sexta-feira, 8 de maio de 2015

Barbra Streisand (1942 - ... )





Barbara Joana Streisand, mais conhecida como Barbra Streisand, é uma cantora, compositora, actriz, realizadora e produtora cinematográfica norte-americana, de origem judia, nascida em Brooklyn, Nova Iorque, a 24 de Abril de 1942. Até hoje, já ganhou dois Óscares , oito Grammys , quatro Emmys , um prémio Tony especial e um do American Film Institute.

Barbra é uma das artistas mais bem-sucedidas comercial e criticamente na história do entretenimento moderno, com mais de 71,5 milhões de álbuns vendidos nos Estados Unidos e 140 milhões em todo o mundo.

Streisand é uma das poucas estrelas do show business a conquistar prmios em diversas áreas da arte - óscares (cinema), Grammys (música), Tony (teatro) e Emmy (televisão). Foi também a primeira mulher a simultaneamente produzir, realizar, escrever e actuar num filme: "Yentl", de 1983.

Iniciou a sua carreira, em 1965, com a peça da Broadway "I Can get it For you Wholesale". O seu primeiro disco, "The Barbra Streisand Album", foi lançado em 1963 e foi premiado com dois Grammys.

Barbra possui uma voz poderosa e imprime uma interpretação dramática às músicas que grava, especialmente nas baladas românticas. Fez duetos com artistas como Neil Diamond, Donna Summer, Frank Sinatra, Celine Dion, Bryan Adams, Burt Bacharach e Barry Gibb.

A sua estreia no cinema ocorreu em 1968, com o musical "Funny Girl", que lhe rendeu o Óscar de melhor actriz. Foi também nomeada pelo  seu desempenho no filme "O nosso Amor de Ontem", em 1973. Também ganhou o Óscar de melhor canção original no filme "Nasce uma Estrela", em 1976.

Em 1964, casou-se com o actor Elliot Gould, com quem teve o seu único filho, Jason, mas o divórcio surgiu pouco depois de ter conquistado o Óscar de melhor actriz. Depois de vários romances, voltou a casar, em 1998, com o actor e realizador James Brolin.

Carreira Cinematográfica

O seu primeiro filme foi um reprise do seu sucesso da Broadway, "Funny Girl" (1968), um sucesso artístico e comercial dirigido pelo veterano William Wyler . Streisand ganhou o Óscar de Melhor Actriz para o papel, compartilhando-o com Katharine Hepburn ( "O Leão no Inverno"). Foi a única vez que houve um empate nesta categoria do Óscar. O seu filme seguinte também foi baseado num musicail, "Hello, Dolly!", dirigido por Gene Kelly (1969) e Alan Jay Lerner.Seguiu-se "Melinda" ("On a Clear Day You Can See Forever"), outro musical dirigido por Vincente Minnelli.

Durante a década de 1970, Streisand "estrelou" várias comédias , incluindo "Que se Passa, Doutor?" ("What's Up, Doc?") (1972) e "Treinador de Saias" ("The Main Event") (1979), ambos co-estrelados por Ryan O'Neal. Um dos seus papéis mais famosos durante este período ocorreu no drama "O Nosso Amor de Ontem" ("The Way We Were") (1973) com Robert Redford , pelo qual recebeu uma nomeação ao Óscar como Melhor Actriz. Ganhou o seu segundo Óscar,  este de Melhor Canção Original como compositora (em conjunto com o letrista Paul Williams ) para a canção " Evergreen ", de "Nasceu uma Estrela" ("A Star Is Born") , em 1976.

Trabalho como Realizadora e Argumentista

Streisand iniciou o seu trabalho como realizadora, produtora e argumentista com o filme "Yentl" pelo qual se tornou a primeira mulher da história a actuar, realizar, produzir e escrever um filme. Também se tornou a primeira mulher a vencer um Globo de Ouro de Melhor Realizador, mas apesar de ter vencido o globo de ouro o filme nem sequer foi nomeado nem para o Óscar de melhor filme, nem para o Óscar de melhor realizador o que causou muita discussão.

Após o sucesso de "Yentl", Streisand realizou e produziu mais dois filmes "Príncipe das Marés" ("The Prince of Tides"), em 1991, e "As Duas Faces do Espelho" ("The Mirror Has Two Faces"), em 1996. Pelo o filme "Príncipe das Marés" recebeu mais uma nomeação ao Óscar, dessa vez na categoria de Melhor Filme, mas voltou a não ser nomeada na categoria de Melhor Realizador.

Após oito anos afastada do cinema, Streisand retornou ao cinema em 2004 com o filme "Meet the Fockers" (e na sequência "Meet the Parents"), actuando ao lado de Dustin Hoffman , Ben Stiller , Blythe Danner e Robert De Niro .

Em 2009 foi revelado que Streisand estaria disputando com Glenn Close e Meryl Streep o papel de Norma Desmond no filme adaptação da versão musical de "Crepúsculo dos Deuses" ("Sunset Boulevard").


FILMOGRAFIA COMO ACTRIZ

 2012 Não Há Culpa Nem Desculpa!
Joyce Brewster

 2010 Não Há Família Pior!
Roz Focker

 2004 Uns Compadres do Pior
Rozalin Focker

 1996 As Duas Faces do Espelho
Rose Morgan

 1991 O Príncipe das Marés
Susan Lowenstein

 1987 Louca
Claudia Draper

 1984 Sunday Night Live (TV Movie)
Honorary Chairperson

 1983 Yentl
Yentl

 1981 Até de Madrugada
Cheryl Gibbons

 1979 Treinador de Saias
Hillary Kramer

 1976 Nasce Uma Estrela
Esther Hoffman

 1975 Funny Lady
Fanny Brice

 1974 A Minha Mulher é Doida!
Henrietta 'Henry' Robbins

 1973 O Nosso Amor de Ontem
Katie

 1972 A Mulher das Mil Caras
Margaret Reynolds

 1972 Que Se Passa Doutor?
Judy Maxwell

 1970 O Mocho e a Gatinha
Doris

 1970 Melinda
Daisy Gamble

 1969 Hello, Dolly!
Dolly Levi


 1968 Funny Girl: Uma Rapariga Endiabrada 
Fanny Brice


FILMOGRAFIA COMO REALIZADORA

 2017 Untitled Barbra Streisand Project (announced)
 2009 Streisand: Live in Concert (TV Special documentary)
 2001 Timeless: Live in Concert (TV Special documentary)
 1996 As Duas Faces do Espelho
 1995 Barbra: The Concert (TV Special documentary)
 1991 O Príncipe das Marés
 1983 Yentl




Nota: o presente texto é uma adaptação de outros documentos constantes na Wikipedia e na IMDB.


T O P    F I V E como actriz (Recomendado)


Funny Girl: Uma Rapariga Endiabrada (1968)

Hello, Dolly! (1969)

O Nosso Amor de Ontem (1973)

Nasce uma Esrrela (1976)

Yentl (1983)





Sem comentários:

Enviar um comentário