas e PartidasPetalMelhor atriz coadjuvante - Florida Film Critics Circle Award
Melhor atriz coadjuvante - National Board of Review Award
2001Charlotte Graybr: Charlotte Gray - Paixão Sem FronteirasCharlotte GrayIndicada – Melhor atriz - Kansas City Film Critics Circle Award
Indicada –Melhor atriz - Las Vegas Film Critics Society Awards
Indicada – Melhor atriz - San Diego Film Critics Society Award
Indicada – Melhor atriz - Satellite Award – Motion Picture Drama
2001The Lord of the Rings: The Fellowship of the Ringbr: O Senhor dos Anéis: A Sociedade do AnelGaladrielMelhor atriz coadjuvante - Florida Film Critics Circle Award
Melhor atriz coadjuvante - National Board of Review Award for Best Supporting Actress
Melhor Elenco - Phoenix Film Critics Society Award
Indicada – Melhor elenco - Screen Actors Guild Award - Motion Picture
2001Banditsbr: Vida BandidaKate WheelerMelhor atriz coadjuvante - Florida Film Critics Circle Award
Indicada – Melhor atriz - American Film Institute Award
Indicada – Melhor atriz - Golden Globe Award – Motion Picture Musical ou Comédia
Indicada – Melhor atriz coadjuvante -Screen Actors Guild Award
2002The Lord of the Rings: The Two Towersbr: O Senhor dos Anéis: As Duas TorresGaladrielMelhor elenco - Online Film Critics Society Award
Melhor elenco - Phoenix Film Critics Society Award
Indicada – Melhor elenco - Screen Actors Guild Award - Motion Picture
2003The Lord of the Rings: The Return of the Kingbr: O Senhor dos Anéis: O Retorno do ReiGaladrielMelhor elenco - Broadcast Film Critics Association Award
Melhor elenco - National Board of Review Award
Melhor elenco - Screen Actors Guild Award - Motion Picture
Indicada – Melhor elenco - Phoenix Film Critics Society Award
2003The Missingbr: DesaparecidasMagdalena GilkesonIndicada – Melhor atriz - Saturn Award
2003Coffee and Cigarettesbr: Sobre Café e CigarrosCate / ShellyAtor do ano - Central Ohio Film Critics Association Award
Melhor atriz coadjuvante - Los Angeles Film Critics Association Award (segundo lugar)
Indicada – Melhor atriz coadjuvante -Chlotrudis Award
Indicada – Melhor atriz coadjuvante - Independent Spirit Award
Indicada – Melhor atriz coadjuvante -Vancouver Film Critics Circle Award
2003Veronica Guerinbr: O Custo da CoragemVeronica GuerinIndicada – Melhor atriz - Empire Award
Indicada – Melhor atriz - Golden Globe Award – Motion Picture Drama
Indicada – Melhor atriz - Washington D.C. Area Film Critics Association Award
2004The Life Aquatic with Steve Zissoubr: A Vida Marinha com Steve ZissouJane Winslett-RichardsonAtor do Ano - Central Ohio Film Critics Association Award
Melhor atriz coadjuvante - Las Vegas Film Critics Society Awards
Indicada - Melhor elenco- Broadcast Film Critics Association Award
2004The Aviatorbr/pt: O AviadorKatharine HepburnMelhor atriz coadjuvante - Academy Award
Melhor atriz coadjuvante - BAFTA Award
Melhor atriz coadjuvante - Boston Society of Film Critics Award(terceiro lugar)
Ator do ano - Central Ohio Film Critics Association Award
Melhor atriz coadjuvante - Dallas-Fort Worth Film Critics Association Award 2nd place)
Melhor atriz coadjuvante -Italian Online Movie Award
Melhor atriz coadjuvante -Kansas City Film Critics Circle Award
Melhor atriz coadjuvante - Las Vegas Film Critics Society Awards
Melhor atriz coadjuvante -Los Angeles Film Critics Association Award (2nd place)
Melhor atriz coadjuvante - National Society of Film Critics Award (segundo lugar)
Melhor atriz coadjuvante - Online Film Critics Society Award
Revelação Melhor atriz coadjuvante - Screen Actors Guild Award
Melhor atriz coadjuvante - St. Louis Gateway Film Critics Association Award
Melhor atriz coadjuvante - Washington D.C. Area Film Critics Association Award
Indicada - Melhor atriz coadjuvante - Broadcast Film Critics Association Award
Indicada - Melhor atriz - Empire Award
Indicada - Melhor atriz coadjuvante - Golden Globe Award – Motion Picture
Indicada - Screen Actors Guild Award for Outstanding Performance by a Cast in a Motion Picture
Indicada - Melhor atriz coadjuvante - Satellite Award – Motion Picture
Indicada - Melhor atriz coadjuvante - Vancouver Film Critics Circle Award
2005Little Fishbr Sob o Efeito da ÁguaTracy HeartMelhor atriz - Australian Film Institute Award
Melhor atriz - Film Critics Circle of Australia Award
2006Babelpt/br: BabelSusan JonesGotham Award for Best Ensemble Cast
Palm Springs International Film Festival Award for Best Cast
San Diego Film Critics Society Award for Best Performance by an Ensemble
Indicada - Melhor elenco- Broadcast Film Critics Association Award
Indicada - Screen Actors Guild Award for Outstanding Performance by a Cast in a Motion Picture
2006The Good Germanbr: O Segredo de BerlimLena BrandtSant Jordi Award for Best Foreign Actress
2006Notes on a Scandalpt: Notas Sobre um EscândaloSheba HartDallas-Fort Worth Film Critics Association Award for Best Supporting Actress
Melhor atriz coadjuvante - Florida Film Critics Circle Award
Gransito Movie Award for Best Best on-screen duo (shared with Judi Dench)
Melhor atriz coadjuvante - Oklahoma Film Critics Circle Award
Phoenix Film Critics Society Award for Best Supporting Actress
Sant Jordi Award for Best Foreign Actress
Melhor atriz coadjuvante - Toronto Film Critics Association Award
Melhor atriz coadjuvante - Vancouver Film Critics Circle Award
Indicada - Melhor atriz coadjuvante - Academy Award
Indicada - Melhor atriz coadjuvante - British Independent Film Award
Indicada - Melhor atriz coadjuvante - Broadcast Film Critics Association Award
Indicada - Melhor atriz coadjuvante - Chicago Film Critics Association Award
Indicada - Melhor atriz coadjuvante - Golden Globe Award – Motion Picture
Indicada - Melhor atriz coadjuvante - Gransito Movie Award
Indicada - Melhor atriz coadjuvante - Online Film Critics Society Award
Indicada - Satellite Award for Best Supporting Actress – Motion Picture
Indicada - Melhor atriz coadjuvante - Saturn Award
Indicada - Screen Actors Guild Award for Outstanding Performance by a Female Actor in a Supporting Role
Indicada - St. Louis Gateway Film Critics Association Award for Best Supporting Actress
2007Elizabeth: The Golden Agebr:Elizabeth: A Era de OuroRainha Elizabeth IAustralian Film Institute Award for Best Actress in a Leading Role
Gransito Movie Award for Best Actress in a Leading Role
Sant Jordi Award for Best Foreign Actress
Indicada - Academy Award for Best Actress
Indicada - BAFTA Award for Best Actress in a Leading Role
Indicada - Broadcast Film Critics Association Award for Best Actress
Indicada - Empire Award for Best Actress
Indicada - Golden Globe Award for Best Actress – Motion Picture Drama
Indicada - Irish Film and Television Award for Best International Actress
Indicada - Screen Actors Guild Award for Outstanding Performance by a Female Actor in a Leading Role
Indicada - St. Louis Gateway Film Critics Association Award for Best Actress
2007I'm Not Therebr: Não Estou LáJudeMelhor elenco - Boston Society of Film Critics Award (segundo lugar)
Melhor atriz coadjuvante - Boston Society of Film Critics Award (segundo lugar)
Melhor atriz coadjuvante - Chicago Film Critics Association Award
Melhor atriz coadjuvante - Central Ohio Film Critics Association Award f
Melhor atriz coadjuvante - Chlotrudis Award
Melhor atriz coadjuvante - Dallas-Fort Worth Film Critics Association Award (terceiro lugar)
Melhor atriz coadjuvante - Golden Globe Award – Motion Picture
Melhor atriz coadjuvante - Gransito Movie Award
Melhor atriz coadjuvante - Independent Spirit Award
Melhor atriz coadjuvante - Italian Online Movie Award
Melhor atriz coadjuvante - Las Vegas Film Critics Society Awards
Melhor atriz coadjuvante - Los Angeles Film Critics Association Award (segundo lugar)
Melhor atriz coadjuvante - National Society of Film Critics Award
Melhor atriz coadjuvante - New York Film Critics Circle Award (segundo lugar)
Melhor atriz coadjuvante - San Diego Film Critics Society Award (segundo lugar)
Melhor atriz coadjuvante - Southeastern Film Critics Association Award (segundo lugar)
Melhor atriz coadjuvante - Toronto Film Critics Association Award
Melhor atriz coadjuvante - Utah Film Critics Association Award (segundo lugar)
Melhor atriz coadjuvante - Village Voice Film Poll
Volpi Cup – Venice Film Festival
Women Film Critics Circle for Special Mention for a Female's Right to Male Roles in Movies
Indicada – Melhor atriz coadjuvante - Academy Award
Indicada – Melhor atriz coadjuvante - Alliance of Women Film Journalists Award
Indicada – Melhor atriz coadjuvante - BAFTA Award
Indicada – Melhor atriz coadjuvante - Broadcast Film Critics Association Award
Indicada – Melhor atriz coadjuvante - Detroit Film Critics Society Award
Indicada – Melhor atriz- Dublin Film Critics Circle Award
Indicada –Melhor atriz coadjuvante - Houston Film Critics Society Award
Indicada – Melhor atriz coadjuvante - Online Film Critics Society Award
Indicada – Melhor atriz- Satellite Award – Motion Picture Musical ou Commédia
Indicada – Revelação de melhor atriz coadjuvante - Screen Actors Guild Award
Indicada – Melhor atriz coadjuvante - St. Louis Gateway Film Critics Association Award
Indicada – Melhor atriz coadjuvante - Vancouver Film Critics Circle Award
2008Indiana Jones and the Kingdom of the Crystal Skullbr: Indiana Jones e o Reino da Caveira de CristalIrina SpalkoIndicada - Melhor vilã- Teen Choice Award
Indicada - People's Choice Award for Female Action Star
2008The Curious Case of Benjamin Buttonbr: O Curioso Caso de Benjamin ButtonDaisyNominated – Broadcast Film Critics Association Award for Best Actress
Indicada - Melhor elenco- Broadcast Film Critics Association Award
Indicada - Melhor atriz - Houston Film Critics Society Award
Indicada - Melhor atriz - Saturn Award
Indicada – Melhor Revelação (elenco)- Screen Actors Guild Award
Indicada – Melhor atriz - St. Louis Gateway Film Critics Association Award
2010Robin Hoodbr: Robin HoodLady MarionIndicada – Teen Choice Award for Movie Actress: Action Adventure
Indicada – Scream Awards for Best Fantasy Actress
2011Hannabr: HannaMarissa WieglerIndicada –St. Louis Gateway Film Critics Association Award for Best Supporting Actress
2013Blue Jasminebr: Blue JasmineJeanette "Jasmine" FrancisMelhor atriz - Academy Award
Melhor atriz - BAFTA Award
Melhor atriz - Boston Online Film Critics Association Award
Melhor atriz - Boston Society of Film Critics Award
Melhor atriz - Los Angeles Film Critics Association Award
Melhor atriz - New York Film Critics Circle Award
Melhor atriz - New York Film Critics Online Award
Melhor atriz - San Diego Film Critics Society Award
Melhor atriz - San Francisco Film Critics Circle Award
Revelação do ano - Santa Barbara International Film Festival Award
Melhor atriz - Washington D.C. Area Film Critics Association Award
Melhor atriz - Screen Actors Guild Award for Outstanding Performance by a Female Actor in a Leading Role
Melhor atriz - AACTA International Award
Melhor atriz - Alliance of Women Film Journalists Award
Melhor atriz - Chicago Film Critics Association Award
Globo de Ouro de Melhor Atriz em cinema - Drama
Melhor atriz - Independent Spirit Award
Melhor atriz - Online Film Critics Society Award
Melhor atriz - Phoenix Film Critics Society Award
Melhor atriz - Satellite Award – Motion Picture
Melhor atriz - St. Louis Gateway Film Critics Association Award
Indicada – Detroit Film Critics Society for Best Ensemble
Indicada – Melhor atriz- Gotham Independent Film Award
Indicada - Melhor atriz- Academy Award




FILMOGRAFIA


 2017 Jungle Book: Origins (filming)
Kaa
 2016 Weightless (post-production)
 2015 Truth (post-production)
Mary Mapes
 2015 Carol
Carol Aird
 2015 Cinderela
Stepmother
 2015 Knight of Cups
Nancy
 2014 O Hobbit: A Batalha dos Cinco Exércitos
Galadriel
 2014 Como Treinares o Teu Dragão 2
Valka (voice)
 2014 Rake (TV Series)
Clarice Greene
- Episode #3.3 (2014) ... Clarice Greene
 2014 The Monuments Men - Os Caçadores de Tesouros
Claire Simone
 2013 O Hobbit: A Desolação de Smaug
Galadriel
 2013 Making a Scene (Short)
Woman
 2013 The Galapagos Affair: Satan Came to Eden (Documentary)
Dore Strauch (voice)
 2013/I The Turning
Gail Lang (segment "Reunion")
 2013 Blue Jasmine
Jasmine
 2012 A Cautionary Tail (Short)
Narrator 1 (voice)
 2012 O Hobbit: Uma Viagem Inesperada
Galadriel
 2012 Family Guy (TV Series)
Queen Elizabeth II / Penelope
- Viewer Mail #2 (2012) ... Queen Elizabeth II (voice)
- Mr. & Mrs. Stewie (2012) ... Penelope (voice)
 2011 Hanna
Marissa Wiegler
 2011 The Last Time I Saw Michael Gregg (Video)
 2010 Robin Hood
Marion Loxley
 2008 O Estranho Caso de Benjamin Button
Daisy
 2008 Ponyo à Beira-Mar
Granmamare (English version, voice)
 2008 Indiana Jones e o Reino da Caveira de Cristal
Irina Spalko
 2007 Elizabeth - A Idade de Ouro
Queen Elizabeth I
 2007 I'm Not There - Não Estou Aí
Jude
 2007 Hot Fuzz - Esquadrão de Província
Janine (uncredited)
 2006 Diário de um Escândalo
Sheba Hart
 2006 O Bom Alemão
Lena Brandt
 2006/I Babel
Susan
 2005 Raia Miúda
Tracy
 2004 O Aviador
Katharine Hepburn
 2004 Um Peixe Fora de Água
Jane Winslett-Richardson
 2003 O Senhor dos Anéis - O Regresso do Rei
Galadriel
 2003/I Desaparecidas
Magdalena Gilkeson
 2003 Café e Cigarros
Cate / Shelly (segment "Cousins")
 2003 O Preço da Coragem
Veronica Guerin
 2002 O Senhor dos Anéis - As Duas Torres
Galadriel
 2002/I Heaven - Por Amor
Philippa
 2001 The Shipping News
Petal
 2001 Charlotte Gray
Charlotte Gray
 2001 O Senhor dos Anéis - A Irmandade do Anel
Galadriel
 2001 Bandidos
Kate Wheeler
 2000 O Dom
Annabelle 'Annie' Wilson
 2000 Um Homem Chora
Lola
 1999 O Talentoso Mr. Ripley
Meredith Logue
 1999 Tudo Sob Controlo
Connie Falzone
 1999 Um Marido Ideal
Lady Gertrude Chiltern
 1999 Bangers (Short)
Julie-Anne
 1998 Elizabeth
Elizabeth I
 1997 Oscar e Lucinda
Lucinda Leplastrier
 1997 Thank God He Met Lizzie
Lizzie
 1997 A Estrada do Paraíso
Susan Macarthy
 1996 Parklands
Rosie
 1995 Bordertown (TV Mini-Series)
Bianca
- Episode #1.9 (1995) ... Bianca
- Episode #1.10 (1995) ... Bianca
- Episode #1.8 (1995) ... Bianca
- Episode #1.7 (1995) ... Bianca
- Episode #1.6 (1995) ... Bianca
Show all 10 episodes
 1994 G.P. (TV Series)
Janie Morris
- Natural Selection (1994) ... Janie Morris
 1994 Heartland (TV Mini-Series)
Elizabeth Ashton
- Episode #1.8 (1994) ... Elizabeth Ashton
- Episode #1.7 (1994) ... Elizabeth Ashton
- Episode #1.6 (1994) ... Elizabeth Ashton
- Episode #1.5 (1994) ... Elizabeth Ashton
- Episode #1.4 (1994) ... Elizabeth Ashton
Show all 8 episodes
 1994 Police Rescue
Vivian
 1993 Police Rescue (TV Series)
Mrs. Haines
- The Loaded Boy (1993) ... Mrs. Haines



Nota: o presente texto é uma adaptação de outros documentos constantes na Wikipedia e na IMDB.


T O P    F I V E  (Recomendado)



"O Aviador" (2004)

"Diário de um Escândalo" (2006)

"I'm Not There - Não Estou Aí" (2007)

"O Estranho Caso de Benjamin Button" (2008)

"Blue Jasmine" (2013)




E ainda as sagas:


Diptíco "Elizabeth" (1998, 2007)

Trilogia "O Senhos dos Anéis" (2001. 2002, 2003)

Trilogia "Hobbit" (2012, 2013, 2014)






Sem comentários:

Enviar um comentário