quinta-feira, 3 de julho de 2014

Clint Eastwood (1930 - ... )





Clinton "Clint" Eastwood, Jr. - nascido em São Francisco (Califórnia), a 31 de Maio de 1930 - é um actor, cineasta e produtor norte-americano, famoso pelos seus papéis típicos em filmes de acção como um "durão" e anti-herói, principalmente como o "Homem sem nome" da "Trilogia dos Dólares", nos filmes western spaghetti de Sergio Leone dos anos 60, e interpretando o Inspector 'Dirty' Harry Callahan na série de filmes Dirty Harry, das décadas de 1970 e 1980.

Como realizador, os seus filmes têm tido criticas muito positivas. Ganhou quatro óscares — dois como Melhor Realizador e dois de Melhor Filme — e foi homenageado, em 1995, recebendo o Prémio Memorial Irving G. Thalberg, em reconhecimento à sua longa carreira no cinema. Por duas vezes foi eleito o actor favorito dos norte-americanos, e é o único actor da história do cinema a "estrelar" em filmes considerados de "grande sucesso" há já cinco décadas consecutivas.

Eastwood também já mostrou interesse pela vida política. Membro do partido republicano desde 1951, Clint foi eleito presidente da câmara (mayor) de Carmel-by-the-Sea, Califórnia, onde permaneceu no cargo de 1986 até 1988. Em 2012, durante uma entrevista para o programa Ellen, declarou-se adepto do "libertarismo".

Eastwood nasceu em São Francisco (Califórnia), filho de Margaret Ruth (1909-2006) (nome de casada: Runner) e Clinton Eastwood (1906-1970), um operário metalúrgico. Tem ascendência escocesa, inglesa, alemã e irlandesa. A sua família era de classe média e protestante. Trabalhou em várias profissões, assim como o seu pai, por toda a costa oeste norte-americana. Durante a sua adolescência, morou em Piedmont, uma pequena cidade californiana, e, em 1949, realizou o seu sonho de se formar na Universidade de Oakland. Após o término da faculdade, trabalhou como funcionário de um posto de gasolina, foi bombeiro e tocou piano num bar de Oakland. Foi convocado para o exército em 1950, mas o seu avião caiu em São Francisco. Clint escapou gravemente ferido e ficou, por meio ano, prestando depoimentos para a investigação sobre a causa da queda. Este acidente fez com que não fosse para a Guerra da Coreia.

Eastwood começou a sua carreira como actor, fazendo curtas aparições em filmes pequenos, como "A Vingança do Monstro" ("Revenge of the Creature"), "Tarântula, a Aranha Gigante" ("Tarantula") e "Francis na Marinha" ("Francis in the Navy"). Em 1958, conseguiu o seu primeiro papel oficial no filme, "Ambush at Cimarron Pass", o qual considerou um filme muito fraco. Em 1959, trabalhou com James Garner num episódio da série Maverick. Após isso, Eastwood dedicou-se, somente, a trabalhar na TV com a série western "Rawhide", na qual interpretava o personagem Rowdy Yates (que Eastwood na época descreveu como "O idiota das Planícies").

Anos 60
Eastwood apenas começou a ter destaque após interpretar o misterioso "Homem sem nome" na popular "trilogia dos dólares", de Sergio Leone: "Por um punhado de dólares" (1964), "Por mais alguns dólares (1965), e "O Bom, o Mau e o Vilão" (1966). Estes filmes foram um verdadeiro sucesso em terras italianas e norte-americanas, em especial o último, o que tornou Eastwood famoso mundialmente.
Leone disse mesmo: "Eu gosto do Clint Eastwood porque ele tem somente duas expressões faciais: uma com o chapéu e outra sem eçe".

Em "O Desafio das Águias" ("Where Eagles Dare"), de 1968, dividiu o papel principal com Richard Burton. O seu salário chegou a US$ 800 000. No mesmo ano, "estrelou" no filme dirigido por Don Siegel intitulado "A Pele de um Malandro" ("Coogan's Bluff"). Neste filme, Clint desempenhava um xerife de uma pequena cidade que tentava colocar a lei na grande Nova Iorque. O filme foi controverso pelo seu alegado apelo à violência, mas iniciou uma parceria que duraria por mais de dez anos entre Clint e Siegel. Em 1969, Clint trabalhou num musical, "Os Maridos de Elisabeth" ("Paint Your Wagon"). O filme deu um grande prejuízo para o estúdio na época, e só lucrou, bem mais tarde, após ser vendido em VHS e DVD.

Anos 70
No começo dos anos 70, o filme de guerra "Heróis por Conta própria" ("Kelly's Heroes") e o western dirigido por Don Siegel, "Os Abutre têm fome" ("Two Mules for Sister Sara") combinaram comédia com acção. Em "Ritual de Guerra" ("The Beguiled"), novamente com direcção de Siegel, Clint interpreta um soldado da união durante a Guerra Civil, gravemente ferido, que é salvo à beira da morte por uma adolescente. A garota leva-o para a escola onde mora, um internato feminino, fazendo com que as professoras e as colegas entrem em pânico pelo perigo de manter um inimigo em casa. À medida que o rapaz recupera, a vaidade das raparigas intensifica-se, provocando intrigas e transformando o ambiente.

Mas o principal passo para Eastwood se tornar uma estrela de Hollywood veio em 1971 quando criou a sua própria companhia de filmes, e decidiu realizar o seu primeiro filme. "Destinos nas trevas" ("Play Misty for Me"), uma película de suspense sobre um "radialista" que vivia perseguido por uma fã. 

Um dos maiores sucessos da carreira de Clint viria com o inspector policial Harry Callahan em "A Fúria darazão" ("Dirty Harry"), que é considerado o melhor filme de Siegel. O amargo e mal-humorado Callahan fez com que o filme fosse um sucesso absoluto de bilheteira nos Estados Unidos. Dirty Harry originou várias sequelas, sempre com altos lucros: "Harry, o detective em acção" ("Magnum Force") (1973), "Harry - o Implacável" ("The Enforcer") (1976), "Impacto súbito" ("Sudden Impact") (1983) e "Na Lista do Assassino" ("The Dead Pool") (1988).

Eastwood fez dois importantes westerns durante a década de 70: "O Pistoleiro do Diabo" ("High Plains Drifter") (1973) e "O Rebelde do Kansas" ("The Outlaw Josey Wales") (1976). O primeiro apresentava uma personagem estranha e sem nome, o qual muitos acreditam que seria uma reencarnação do "homem sem nome" da "Trilogia dos dólares". Além disso, tinha os mesmo hábitos e costumes.

"Ontem ao fim do dia" ("Breezy"), de 1973, foi o primeiro filme em que Eastwood apenas foi realizador, não interpretando nenhuma personagem. A estrela principal foi William Holden. Em 1974, Eastwood fez dupla com o jovem Jeff Bridges em "A Última Golpada" ("Thunderbolt and Lightfoot"). O filme foi produzido e dirigido por Michael Cimino, o mesmo argumentista do filme "Magnum Force".

Em 1975, Clint dirigiu e interpretou o personagem principal em "A Escalada" ("The Eiger Sanction"). O filme utilizou as últimas tecnologias da época, mas não fez tanto sucesso como o planeado.
Em 1977, Eastwood "estrelou" no filme "Barreira de Fogo" ("The Gauntlet"), ao interpretar um policial que escoltava uma prostituta de Las Vegas até Los Angeles para testemunhar contra um assassino.
Em 1978, Clint brilhou em "O Indomável Rebelde" ("Every Which Way But Loose"), uma comédia baseada numa história de um camionista e lutador. O filme teve enorme sucesso e foi aclamado por críticos de todo mundo. Com a popularidade em alta, ganhou uma sequela, "O Regresso do rebelde" ("Any Which Way You Can"). Entre estes dois filmes, foi produzido o western "Bronco Billy, o avntureiro" ("Bronco Billy"), que contou no elenco, além de Clint, com Merle Haggard.

Em 1979, Eastwood fez o papel de Frank Morris no filme "Os Fugitivos de Alcatraz" ("Escape from Alcatraz"), baseado na vida do fugitivo que estudou e planeou a fuga perfeita de Alcatraz em 1962. Morris nunca mais foi visto, e os agentes do FBI acreditam que ele se afogou durante a saída da prisão, embora nunca ninguém tenha encontrado qualquer prova que comprove essa teoria.


Anos 80
Em 1982, Eastwood estrelou, produziu e dirigiu o filme "Firefox" que tratava do tema "guerra fria". No final desse mesmo ano, foi produtor executivo do filme "Thelonious Monk: Straight, No Chaser", que retratava a vida de Thelonious Monk. 

No filme "Um Agente na Corda Bamba" ("Tightrope"), de 1984, fez o papel de Wes Block. O filme passava-se na cidade de Nova Orleães. No mesmo ano, Clint fez o papel de tenente Speer na comédia "Cidade Ardente" ("City Heat"). Um ano depois, Eastwood reviveu o género western dirigindo e estrelando o filme "Justiceiro Solitário" ("Pale Rider"), interpretando um pregador. 

Em 1986, realizou e interpretou "O Sargento de Ferro" ("Heartbreak Ridge"), em que relata a invasão de Granada. O último filme da série Dirty Harry foi feito em 1988, com o título "The Dead Pool". No entanto, este filme não se comparou com o sucesso dos filmes anteriores em termos de bilheteira. Nesta década, Eastwood alternou entre filmes de comédia como "O Cadillac Cor-de-Rosa" ("Pink Cadillac" e "Rookie - Um Profissional de Perigo" ("The Rookie"), para alem de longas metragens com "assuntos pessoais" como em "Bird - o fim do sonho" ("Bird"), de 1988, que lhe valeu uma nomeação à Palma de Ouro, no Festival de Cannes. No final dos anos 80, Clint "estrelou" e dirigiu o filme "Caçador Branco, Coração Negro" ("White Hunter Black Heart"), no qual interpretava um papel inspirado em John Huston. O filme recebeu muito boa aceitação dos críticos.


Anos 90
No início dos anos 90, Eastwood dirigiu e "estrelou" o seu último western, "Imperdoável" ("Unforgiven"), onde teve o papel de um pistoleiro aposentado. NO filme "co-estrelam" os actores Gene Hackman, Morgan Freeman e Richard Harris. Após um enorme sucesso de bilheteira, foi nomeado a nove óscares, tendo ganho quatro, incluindo os de melhor filme e melhor realizador.

Em 1993, Clint interpretou o papel de um ex-agente do FBI no longa-metragem "Na Linha de Fogo" ("In the Line of Fire") dirigido por Wolfgang Petersen. O filme foi um dos dez mais vistos desse ano. Eastwood dirigiu e estrelou com Kevin Costner no filme "Um Mundo Perfeito" ("A Perfect World"). 

Clint continuou a expandir os seus conhecimentos em Hollywood após a longa-metragem "As Pontes de Madison County" ("The Bridges of Madison County") (1995), onde actuava com Meryl Streep. Baseado num best-seller, foi também um enorme sucesso de bilheteira Ainda em 1995, foi produtor da longa-metragem "Mr. Cox, O Senhor Optimista" ("The Stars Fell on Henrietta"). O trabalho seguinte seria dirigir o filme "Meia-noite no Jardim do Bem e do Mal" ("Midnight in the Garden of Good and Evil", no ano de 1997. Nesse mesmo ano, dirigiu e estrelou "Poder Absoluto" ("Absolute Power"), um filme de suspense co-estrelado por Gene Hackman, Ed Harris e Dennis Haysbert.

Em 1999, Eastwood trabalhou no filme "Um Crime Real" ("True Crime"). Co-estrelava Isaiah Washington. Apesar de ser um filme de orçamento baixo, obteve grandes receitas de bilheteira


Anos 2000
No início do ano 2000, lançou o filme "Space Cowboys", onde também estrelavam Tommy Lee Jones e Donald Sutherland. Clint fazia o papel de Frank Corvin, um ex-engenheiro da NASA que é chamado para uma última missão: salvar um satélite russo, antes que ele caia na Terra. 

Em 2002, Eastwood interpretou um ex-agente do FBI que perseguia um psicopata no filme "Blood Work - Dívida de Sangue" (" Blood Work"). Em 2003, dirigiu o filme "Mystic River", pelo qual foi nomeado para melhor realizador. Em 2004, Clint estrelou, produziu e dirigiu "Million Dollar Baby - Sonhos Vencidos" ("Million Dollar Baby"). Com este filme, aos 74 anos, foi a pessoa mais idosa a receber o prémio de melhor realizador. No mesmo filme, Eastwood foi também nomeado para melhor actor, mas o prémio foi para Jamie Foxx. 

No ano 2006, dirigiu dois filmes sobre a batalha de Iwo Jima, na Segunda Guerra Mundial. O primeiro foi "Flags of Our Fathers - As Bandeiras dos Nossos Pais", focado no homem que ergueu a bandeira dos Estados Unidos no topo do monte Suribachi. O segundo, "Cartas de Iwo Jima", tratava das tropas japonesas, e das cartas que escreviam às suas famílias. Os dois filmes foram bem recebidos pelos críticos, e foram nomeados ao Óscar, incluindo melhor realizador e melhor filme por "Cartas de Iwo Jima".

Em 2008, Eastwood dirigiu o filme "A Troca" ("Changeling"), que trazia Angelina Jolie no papel principal. No ano seguinte, Eastwood estrelou o filme "Gran Torino". Além de ser o protagonista, Clint também dirigiu e produziu a fita. Foi lançado em Janeiro de 2009, obtendo mais de 30 milhões de dólares na primeira semana de exibição nos Estados Unidos, fazendo de Clint o actor mais velho a conseguir um primeiro lugar nas bilheteiras. O filme ainda arrecadou mais de 245 milhões de dólares até Abril de 2009, tornado-se no filme com maior sucesso comercial da carreira de Eastwood.
Enquanto está dirigindo, Clint evita conversar, e somente usa as palavras "OK", "Ação" e "Corta".


Prêmios e nomeações
Eastwood tem um total de oito nomeações aos óscares. Venceu como melhor realizador e melhor filme em "Unforgiven" e "Million Dollar Baby". As suas outras nomeações foram para "Mystic River" e "Letters from Iwo Jima". Também foi nomeado para melhor actor em "Unforgiven" e "Million Dollar Baby". É a única pessoa a ser nomeada duas vezes para melhor realizador e actor no mesmo filme ("Unforgiven" e "Million Dollar Baby").

É um dos cinco realizadores ainda vivos (juntamente com Ang Lee, Miloš Forman, Oliver Stone e Steven Spielberg) a ter ganho dois óscares para melhor realizador.

Clint dirigiu dois actores, Tim Robbins e Morgan Freeman, que receberam o Óscar de melhor actor secundário em dois anos seguidos: Robbins que ganhou em 2003 por "Mystic River" e Freeman, em 2004, pelo seu papel em "Million Dollar Baby".

Eastwood recebeu inúmeros outros prémios, incluindo prémio America Now TV Award e também Kennedy Center Honors. Em 1994, recebeu o prémio Irving G. Thalberg Memorial pela sua carreira na indústria de cinema.

Em 2006, recebeu uma nomeação ao Grammys, na categoria de melhor trilha sonora, pelo filme "Million Dollar Baby". Recebeu o prémio Valenti da MPAA pelos filmes "Flags of Our Fathers" e "Letters from Iwo Jima" por melhor edição de sons.

A 6 de Dezembro de 2006, o governador da Califórnia, Arnold Schwarzenegger, indicou Clint ao Hall da fama da Califórnia. No início de 2007, Eastwood foi condecorado como cidadão de honra em França. Na época, o presidente francês, Jacques Chirac, disse que Eastwood era "O melhor de Hollywood".

A 22 de Setembro de 2007, Clint Eastwood foi premiado como músico de honra no Berklee College of Music, em Monterey. Após receber o prémio, discursou, e disse: "É uma das maiores honras que já tive".

Em Janeiro de 2009, Eastwood recebeu o prémio de melhor actor por seu papel em "Gran Torino" pela National Board of Review. No dia 29 de Abril de 2009, o governo do Japão anunciou que Eastwood iria receber a Ordem do Sol Nascente.
Em Novembro de 2009, Clint recebeu a Ordem Nacional da Legião de Honra.




Nota: o presente texto é uma adaptação de outros documentos constantes na Wikipedia e na IMDB.


T O P    F I V E   (Recomendado) - como realizador




Imperdoável (1992)*

As Pontes de Madison County (1995)*

Mystic River (2003)

Million Dollar Baby - Sonhos Vencidos (2004)*

Gran Torino (2008)*



* Também actor (em acumulação)

Sem comentários:

Enviar um comentário