segunda-feira, 27 de janeiro de 2014

Rodolfo Valentino (1895 - 1926)





Rodolfo Alfonso Raffaello Pierre Filibert Guglielmi di Valentina D'Antonguolla, mais conhecido como Rudolfo Valentino, foi um actor italiano - radicado nos Estados Unidos - nascido a 6 de Maio de 1895, em Castellaneta (Puglia) e falecido em 23 de Agosto de 1926, em Nova Iorque, em consequência de uma úlcera, aos 31 anos de idade.

Em 1913, imigrou para os Estados Unidos, tendo trabalhado como jardineiro e lavador de pratos. Em 1918, desempenhou pequenos papéis em Hollywood. A sua fotogenia e habilidade como dançarino garantiram-lhe um lugar no elenco de "Os Quatro Cavaleiros do Apocalipse", em 1921,. O sucesso do filme foi tal que Valentino,  rapidamente, se transformou num astro idolatrado pelo público. O filme foi uma das primeiras películas a obter lucro superior a um milhão de dólares, atingindo a sexta posição do ranking de bilheteiras de então.

No entanto, a Metro parecia pouco disposta a reconhecê-lo como estrela - provavelmente devido à falta de confiança do realizador Rex Ingram no talento de Rudolfo. Assim sendo, recusaram dar-lhe dar um aumento de 350 dólares ao seu salário semanal. Para que ele fizesse a continuação do filme, forçaram-no a participar de um filme de série B, chamado "Uncharted Seas". Como o clima entre Valentino e o estúdio não melhorou, depois de rodar "The Conquering Power", rescindiu contrato e aceitou o convite de produtores franceses para voltar à Europa, com melhor salário e, sobretudo, mais respeito pelo seu trabalho como actor.

O produtor Jesse Lasky pretendia capitalizar o sucesso de Valentino, pelo que resolveu explorar a sua imagem de "latin lover". Nessa linha, no filme "The Sheik", Valentino interpretou o Sheik Ahmed Ben Hassan. O filme foi um sucesso e definiu não só a sua carreira, mas também a sua imagem e o seu legado para a posteridade.

Nos 15 meses seguintes, os produtores produziram mais quatro filmes nessa linha. Em Novembro de 1921, Valentino trabalhou ao lado de Gloria Swanson em "Beyond the Rocks", filme repleto de "figurinos extravagantes". A revista Photoplay comentou que o filme estava fora da realidade. Lançado em 1922, a película teve uma péssima aceitação da crítica.

Também em 1922, Valentino começou a trabalhar com Mathis noutro filme - "Sangue e Areia" - em que Valentino contracenava com Lila Lee e Nita Naldi. Valentino interpretava um toureiro, cujo nome era Juan Gallardo. Acreditando inicialmente que o filme seria rodado na Espanha, Valentino descobriu que o estúdio planeou o lançamento em Hollywood, e que o realizador e a produção haviam sido mudados. Independentemente disso tudo, o filme foi um sucesso. A crítica considerou mesmo o filme como uma obra prima. "Blood and Sand" tornou-se um dos quatro filmes mais rentáveis de 1922, quebrando recordes de bilheteira.

Valentino volta a Nova Iorque, após o lançamento de "The Young Rajah", passando a ser constantemente perseguido pela imprensa. 

No final de 1922, Valentino conhece George Ullman, que viria a ser seu empresário. Ullman tinha trabalhado com a Mineralava Beauty Clay Company, e convenceu os produtores que Valentino era perfeito para actuar ao vivo frente a multidões, graças à sua legião de fãs. A tournée que criaram foi um tremendo sucesso, com Valentino a actuar em 88 cidades nos EUA e Canadá. Além da digressão, Valentino e a produtora Mineralava patrocinavam concursos e produtos de beleza. Um destes concursos foi filmado pelo jovem David O. Selznick, e intitulado "Rudolph Valentino and His 88 Beauties".

Em 1924, Valentino fez o último filme para os estúdios de Jesse Lasky, "The Sainted Devil", que, se perdeu, não havendo hoje qualquer cópia. Tinha figurinos diferentes e uma história fraca. Apesar disso, começou vendendo muito bem, tornando-se, com o tempo, mais um fracasso.

Com o contrato cumprido, Valentino foi "libertado" por Jesse, mas obrigado a fazer quatro filmes para a Ritz-Carlton. O seu filme seguinte foi "The Hooded Falcon". A produção começou mal, Valentino pediu a Mathis que o re-escrevesse, o que este tomou como um insulto. Ficou sem falar com Valentino durante dois anos.

A 15 de Agosto de 1926, Valentino teve um colapso, no Hotel Ambassador, em Nova Iorque. Foi hospitalizado na Policlínica de Nova Iorque e submeteu-se a uma cirurgia, dado ter uma úlcera perfurada. A cirurgia foi bem sucedida e ele parecia estar a recuperar. Infelizmente, apareceu-lhe uma peritonite, que se propagou por todo o corpo. Morreu oito dias mais tarde.

Mais de 100 000 pessoas acorreram às ruas de Nova Iorque para expressar as suas condolências. O evento em si transformou-se num drama real: a atriz Pola Negri, que dizia ter casado em segredo com Valentino, atirou-se num ataque de histeria para cima do caixão, enquanto as fãs despedaçavam janelas. Soube-se mais tarde que tal fazia parte de um planeado golpe publicitário. A missa fúnebre de Valentino em Nova Iorque ocorreu na igreja católica romana de "Malachy de Saint".

O corpo de Valentino foi levado de comboio, E.U.A. fora. Foi mesmo realizado um segundo funeral na costa oeste, na Igreja Católica do Bom Pastor em Beverly Hills.

June Mathis - grande amiga de Valentino - ofereceu a sua cripta para que Valentino fosse enterrado. Mathis morreu no ano seguinte e Valentino foi colocado na cripta adjacente. Ambos estão ainda hoje enterrados, lado a lado, no cemitério de Hollywood.





Nota: o presente texto é uma adaptação de outros documentos constantes na Wikipedia e IMDB.



T O P    F I V E   (Recomendado)


Os Quatro Cavaleiros do Apocalipse (1921)

O Sheik (1921)

Beyond the Rocks (1922)

A Águia Negra (1925)

O Filho do Sheik (1926)



Sem comentários:

Enviar um comentário