segunda-feira, 7 de abril de 2014

James Mason (1909–1984)





James Mason foi um carismático actor britânico nascido em Yorkshire (Inglaterra), a 15 de Maio de 1909, e falecido, de ataque cardíaco, em Lausana (Suiça), a  27 de Julho de 1984.

James Mason foi aluno do Colégio Marborough, tendo, depois, obtido a sua formação em arquitectura na Universidade de Cambridge, antes de decidir que tinha uma melhor oportunidade em ganhar a vida num palco do que projectando casas e prédios.

Mason tornou-se actor teatral em 1930. Chamou a atenção do realizador Al Parker, em 1935, para quem fez o primeiro de mais de 140 filmes, "Late Extra".

Transformou-se rapidamente numa estrela de nível internacional. Em 1954, interpretou um dos seus melhores papéis em "Nasce uma estrela", ao lado de Judy Garland, tendo obtido, pelo seu desempenho, a sua primeira nomeação para o Óscar.

Voltou a ser candidato ao Óscar por mais duas vezes: em 1966, por "Georgy Girl", e,, em 1982, por "Veredicto", mas não venceu em nenhuma das vezes.

Mason - que ao longo da maior parte da sua vida, residiu na Inglaterra e nos Estados Unidos da América - mudou-se para a Suíça, em 1982, para morar em Vevey, uma pequena cidade junto ao lago de Genebra com a esposa, Clarissa Mason. Morreu, de colapso cardíaco, aos 75 anos. Encontra-se sepultado no cemitério comunal de Corsier-sur-Vevey, Vaud (Suíça).

Como curiosidade final, registe-se o facto de que, para além do seu inquestionável talento, Mason fica na história do cinema como uma das vozes mais características da sétima arte.



Nota: o presente texto é uma adaptação de outros documentos constantes na Wikipedia a e IMDB.


T O P    F I V E   (Recomendado)



Rommel, a Raposa do Deserto  (1951)

Assim Nasce Uma Estrela (1954)

Vinte Mil Léguas Submarinas (1954)

Intriga Internacional (1959)

Lolita (1962)




Sem comentários:

Enviar um comentário