Dorothy Lamour - pseudónimo de Mary Leta Dorothy Slaton - foi uma actriz de cinema norte-americana, nascida em Nova Orleães (Louisiana), a 10 de Dezembro de 1914, e falecida em Los Angeles (Califórnia), de ataque cardíaco, a 22 de Setembro de 1996.
Desde muito cedo que Lamour possuía o sonho de ser cantora. A sua beleza exótica valeu-lhe ser eleita, com dezassete anos, Miss Nova Orleães no ano de 1931. Chegou a trabalhar como ascensorista até que se tornou vocalista na banda de Herbie Kay, o seu primeiro marido (1935). Mas, pouco tempo passado, separou-se, partindo para Hollywood para realizar o seu sonho de ser uma estrela. Consegue o seu primeiro papel aos 22 anos- uma "ponta" em "The Stars Can't Be Wrong", em 1936.
Ainda nesse mesmo ano participa noutra película - justamente o papel que veio a "construir" a sua imagem nas telas - como uma "garota das selvas", num filme ao estilo de Tarzan, célebre personagem de Edgar Rice Burroughs, como a selvagem Ulah, vestida em trajes mínimos e sensuais. Este papel impulsionou-lhe a carreira, tornando-a por muitos anos uma das actrizes mais cobiçadas pelas empresas cinematográficas, e escrevendo de vez o seu nome a letras de ouro, como um dos mais poderosos sex-symbol do cinema norte-americano.
Foi então, a partir de 1936, que o seu nome passou a figurar na escassa lista das divas da sétima arte. A sua figura sensual, minimamente vestida - sobretudo para os padrões da época - despertaram a fantasia dos adolescentes de todo o mundo.
Mas Dorothy não foi apenas uma sensual "diva das selvas", também actuou em sete comédias "globe-trotters" - passadas em vários cenários idílicos, mundo fora - com a dupla Bing Crosby e Bob Hope, entre os anos de 1940 e 1962.
A sua extensa filmografia apresenta mais de sessenta filmes no cinema e, na fase final da carreira, com a idade, inúmeras aparições na televisão. Actuou até 1987, ano de seu último trabalho no cinema.
Morreu aos 81 anos, de ataque cardíaco.
Nota: o presente texto é uma adaptação de outros documentos constantes na Wikipedia a e IMDB.
T O P F I V E (Recomendado)
O Furacão (193)
A Sedução de Marrocos (1942)
Morena e Perigosa (1947)
O Maior Espectáculo do Mundo (1952)
A Caminho de Bali (1952)
Sem comentários:
Enviar um comentário