quarta-feira, 9 de abril de 2014

Elia Kazan (1909–2003)





Ilías Kazantzóglu, nome de baptismo de Elia Kazan,foi um talentoso r polémico cineasta greco-americano. Nasceu em Constantinopla, a 7 de Setembro de 1909, e morreu em Manathan (Nova Iorque), a 28 de Setembro de 2003. 

Filho de gregos de Constantinopla, a capital do então Império Otomano (antecessor da actual Turquia), Elia Kazan foi um notório director do teatro da Broadway, na década de 1940.. Mais tarde, desenvolveu, também, uma bem sucedida carreira no cinema.

Como ex-membro do Partido Comunista dos Estados Unidos, denunciou colegas do antigo partido ao Comité de Investigações de Actividades Anti-Americanas. Por este motivo, deixou de ser aplaudido por Ed Harris, Nick Nolte, Holly Hunter, Ian McKellen e Ed Begley Jr. durante a cerimónia em que recebeu um Óscar honorário pelo conjunto da sua obra, a todos os títulos notável. Outros artistas, como Sean Penn (cujo pai foi vítima do macartismo), Richard Dreyfuss e Rod Steiger vieram a público declarar a sua oposição à decisão da Academia de Artes e Ciências Cinematográficas. Sobre o seu testemunho no Comitê, Orson Welles teria dito: "Kazan trocou a alma por uma piscina".

Os defensores de Kazan consideram absurdo dizer que ele, pessoalmente, tenha destruído as carreiras de inúmeros colegas, pois os nomes que forneceu já estavam na lista negra do Comité. Mas outros "colegas" acreditam que, ao dar as informações, tacitamente, deu o  seu apoio ao Macartismo.

Elia Kazan que, polémicas à parte realizou alguns dos melhores filmes da história do cinema, tem o seu nome no Passeio da Fama, no número 6800 do Hollywood Boulevard.




Nota: o presente texto é uma adaptação de outros documentos constantes na Wikipedia a e IMDB.


T O P    F I V E   (Recomendado)


A Luz é Para Todos (1947)

 Um Eléctrico Chamado Desejo (1951)

Há Lodo no Cais (1954)      

A Leste do Paraíso (1955)

Esplendor na Relva (1961)



Sem comentários:

Enviar um comentário