quinta-feira, 27 de março de 2014

Hedy Lamarr (1914–2000)





Hedy Lamarr, nome artístico de Hedwig Eva Maria Kiesler, foi uma actriz e "inventora" austríaca radicada nos Estados Unidos da América. A sua mais significativa contribuição tecnológica deu-se durante a Segunda Guerra Mundial, tendo sido a sua co-invenção, juntamente com o compositor George Antheil, de um sistema de comunicações para as Forças Armadas dos Estados Unidos da América que serviu de base para a actual "telefonia celular".

Nasceu em Viena, a 9 de Novembro de 1914, e morreu em Altamonte Springs, Orlando (Flórida), a 19 de Janeiro de 2000).

Lamarr nasceu em Viena, (Áustria), filha de pais judeus. A mãe, Gertrud (nascida Lichtwitz), era uma pianista de Budapeste, vinda de uma família burguesa, e o pai, Lemberg, nascido Emil Kiesler, um director bancário.. Hedy estudou ballet e piano até aos 10 anos de idade.

Quando, mais tarde, trabalhou com Max Reinhardt, em Berlim, foi considerada, por ele, a "mais bela mulher da Europa". Durante a adolescência, fez diversos papéis em filmes alemães, ao lado de actores como Heinz Rühmann e Hans Moser.

No início de 1933, "estrelou" o filme de Gustav Machatý, "Ecstasy", um filme checo feito em Praga, que a deixou famosa por aparecer nua, correndo por entre folhagens, mergulhando num lago e simulando um acto sexual com direito a close-ups do orgasmo. O marido, milionário e ciumento, gastou uma fortuna na tentativa de readquirir e destruir as cópias da película.

Em Agosto de 1933, Hedy casou com Friedrich Mandl, um vienense fabricante de armas 13 anos mais velho, com o qual ficou casada durante 4 anos. Na sua autobiografia, "Ecstasy and Me", Lamarr descreveu Mandl como um homem extremamente controlador, que tentava mantê-la trancada na sua mansão.Hedy acompanhou o marido em diversos jantares com a ascendente elite nazista, com a qual Mandl tinha relações. De acordo com a sua autobiografia, em 1937 persuadiu Mandl a autorizá-la a comparecer a uma festa usando todas as suas jóias, depois drogou-o e, com a ajuda de uma empregada, escapou do país levando consigo as valiosas jóias. Lamarr naturalizou-se norte-americana em 10 de Abril de 1953.

Lamarr tevr uma vida sentimental agitada. Teve um breve relacionamento com o actor alemão Fred Doederlein e, posteriormente, com o actor George Montgomery, em 1942..

No total, Lamarr foi casada seis vezes:

Friedrich Mandl (1900–1977), casamento: (1933–1937). Presidente da Hirtenberger Patronen-Fabrik, uma fábrica de armamentos fundada por seu pai, Alexander Mandl. Mandl, em parte descendente de judeus. No entanto, foi adepto do fascismo e do nazismo.

Gene Markey (1895-1980), roteirista e produtor, com quem foi casada entre 1939–41; adoptaram um filho em 1941, James Lamarr Markey (nascido em 1939).

John Loder (nascido John Muir Lowe, 1898–1988), actor, casados entre 1943–47; tiveram dois filhos: Anthony Loder (nascido em 1947) e Denise Loder (nascida em 1945). Loder adoptou o filho de Hedy, James Lamarr Markey, e deu-lhe o seu sobrenome.

Teddy Stauffer (1909-1991), empresário de clube nocturno, casados entre 1951–52.

W. Howard Lee (1909–1981), um texano do ramo petrolífero, casados entre 1953–60. Em 1960, casou com a actriz Gene Tierney.

Lewis J. Boies (nascido em 1920), um advogado (seu advogado do divórcio), casados entre 1963–65.

Lamarr, inicialmente, esteve em Paris, depois foi para Londres, onde conheceu Louis B. Mayer, trocando seu nome para Hedy Lamarr, em homenagem à estrela do cinema mudo Barbara La Marr que morreu em 1926, de overdose.

Em Hollywood, a sua estreia ocorreu em "Algiers" (1938). Entre muitos filmes em que actuou, destacam-se: "Boom Town" (1940), "White Cargo" (1942), e "Tortilla Flat" (1942), baseado no romance de John Steinbeck. "White Cargo", um dos maiores sucessos de Lamarr na MGM, contém um de seus mais famosos "quote": "I am Tondelayo". 

Em 1941, actuou ao lado de duas outras belas actrizes de Hollywood, Lana Turner e Judy Garland, no musical "Ziegfeld Girl". Hedy fez 18 filmes entre 1940 e 1949, apesar de ter tido dois filhos durante essa época (em 1945 e 1947). Deixou a MGM em 1945.

Lamarr "estrelou" o seu maior sucesso, Dalila, de "Samson and Delilah", filme de Cecil B. DeMille, em 1949, ao lado de Victor Mature. Em seguida, "estrelou" a comédia "My Favorite Spy", ao lado de Bob Hope, em 1951, mas a sua carreira entrou em declínio. Esporadicamente, "estrelou" filmes após 1950, um dos quais como Joana d'Arc no épico de Irwin Allen "The Story of Mankind" (1957).

Mas Lamarr não se limitou a ser actriz. Inventou o sistema que serviu de base para os actuais telemóveis. Durante a Segunda Guerra Mundial, criou um sofisticado aparelho de interferência em rádio para despistar radares nazis e o patenteou em 1940, usando o seu verdadeiro nome, Hedwig Eva Maria Kiesler.

A ideia surgiu ao lado do compositor George Antheil em frente a um piano. "Brincavam" num dueto, ela repetindo noutra escala as notas que ele tocava, experimentando o controle dos instrumentos, inclusive com a música para o Ballet Mecanique, originalmente escrita para o filme abstracto de Fernand Léger, em 1924. Ou seja, duas pessoas podem conversar entre si mudando frequentemente o canal de comunicação. Basta que façam isso simultaneamente.

Juntos, Antheil e Lamarr submeteram a ideia ao Departamento de Guerra norte-americano, que o recusou, em Junho de 1941. Em Agosto de 1942, foi patenteado por Antheil e "Hedy Kiesler Markey". A versão inicial consistia na troca de 88 frequências e era feito para despistar radares, mas a ideia pareceu difícil de realizar na época.

A ideia não foi concretizada até 1962, quando passou a ser utilizada por tropas militares dos EUA em Cuba, quando a patente já expirara; a empresa Sylvania adaptou a invenção. Ficou desconhecida, ainda, até 1997, quando a Electronic Frontier Foundation deu a Lamarr um mais que merecido prémio pela sua contribuição. Em 1998, a "Ottawa wireless technology" desenvolveu Wi-LAN, Inc. "adquirindo 49% da patente de Lamarr" (Eliza Schmidkunz, Inside GNSS); Antheil morrera em 1959.
A ideia do aparelho de frequência de Lamarr e Antheil serviu de base para a moderna tecnologia de comunicação, tal como COFDM usada em conexões de Wi-Fi e CDMA usada em telemóveis.

Patentes similares foram registadas por outros países, tais como a Alemanha, em 1935, em que os engenheiros da Telefunken Paul Kotowski e Kurt Dannehl registaram as patentes em 1939 e 1940.

Considerada a "mãe do telefone celular", Lamarr tinha sido casada com um fabricante de armas alemão, do qual se separou ao notar o envolvimento dele com o nazismo; foi nesta época que notara como era fácil a um terceiro bloquear o sinal contínuo usado para o controle dos mísseis. Apesar de ter patenteado a ideia de uma frequência que fosse variável no percurso entre emissor e receptor, não tendo, no entanto, ganho nenhum dinheiro com isto. Em 1997, recebeu do Governo dos Estados Unidos da América uma menção honrosa "por abrir novos caminhos nas fronteiras da electrónica".

Na década de 1960, já em final de carreira, quando pouco sobrava da sua estonteante beleza, foi detida, por furto, numa loja de departamentos famosa. Lamarr morreu em Altamonte Springs (perto de Orlando), em 19 de Janeiro de 2000. O seu filho levou as suas cinzas para a Áustria espalhando-as na floresta Wienerwald, conforme seu desejo.

Pela sua contribuição para o cinema, Hedy Lamarr tem uma estrela no Passeio da Fama, em 6247 Hollywood Blvd.

Foi inspiração para Walt Disney desenhar a Branca de Neve, "a mais bela", no seu primeiro desenho animado de longa metragem (1937).

Em 2005, o primeiro Dia do inventor na Alemanha foi estipulado, em sua honra, em 9 de Novembro, dia em que faria 92 anos.




Nota: o presente texto é uma adaptação de outros documentos constantes na Wikipedia a e IMDB.


T O P    F I V E   (Recomendado)



Ekstase (1933)

O Fugitivo Desceu à Cidade (1938)

A Mestiça (1942)

Noite na Alma (1944)

Sansão e Dalila (1949)




Sem comentários:

Enviar um comentário