Joanne Gignilliat Trimmier Woodward - nascida em Thomasville (Georgia), a 27 de Fevereiro de 1930, é uma actriz norte-americana.
Joanne Woodward começou a sua carreira de actriz no teatro. Foi estudando e trabalhando no Actor's Studio que conheceu um jovem actor que despontava com muito sucesso. O actor era Paul Newman e estava-se em 1953. A jovem actriz começou a trabalhar em televisão, onde participou de várias séries a partir de 1952 até se estrear no cinema em 1955 em" A Chama do Pecado" ("Count Three and Pray").
Joanne Woodward e Paul Newman voltariam a encontrar-se, em 1957, nas filmagens de "Paixões que escaldam" ("The Long Hot Summer"), do realizador Martin Ritt. Começava aí o relacionamento e o casamento mais duradouro de Hollywood.
Quando se apaixonou por Newman, Joanne tinha acabado de ser consagrada internacionalmente ao ganhar o Óscar de melhor actriz pela sua interpretação em "As Três Faces de Eva", onde dava vida a uma dona-de-casa esquizofrênica com três personalidades diferentes.
Mãe da também actriz Melissa Newman,, Joanne já ganhou os mais importantes prémios do cinema e da televisão, tais como o Óscar, o Globo de Ouro, o BAFTA, o Emmy, o SAG e o prémio de interpretação feminina de Cannes (1973, pelo seu desempenho em "A Influência dos Raios Gama no Comportamento das Margaridas" ("The Effect of Gamma Rays on Man-in-the-Moon Marigolds").
Foi também nomeada por quatro vezes ao Óscar de melhor actriz, mas apenas venceu em 1957.
Foi também nomeada por quatro vezes ao Óscar de melhor actriz, mas apenas venceu em 1957.
Nota: o presente texto é uma adaptação de outros documentos constantes na Wikipedia e na IMDB.
T O P F I V E (Recomendado)
As Três Faces de Eva (1957)
Paixões Que Escaldam (1958)
Raquel, Raquel (1968)
A Influência dos Raios Gama no Comportamento das Margaridas (1972)
Algemas de Cristal (1987)
Sem comentários:
Enviar um comentário