Sir David Lean - nascido em (Croydon, Surrey, a 25 de Março de 1908, e falecido em Londres, a 16 de Abril de 1991) foi um conhecido cineasta britânico.
Lean era oriundo de uma família muito tradicional que o proibia de ir ao cinema quando criança. Seguiu a carreira de contabilista, mas, aos 20 anos, largou tudo e entrou para o mundo do cinema. Começou servindo chá e carregando latas de negativos nos estúdios Lime Grove, em Londres. Em pouco tempo, passou a editor e, em 1942, chegou à co-direção do filme "Nosso Barco, Nossa Alma" em parceria com Noel Coward.
No entanto, foi com a adaptação para o cinema das obras de Charles Dickens, "Grandes Esperanças", em 1946, e "Oliver Twist", em 1948, que Lean chamou a atenção dos críticos e do público
Muito detalhado e apaixonado por realizar épicos espectaculares, dirigiu obras inesquecíveis para os amantes do cinema a partir de "A Ponte do Rio Kwai", que venceu o Óscar de melhor filme em 1957. Os seus filmes conquistaram ao todo 28 óscares e renderam muitos milhões de dólares nas bilheteiras. Os recordistas foram "Lawrence da Arábia" e "Dr. Jivago", ambos da década de 1960.
Em 1984, recebeu o título de Cavaleiro do Império Britânico e morreu sem realizar um sonho: levar para as telas o romance "Nostromo" de Joseph Conrad, a história de uma república às voltas com uma revolução.
Teve como principal colaborador nos seus filmes o compositor francês Maurice Jarre, responsável pela trilha sonora dos seus filmes mais conhecidos como "Lawrence da Arábia", "Dr. Jivago" e "Passagem para a Índia", todas vencedoras do Óscar.
Nota: o presente texto é uma adaptação de outros documentos constantes na Wikipedia a e IMDB.
T O P F I V E (Recomendado)
A Ponte do Rio Kwai (1957)
Lawrence da Arábia (1962)
Doutor Jivago (1965)
A Filha de Ryan (1970)
Passagem Para a Índia (1984)
Sem comentários:
Enviar um comentário