sexta-feira, 16 de janeiro de 2015

Julie Christie (1941 - ... )





Julie Frances Christie - nascido em Chabua (Índia), a 14 de Abril de 1941 - é uma actriz britânica nascida na Índia, vencedora do Óscar, Globo de Ouro e SAG.

Ficou famosa na década de 60 e continuou trabalhando em diversos filmes durante a década de 70, a maior parte em filmes com Warren Beatty, mas afastou-se durante os anos 80, ficando bastante tempo a trabalhar em pequenos filmes, até retornar em diversos filmes independentes que reavivaram a sua carreira na década de 90, trazendo-lhe diversos prémios importantes.

Foi nomeada por quatro vezes ao Óscar da Academia de Artes e Ciências Cinematográficas de Los Angeles: em 1966, por "Darling"; em 1965, por "A Noite fez-se para amar" ("McCabe & Mrs. Miller, em 1971; por "Sol do Poente" ("Afterglow"); e, em 2008, por "Longe dela" ("Away from Her"), tendo vencido em 1966. Christie ficou em 18º lugar na lista da IMDB, elegendo as Melhores Actrizes de todos os tempos, ficando atrás de actrizes como Kathy Bates,Lauren Bacall e Emma Thompson.

Christie nasceu, a 14 de Abril de 1941, em Singlijan Tea Estate, na Índia, sendo a filha mais velha de Rosemary, uma pintora, e de Francis "Frank" St. John Christie.
Após o divórcio dos seus pais, Christie passou um tempo com a sua mãe, na zona rural do País de Gales. Como todas as garotas adolescentes da Escola Tribunal Wycombe, interpretou "Delfim", numa produção de Shaw 's Joan Santo. Mais tarde, estudou na Escola Central de Expressão e Drama.

Christie fez a sua estreia em produções da televisão Britânica em 1957. Chegou a ser candidata ao papel de Honey Rider, no primeiro filme de James Bond, "Dr. No", mas o produtor achou que ela tinha seios muito pequenos para o papel.

Em 1962, actuou como coadjuvante nas comédias da Ealing Studios: "Agarra que é ladrão!" ("Crooks Anonymous e "A respeitável carcaça" ("The Fast Lady"). Mas o sucesso veio quando o director John Schlesinger a lançou, após uma actriz ter desistido de um papel no filme "Um Jovem Mentiroso" ("Billy Liar"), que lhe rendeu uma nomeação ao BAFTA.

Mais tarde, Schlesinger fez com que Christie ficasse mundialmente conhecida pelo seu papel como uma prostituta no filme "Darling", após Shirley MacLaine desistir do papel, que rendeu a Christie o Óscar de Melhor Actriz.

Em 1965 actuou em mais dois filmes: "O Jovem Cassidy" ("Young Cassidy"), que foi dirigido por John Ford apesar de não ter sido creditado; e a produção de David Lean que é considerado o oitavo filme de maior bilheteira ajustado com a inflação, "Doutor Jivago" ("Doctor Zhivago"). Nos anos seguintes, Christie actuou em diversos filmes incluindo "Grau de Destruição" ("Fahrenheit 451"), (1966), "Longe da Multidão" ("Far from the Madding Crow"), (1967), "Petulia" (1968) com George C. Scott.

Christie actuou em muito menos filmes na década de 70: actuou no filme de Robert Altman no "A Noite fez-se para amar" ("McCabe & Mrs. Miller"), que lhe rendeu a sua segunda indicação ao Óscar. Durante este período, teve um relacionamento com Warren Beatty e actuou em diversos filmes dele como "Shampoo" (1975) e "O Céu pode esperar" ("Heaven Can Wait"), (1978). Também estrelou "Mensageiro" ("The Go-Between"), (1971), "Aquele Inverno em Veneza" ("Don't Look Now"), (1973), e WA Semente do Demónio" ("Demon Seed", (1977).

Durante a decada de 80, Christie ficou afastada do cinema, trabalhando apenas em algumas produções: "O Regresso do Soldado" ("The Return of the Soldier"), (1982) e "Verão Indiano" ("Heat and Dust"), (1983), e no filme de Sidney Lumet, "As Chaves do Poder" ("Power"), (1986).

Na década de 90, actuou em "Hamlet", filme de Kenneth Branagh. Fez também o filme independente "Sol do Poente" ("Afterglow"), que lhe rendeu outra nomeação ao Óscar, mas ainda assim continuou numa quase "aposentadoria", actuando apenas de vez em quando.

Em 2004, Christie fez diversas aparições em filmes como em "Harry Potter e o Prisioneiro de Azkaban" e "Tróia". Também actuou como a mãe de Kate Winslet no filme "À Procura da Terra do Nunca" ("Finding Neverland") que lhe rendeu outra indicação ao BAFTA.

Após muita insistência da sua amiga Sarah Polley, aceitou actuar no filme "Longe Dela" ("Away from Her"), filme onde interpreta Fiona, uma mulher sofrendo de Alzheimer. A sua interpretação rendeu-lhe diversos prémios importantes e de prestigio, como o Screen Actors Guild de Melhor Actriz Principal (Cinema) e o Globo de Ouro - Melhor Actriz (Drama). Tudo isso fez dela a favorita ao Óscar, mas acabou perdendo para a francesa Marion Cotillard.

Actualmente Christie actuou como a avó no filme "Red Riding Hood". Recentemente, actuou no filme de suspense "Regra dee Silencio" ("The Company You Keep"), (2012), com Robert Redford.

Julie chegou a ficar noiva de Don Bessant, que era um professor de arte, em 1965, antes de começar um famoso relacionamento com Warren Beatty, que lhe valeu uma série de parceria em filmes conhecidos como "Shampoo", um papel em que Christie, que era feminista, quase recusou por ser num filme machista. Só o aceitou por causa do seu namoro com Beatty

Também se relacionou com Terence Stamp e Donald Sutherland, mas o relacionamento mais duradouro foi com Duncan Campbell, um jornalista do The Guardian, relação que começou no fim da década de 70. No entanto, só se casaram em 2007.
.
Christie além de feminista, actua defendendo varias causas diferentes: defensora do Direitos dos animais, do Meio Ambiente. Também já se declarou contra as armas nucleares, para além de ser extremamente activa em campanhas de solidariedade a favor da Palestina.



Nota: o presente texto é uma adaptação de outros documentos constantes na Wikipedia e na IMDB.


T O P    F I V E (Recomendado)


Darling (1965)

Doutor Jivago (1965)

A Noite Fez-se Para Amar (1971)

Aquele Inverno em Veneza (1973)

Longe Dela (2006)




Sem comentários:

Enviar um comentário