Anthony Quinn - nascido Antonio Rudolfo Oaxaca Quinn, em Chihuahua, a 21 de Abril de 1915, e falecido em Boston, a 3 de Junho de 2001 - foi um premiado actor norte-americano, nascido no México. Está creditado, como actor, em 166 filmes!
Pai de treze filhos, naturalizou-se cidadão dos Estados Unidos nos anos 1940. Antes de iniciar a sua carreira como actor trabalhou como açougueiro e praticou boxe Chegou também a estudar arquitectura. Ganhou o seu segundo Óscar por uma participação de apenas oito minutos, tempo total de todas as suas cenas em "Sede de Viver". É o vencedor do Óscar que mais filmes fez, comparado com os outros vencedores do Óscar de melhor actor. Foram 46 no total, sendo 28 com actores vencedores do Óscar e 18 com actrizes vencedoras desse prémio. Possui uma estrela no Passeio da Fama, localizado em 6251 Hollywood Boulevard.
Anthony Quinn talvez seja o actor que mais papéis diversificados fez, e caracterizou-se por representar personalidades famosas: foi Barrabás e o magnata grego Onassis. Dentre outros gregos que interpretou, talvez "Zorba" tenha sido o seu papel mais carismático. Mas houve mais gregos: o pai de família problemático em "Um sonho de Reis" e o combatente de "Canhões de Navarone". Foi também esquimó ("Sangue sobre a neve", 1960) e toureiro ("Sangue e Areia", 1941).
No filme "A Vigésima Quinta Hora", que demonstra o absurdo das ideias nazistas, faz o papel de um romeno católico que foi preso como judeu, cigano, revoltoso e até como um dos modelos perfeitos da genética ariana. Ainda interpretou os papéis de índio norte-americano, mexicano condenado ao linchamento ("Consciências Mortas") e mafioso italiano. A sua versatilidade em cena e a extensa carreira tornaram-no num dos maiores actores da história do cinema.
Recebeu duas indicações ao Óscar de Melhor Actor Principal, por suas actuações em "A Fúria da Carne" (1957) e "Zorba, o Grego" (1964).
Ganhou dois Óscares de Melhor Actor Secundário, por suas actuações em "Viva Zapata!" (1952) e "Sede de Viver" (1956).
Recebeu uma nomeação ao Globo de Ouro de Melhor Actor em cinema (drama), por "Zorba, o Grego" (1964).
Recebeu uma nomeação ao Globo de Ouro de Melhor Actor em Comédia/Musical, por "O Segredo de Santa Vitória" (1969).
Recebeu uma nomeação ao Globo de Ouro de Melhor Actor Secundário - Filme para TV, por "Gotti - No Comando da Máfia" (1996).
Ganhou o Prêmio Cecil B. DeMille, em 1987.
Recebeu duas nomeações ao BAFTA de Melhor Actor, por "Lawrence da Arábia" (1962) e "Zorba, o Grego" (1964).
Pela negativa, recebeu também uma nomeação aos Framboesa de Ouro (Razzies) como Pior Actor Secundário, em "Império do Crime" (1991).
Nota: o presente texto é uma adaptação de outros documentos constantes na Wikipedia e na IMDB.
T O P F I V E (Recomendado)
A Estrada (1954)
Os Canhões de Navarone (1961)
Zorba,, o Grego (1964)
A Vigésima Quinta Hora (1967)
As Sandálias do Pescador (1968)
Sem comentários:
Enviar um comentário