quarta-feira, 8 de janeiro de 2014

D W. Griffith (1875 - 1948)






David Llwelyn Wark Griffith, mais conhecido por D W. Griffith, foi um realizador norte-americano, considerado um dos mais criativos da história do cinema. Nasceu a 22 de Janeiro de 1875, em LaGrange (Kentucky), e morreu a 23 de Julho de 1948, em Hollywood - Los Angeles (Califórnia).

Para a história fica a criação de Hollywood, então uma pequena povoação perto de Los Angeles, que ele e a sua equipa escolheram, em 1910, para instalarem a sua produtora, American Mutoscope and Biograph Company.Hollywood, como a conhecemos hoje, é também "criação" sua.

É considerado o criador da linguagem cinematográfica, tendo iniciado a sua carreira em 1908, a realizar curtas metragens, formato utilizado na época.. Entre 19081913 realizou mais de 450. Foi o primeiro cineasta a utilizara conceitos cinematográficos, hoje muito comuns, como o grande-plano (close-up),a montagem paralela, os movimentos de câmara e técnicas de suspense como o "salvamento na último minuto". Charlie Chaplin chamava-lhe "o professor de todos nós" e John Ford e Orson Welles veneravam a sua obra e ensinamentos.

Realizou em 1915 a primeira longa metragem norte-americana, "O nascimento de uma nação", Para além da polémica posterior que o filme criou - acusações de racismo entre outras - levou à separação da sua empresa, pois alguns dos sócios entendiam que o público não iria "aguentar" filmes de duração tão extensa. Griffith ficou com os actores e, com 30 000 dólares, criou então um dos maiores clássicos da sétima arte.

Nota: o presente texto é uma adaptação de outros documentos constantes na Wikipedia e IMDB. 



T O P    F I V E   (Recomendado)


O nascimento de uma nação (1915)

Intolerância (1916)

Lírio quebrado (1919)

As duas orfãs (1921)

Abraham Lincoln (1930




Sem comentários:

Enviar um comentário