sábado, 29 de novembro de 2014

Pedro Almodóvar





Pedro Almodóvar Caballero - nascido em Calzada de Calatrava, a 24 de Setembro de 1949 - é um cineasta, actor e argumentista espanhol.

Almodóvar nunca pôde estudar cinema, pois nem ele nem a sua família tinham dinheiro para pagar os seus estudos. Antes de dirigir filmes, foi funcionário da companhia telefónica estatal, fez banda desenhada, actor de teatro avant-garde e cantor de uma banda de rock, na qual participava travestido. 

Foi o primeiro espanhol a ser nomeado ao Óscar de melhor realizador. Publico homossexual, os seus filmes trazem a temática da sexualidade abordada de maneira bastante aberta.

O seu ano de nascimento é incerto, sendo por vezes divulgado como 1949 e outras vezes como 1951. Um dos mais premiados realizadores da história do cinema, venceu dois Óscares, dois Globo de Ouro, quatro BAFTA, quatro prémios do Festival de Cannes e seis Goya, a honraria máxima do cinema espanhol.

Prémios
Ao longo da sua carreira Pedro Almodôvar recebeu inúmeros prémios, entre eles dois Óscares, dois Globo de Ouro, quatro BAFTA, além de quatro prémios no Cannes Film Festival. 

Óscar

Concedido pela Academia de Artes e Ciências Cinematográficas de Hollywood, Almodóvar recebeu quatro nomeações (a quinta foi para a actriz Penélope Cruz, estrela de "Voltar") nas categorias Melhor Filme Estrangeiro, Melhor Realizador e Melhor Argumento Original.
AnoCategoriaTítulo do FilmeVencedor/Nomeado
1988
Melhor Filme Estrangeiro
Mulheres à Beira de um Ataque de Nervos
Nomeado
1999
Melhor Filme Estrangeiro
Tudo Sobre a Minha Mãe
Vencedor
2002
Melhor Realizador
Fala com Ela
Nomeado
2002
Melhor Argumento Original
Fala com Ela
Vencedor

Globo de Ouro

Concedido pela Associação da Imprensa Estrangeira de Hollywood, tem reconhecido frequentemente os filmes "almodovarianos" que já foram indicado oito vezes, vencendo em duas ocasiões.
AnoCategoriaTítulo do FilmeVencedor/Nomeado
1988
Melhor Filme Estrangeiro
Mulheres à Beira de um Ataque de Nervos
Nomeado
1991
Melhor Filme Estrangeiro
Saltos Altos
Nomeado
1999
Melhor Filme Estrangeiro
Tudo Sobre a Minha Mãe
Vencedor
2002
Melhor Filme Estrangeiro
Fala com Ela
Vencedor
2006
Melhor Filme Estrangeiro
Voltar
Nomeado
2009
Melhor Filme Estrangeiro
Abraços Desfeitos
Nomeado
2011
Melhor Filme Estrangeiro
A Pele onde eu vivo
Nomeado

BAFTA

Concedido pela Academia Britânica de Artes Cinematográficas e Televisivas, esteve entre as que mais premiou o realizador. Ele e os seus filmes foram indicados 10 vezes, vencendo quatro.
AnoCategoriaTítulo do FilmeVencedor/Nomeado
1988
Melhor Filme Estrangeiro
Mulheres à Beira de um Ataque de Nervos
Nomeado
1998
Melhor Filme Estrangeiro
Em Carne Viva
Nomeado
1999
Melhor Filme Estrangeiro
Tudo Sobre a Minha Mãe
Vencedor
1999
Melhor Argumento Original
Tudo Sobre a Minha Mãe
Nomeado
1999
Melhor Realizador
Tudo Sobre a Minha Mãe
Nomeado
2002
Melhor Filme Estrangeiro
Fala com Ela
Vencedor
2002
Melhor Argumento Original
Fala com Ela
Vencedor
2006
Melhor Filme Estrangeiro
Voltar
Nomeado
2011
Melhor Filme Estrangeiro
A Pele onde eu Vivo
Vencedor

Cannes Film Festival

O principal festival de cinema do mundo premiou Pedro Almodôvar quatro vezes. 
AnoCategoriaTítulo do FilmeVencedor/Nomeado
1999
Melhor Realizador
Tudo Sobre a Minha Mãe
Vencedor
1999
Melhor Filme - Júri Popular
Tudo Sobre a Minha Mãe
Vencedor
2006
Melhor Argumento
Voltar
Vencedor
2011
Prémio da Juventude
A Pele onde eu vivo
Vencedor

Goya[editar | editar código-fonte]

A honraria máxima do cinema espanhol, oferecido pela Academia Espanhola de Cinema, reserva, de maneira geral, grande espaço para os filmes almodovarianos, ao todo foram 100 indicações para seus filmes, sendo 20 para o próprio Almodóvar, que resultaram em seis vitórias para o cineasta.7
AnoCategoriaTítulo do FilmeVencedor/Nomeado
1989
Melhor Filme
Mulheres à Beira de um Ataque de Nervos
Vencedor
1989
Melhor Realizador - Pedro Almodóvar
Mulheres à Beira de um Ataque de Nervos
Nomeado
1989
Melhor Argumento Original
Mulheres à Beira de um Ataque de Nervos
Vencedor
1991
Melhor Filme
Ata-me
Nomeado
1991
Melhor Realizaor
Ata-me
Nomeado
1991
Melhor Argumento Original
Ata-me
Nomeado
2000
Melhor Filme
Tudo Sobre a Minha Mãe
Vencedor
2000
Melhor Diretor
Tudo Sobre a Minha Mãe
Vencedor
2000
Melhor Roteiro Original
Tudo Sobre a Minha Mãe
Nomeado
2003
Melhor Filme
Fala com Ela
Nomeado
2003
Melhor Realizador
Fala com Ela
Nomeado
2003
Melhor Argumento Original
Fala com Ela
Nomeado
2005
Melhor Filme
Má Educação
Nomeado
2005
Melhor Diretor
Má Educação
Nomeado
2007
Melhor Filme
Voltar
Vencedor
2007
Melhor Realização
Voltar
Vencedor
2007
Melhor Roteiro Original
Voltar
Nomeado
2012
Melhor Filme
A Pele onde eu vivo
Nomeado
2012
Melhor Realização
A Pele onde eu vivo
Nomeado
2012
Melhor Argumento Adaptado
A Pele onde eu vivo
Nomeado

Outros Prémios

O trabalho do realizador foi ainda reconhecido em diversos outras prémios.



Nota: o presente texto é uma adaptação de outros documentos constantes na Wikipedia e na IMDB.


T O P    F I V E (Recomendado)


A Lei do Desejo (1987)

Mulheres à Beira de um Ataque de Nervos (1988)

Fala com Ela (2002)

Voltar (2006)

A Pele Onde Eu Vivo (2011)




Sem comentários:

Enviar um comentário