domingo, 19 de janeiro de 2014

Pola Negri (1897–1987)





Pola Negri, nome artístico de Barbara Apolonia Chałupiec foi uma actriz polaca radicada nos Estados Unidos. Nasceu em Lipno (Polónia), a 31 de Dezembro de 1894, e morreu em San António, Los Angeles (E.U.A.), a 1 de Agosto de 1987, aos 92 anos, vítima de uma pneumonia.

Pola iniciou as suas actividades artísticas, como bailarina, no Ballet Imperial Russo, apesar de ser oriunda de uma família polca humilde. O pai foi mesmo detido pelo exército russo e deportado para a Siberia, acusado de "atitudes anti-czaristas". Por razões de saúde - para alguns uma pneumonia, para outros uma lesão - foi forçada a abandonar o ballet, tendo então ingressado na Escola de Arte Dramática de Varsóvia, onde teve a sua formação com actriz. 

Emigrou depois para Berlim, vindo então a integrar a companhia de teatro de Max Reinhardt. Mais tarde conheceu Ernst Lubitsch com quem rodou dois filmes.

Foi a primeira actriz europeia a ser levada para os Estados Unidos e a ter sucesso. Após chamar a atenção pelos seus trabalhos em "Carmen" (1918) e em "Madame DuBarry" (1919), ambos realizados na Alemanha, Pola Negri foi para Hollywood, em 1921, com o realizador Ernest Lubitsch, que a tinha dirigido nesses dois filmes.

Contratada pela Paramount, trabalhou nas películas "Bella Donna" e "Beijos que se vendem", dirigidos por George Fitzmaurice. Foi uma das heroínas do cinema mudo, sendo considerada uma vamp, que levava os homens que se aproximavam dela ao perigo e ao pecado.

Com a chegada do cinema sonoro, a sua popularidade, adquirida nos anos 20, desvaneceu-se por completo devido ao seu forte sotaque polaco e à sua dificuldade em falar inglês. Regressou à Alemanha e trabalhou para os estúdios UFA, controlados então por Goebbels. Com a iminente queda da França, em 1940, na Segunda Guerra Mundial, voltou aos Estados Unidos, tendo-se naturalizado como cidadã norte-americana em 1951.

Na vida sentimental são-lhe apontados romances com Rodolfo Valentino e Charles Chaplin. Passou os últimos vinte e cinco anos de sua vida retirada do mundo artístico na sua residência no Texas. 



Nota: o presente texto é uma adaptação de outros documentos constantes na Wikipedia e IMDB.



T O P    F I V E   (Recomendado)



Os Olhos da Múmia (1918)

Carmen (1918)

Madame DuBarry (1919)

Hotel Imperial (1927)

Madame Bovary (1937)





Sem comentários:

Enviar um comentário