Edith Norma Shearer foi uma famosa actriz de origem canadiana, mais tarde naturalizada norte-americana. Nasceu em Montreal, a 10 de Agosto de 1902 e morreu em Woodland Hills (Los Angeles), a 12 de Junho de 1983.
Shearer foi uma das actrizes mais populares em todo o mundo, a partir de meados da década de 20 até se "reformar" da sétima arte, em 1942. Ganhou um Óscar de melhor actriz em 1930, pelo seu desempenho em "A Divorciada". Era considerada a "Rainha da MGM" (Metro Goldwyn Meyer).
Na infância, Shearer teve lições de piano e de dança. Com catorze anos ganhou um concurso de beleza. Filha de um abastado arquitecto de Montreal, mudou-se com a mãe e a irmã (Athole) para Nova Iorque, após a falência do pai.
Com expressivos olhos azuis, esbelta, Norma tinha tudo para se tornar uma estrela de cinema. Aos dezasseis anos de idade, começou a actuar, ainda na fase do cinema mudo, dividindo as atenções e o estrelato com Mary Pickford.
Em 1925, o famoso produtor Irving Thalberg interessou-se por ela e contratou-a. Norma desempenhava já os papéis principais, mas foi em 1928 que atingiu o estrelato, sobretudo na imprensa cor de rosa de então, ao casar com Thalberg, com quem teve dois filhos.
Shearer foi uma das poucas actrizes do cinema mudo a conseguir manter-se como estrela também no sonoro. A Metro Goldwyn Mayer promovia Norma como "A Primeira Dama das Telas". Ficou viúva em 1936 e abandonou o cinema durante dois anos, voltando em 1938 para ser a protagonista de "Maria Antonieta". A colega Marion Davies recordou, mais tarde, que Shearer, ao chegar a uma festa em San Simeão, com o seu traje de Maria Antonieta, só conseguiu entrar na sala após a remoção da porta; tendo sido necessárias quatro cadeiras para que ela pudesse se sentar à mesa.
Norma Shearer foi nomeada para o Óscar de Melhor Actriz em seis ocasiões, tendo vencido apenas uma, em 1930, pelo seu papel em "A Divorciada".
Voltou a casar-se, em 1942, com o instrutor de esqui Martin Arrouge, 20 anos mais jovem do que ela, abandonando definitivamente o cinema. Viveu com Martin até a morte, aos 81 anos, depois de sofrer três derrames cerebrais. Shearer tem uma estrela no Hollywood Walk of Fame em 6636 Hollywood Boulevard. Foi sepultada no Grande Mausoléu de Forest Lawn Memorial Park, em Glendale, Califórnia. Na sua cripta está escrito "Norma Shearer Arrouge, junto do seu primeiro marido, Irving Thalberg". Na cripta de Thalberg foi gravado: "Meu querido, para sempre", a pedido da própria Norma Shearer.
Nota: o presente texto é uma adaptação de outros documentos constantes na Wikipedia e IMDB.
T O P F I V E (Recomendado)
A divorciada (1930)
Vidas íntimas (1931)
Romeu e Julieta (1936)
Maria Antonieta (1938)
Mulheres (1939)
Sem comentários:
Enviar um comentário