terça-feira, 20 de maio de 2014

Frank Sinatra (1915–1998)




Francis Albert "Frank" Sinatra  - nascido em Hoboken (Nova Jersey), a 12 de Dezembro de 1915, e falecido em Los Angeles, a 14 de Maio de 1998 - foi um popular cantor e actor norte-americano.

Frank era ilho de dois imigrantes italianos: Natalia Garaventa, genovesa, mais conhecida como "Dolly", e Antonino Martino Sinatra, um siciliano, analfabeto e praticante de boxe. que imigrara para Nova Iorque, a 21 de Dezembro de 1903, a bordo do Città di Millano, acompanhado pela sua mãe, Rosa Sagliabeni e por duas irmãs, Angela e Dorotea. O pai de Antonino, Francesco, avô paterno de Frank Sinatra, já estava em Nova York, trabalhando numa fábrica de lápis.

Antonino (Anthony) e Dolly casaram-se a 14 de Fevereiro de 1914, e foram morar para Hoboken, na rua Monroe 415, onde tiveram o seu único filho, Frank Sinatra. 

Frank iniciou a sua carreira musical, na era do swing, com Harry James e Tommy Dorsey, Sinatra veio a tornar-se num artista a solo de sucesso sem precedentes, no início e em meados dos anos 1940, assinando depois com a Columbia Records em 1943. Sendo um ídolo das "bobby boxers" (como eram conhecidas as jovens fãs de swing), Frank lançou o seu primeiro álbum, "The Voice of Frank Sinatra", em 1946. A sua carreira profissional esteve parada no início da década de 1950, mas renasceu em 1953 ao vencer o Óscar de melhor actor secundário pela sua performance em "Até à eternidade" ("From Here to Eternity").

Com tal sucesso, Frank assinou com a Capitol Records, em 1953, e lançou vários álbuns com aclamação da crítica - como "In the Wee Small Hours", "Songs for Swingin' Lovers", "Come Fly with Me", "Only the Lonely" e "Nice 'n' Easy"). 

Em 1961, Sinatra deixou a Capitol e formou a sua própria gravadora, Reprise Records, obtendo sucesso em álbuns como "Ring-a-Ding-Ding!", "Sinatra at the Sands" e "Francis Albert Sinatra & Antonio Carlos Jobim". Efectuou vários tours internacionais, e foi um dos fundadores do Rat Pack, grupo que, entre outros amigos também artistas, contava com Dean Martin e Sammy Davis Jr.,e teve muito activo entre meados da década de 1950 e 1960.

Sinatra apareceu em mais de cinquenta filmes, entre eles:"Paixão de Marinheiro" ("Anchors Aweigh") (1945), "Um dia em Nova Iorque" ("On The Town") (1949), "Até à eternidade" ("From Here To Eternity") (1953) - com o qual ganhou o Óscar - "O Homem do braço de ouro" ("The Man With The Golden Arm") e "Alta Sociedade" ("High Society") (ambos de 1956), "O Candidato da Manchúria" ("The Manchurian Candidate") (1962) e "O primeiro pecado mortal" ("The First Deadly Sin") (1980). 

Com a saúde debilitada, Sinatra parou de fazer shows com 80 anos, em 1995. No dia 14 de Maio de 1998, Frank Sinatra morreu de um ataque cardíaco em Los Angeles (Califórnia), mas algumas fontes indicam que ele possa ter morrido de tétano. Encontra-se sepultado no Desert Memorial Park, Cathedral City, Condado de Riverside, Califórnia nos Estados Unidos.

Descendente de italianos, Sinatra teve o seu nome por diversas vezes ligado à máfia. Depois da sua morte, a sua filha Tina fez revelações que ligavam Sinatra a esquemas fraudulentos que conduziram à eleição do presidente Kennedy, orquestrados pelos padrinhos mafiosos de Chicago. 

Há também boatos, que Mario Puzo, autor do best-seller "O Padrinho", se inspirou em Sinatra para criar uapersonagem, Johnny Fontana, um cantor que é protegido pela Máfia, e que pede ajuda a Corleone para se livrar do contrato com o líder da banda, Halley, onde cantava. O "Padrinho" manda então homens para "apertarem" o maestro Halley. No final, tudo se resumiu a uma alegada ameaça de morte. Dizem também que o próprio Sinatra, com as "costas quentes", também o ameaçou.




Nota: o presente texto é uma adaptação de outros documentos constantes na Wikipedia e na IMDB.


T O P    F I V E   (Recomendado)



Um Dia em Nova Iorque (1949)

Até à Eternidade (1953)

O Homem do Braço de Ouro (1955)

Alta Sociedade (1956)

Deus Sabe Quanto Amei (1958)



Sem comentários:

Enviar um comentário