terça-feira, 30 de setembro de 2014

Joanne Woodward (1930 - ... ) - (1/3)





Joanne Gignilliat Trimmier Woodward - nascida em Thomasville (Georgia), a 27 de Fevereiro de 1930, é uma actriz norte-americana.

Joanne Woodward começou a sua carreira de actriz no teatro. Foi estudando e trabalhando no Actor's Studio que conheceu um jovem actor que despontava com muito sucesso. O actor era Paul Newman e estava-se em 1953. A jovem actriz começou a trabalhar em televisão, onde participou de várias séries a partir de 1952 até se estrear no cinema em 1955 em" A Chama do Pecado" ("Count Three and Pray").

Joanne Woodward e Paul Newman voltariam a encontrar-se, em 1957, nas filmagens de "Paixões que escaldam" ("The Long Hot Summer"), do realizador Martin Ritt. Começava aí o relacionamento e o casamento mais duradouro de Hollywood.

Quando se apaixonou por Newman, Joanne tinha acabado de ser consagrada internacionalmente ao ganhar o Óscar de melhor actriz pela sua interpretação em "As Três Faces de Eva", onde dava vida a uma dona-de-casa esquizofrênica com três personalidades diferentes.

Mãe da também actriz Melissa Newman,, Joanne já ganhou os mais importantes prémios do cinema e da televisão, tais como o Óscar, o Globo de Ouro, o BAFTA, o Emmy, o SAG e o prémio de interpretação feminina de Cannes (1973, pelo seu desempenho em "A Influência dos Raios Gama no Comportamento das Margaridas" ("The Effect of Gamma Rays on Man-in-the-Moon Marigolds").

Foi também nomeada por quatro vezes ao Óscar de melhor actriz, mas apenas venceu em 1957.





Nota: o presente texto é uma adaptação de outros documentos constantes na Wikipedia e na IMDB.


T O P    F I V E   (Recomendado)



As Três Faces de Eva (1957)

Paixões Que Escaldam (1958)

Raquel, Raquel (1968)

A Influência dos Raios Gama no Comportamento das Margaridas (1972)

Algemas de Cristal (1987)




Sem comentários:

Enviar um comentário