segunda-feira, 2 de fevereiro de 2015

Jeremy Irons (1948 - ... )





Jeremy John Irons - nascido em St. Helen's, Ilha de Wight, a 19 de Setembro de 1948 - é um premiado actor britânico, vencedor do Óscar, Emmy e Globo de Ouro.

Jeremy Irons estudou arte dramática na conceituada escola Bristol Old Vic School e acabou por entrar para a companhia de teatro Bristol Old Vic, onde ganhou experiência a trabalhar em diversas peças, desde obras de Shakespeare até dramas contemporâneos.

Em 1971, mudou-se para Londres e acabou por conseguir o papel de João Baptista na peça de teatro Godspell. Iniciou uma carreira bem sucedida no teatro no West End e na televisão, tendo-se estreado no cinema no filme "Nijinski" (1980), que conta a história deste famoso bailarino russo. Sendo extremamente elegante e bem-falante, Jeremy Irons encaixava perfeitamente em papéis que retratassem membros da aristocracia. Assim, em 1981, desempenhou o papel principal na famosa série da BBC "Brideshead Revisited" ("Reviver o Passado em Brideshead"), que contava, entre outros nomes consagrados, com a presença de Laurence Olivier.

A sua fama ultrapassou as fronteiras da Europa, chegando aos Estados Unidos. Nesse mesmo ano, contracenou com Meryl Streep - por "imposição" desta - no filme "The French Lieutenant's Woman" ("A Amante do Tenente Francês"). Volta a dar provas do seu talento no papel de um missionário no filme "The Mission" ("A Missão", 1986), ao lado de Robert DeNiro, trabalho que lhe valeu uma nomeação para o Globo de Ouro.

Dois anos depois, Irons desempenhou o papel de dois gémeos ginecologistas com uma relação bastante forte e que vão caminhando, ao longo do filme, para a separação, no controverso e chocante trabalho do realizador David Cronenberg, "Dead Ringers" ("Irmãos Inseparáveis", de 1988). Em 1990, desempenhou o papel de um milionário suspeito de assassínio no filme "Reversal of Fortune" ("Reveses da Fortuna"), onde contracenou com Glenn Close, desempenho que lhe valeu o Óscar de Melhor Actor (principal) e o Golden Globe Award para Melhor Actor (filme dramático).

Consagrado como um dos actores mais respeitados, tanto na Europa como nos Estados Unidos, a sua carreira conta com outros filmes de renome como Kafka (1990), "Damage" ("Relações Proibidas", de 1992), uma película do aclamado realizador francês Louis Malle na qual Irons contracena com Juliette Binoche, "M. Butterfly" (1993), regista novo encontro do actor com o realizador David Cronenberg, num filme que narra uma história, passada na China, de um diplomata francês, desempenhado por Jeremy Irons, que se apaixona por uma misteriosa cantora de ópera.

Ainda nesse ano, Jeremy Irons deslocou-se a Portugal, onde se desenrolou parte das filmagens de "The House of the Spirits" ("A Casa Dos Espíritos"), um filme inspirado no livro de Isabel Allende. Para além de Irons, o elenco de luxo desta película contou com nomes como os de Glenn Close e Meryl Streep, com quem já trabalhara anteriormente, Winona Ryder e Antonio Banderas.

No ano seguinte, dá a voz ao sinistro "Scar", no filme de animação "The Lion King" ("O Rei Leão", de 1994), e, em 1995, participa de "Die Hard with a Vengeance" ("Die Hard: A Vingança, de 1995), um filme de acção, género até então pouco habitual para este actor, que desempenha o papel do terrorista vilão Simon, com Bruce Willis no papel do "Herói".

Em 1996, participa no drama romântico de Bernardo Bertolucci, "Stealing Beauty" ("Beleza Roubada"). Um ano depois, o actor oferece ao público um desempenho subtil e comovente, vestindo a pele de "Humbert Humbert", no filme "Lolita" (1997), adaptado do romance homónimo pelo realizador Adrian Lyne. No ano seguinte, juntou-se a outros nomes famosos - John Malkovich, Gérard Depardieu, Gabriel Byrne, e Leonardo DiCaprio - como um dos "Mosqueteiros", no filme "The Man in the Iron Mask" ("O Homem da Máscara de Ferro", de 1998). Em 2002, foi o vencedor do César de Honra francês, em homenagem à sua carreira. Nesse ano, participou também em "The Time Machine" ("A Máquina do Tempo" de 2002).

Em 2006, ganhou o Golden Globe Award de melhor actor secundário em televisão e o Emmy de Melhor Actor Secundário por "Elizabeth I". Em 2011, protagonizou uma série "Os Bórgias" do canal TCM no papel do Papa Alexandre VI, que conta a trajectória da família Bórgia na tomada do poder do Vaticano, mostrando o lado obscuro da igreja e a perversidade do papado daquele século. Jeremy é pai do também actor Max Irons.



Filmografia selecionada

Batman Vs. Superman - 2016
Dezesseis Luas (filme) - 2013
Killing Frank - 2013
The Hollow Crown (série) - 2012
As Palavras - The Words - 2012
Night Train to Lisbon - Comboio Nocturno para Lisboa - 2012
Margin Call - O Dia Antes do Fim - Margin Call - 2011
Os Bórgias - série de TV - 2011
A Pantera Cor-de-Rosa 2 (The Pink Panther 2, 2009), Alonso Avellaneda
Appaloosa, 2008…Randall Bragg
Eragon (idem, 2006) .... Brom
Reino dos Céus (Kingdom of Heaven, 2005).... Tiberias
O Mercador de Veneza (The Merchant of Venice, 2004) .... António
A Máquina do Tempo (The Time Machine, 2002) .... Über-Morlock
O 4º Anjo (The Fourth Angel, 2001) .... Jack Elgin
Masmorras e Dragões (Dungeons and Dragons, 2000) .... Profion
O Homem da Máscara de Ferro (The Man in the Iron Mask, de 1998), Aramis
Lolita (idem, 1997) .... Humbert Humbert
Beleza Roubada (Stealing Beauty, 1996) .... Alex
Die Hard: A Vingança (Die Hard: With a Vengeance, de 1995)
O Rei Leão (The Lion King, 1994) (voz) .... Scar
A Casa dos Espíritos (The House of the Spirits, 1993), Esteban Trueba
M. Butterfly (1993), René Gallimard
Relações Perigosas (Damage,1992), Dr. Stephen Fleming
Kafka (1990), Kafka
Reveses da Fortuna (Reversal of Fortune, 1990), Claus von Bürlow
Irmãos Inseparáveis (Dead Ringers, 1988), Beverly Mantle / Elliot Mantle
A Missão (The Mission, 1986) .... Padre Gabriel
A Paixão de Swann (Un amour de Swann), 1984, Charles Swan
A Amante do Tenente Francês (The French Lieutenant's Woman (1981), Charles Henry Smithson / Mike



Nota: o presente texto é uma adaptação de outros documentos constantes na Wikipedia e na IMDB.


T O P    F I V E  (Recomendado)


A Amante do Tenente Francês (1981)

Irmãos Inseparáveis (1988)

Reveses da Fortuna (1990)

M. Butterfly 81993)

Comboio Nocturno Para Lisboa (2013)




Sem comentários:

Enviar um comentário